Saba – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Saba (desambiguação).

Saba
Bandeira de {{{nome_pt}}}
Brasão de {{{nome_pt}}}
Brasão de {{{nome_pt}}}
Bandeira de Saba Brasão de armas de Saba
Lema: "Remis Velisque" (Latim)
"Como remos e velas" (Português)
Gentílico: Sabano

Localização de {{{nome_pt}}}
Localização de {{{nome_pt}}}

Capital The Bottom
Cidade mais populosa The Bottom
Língua oficial Neerlandês e inglês[1]
Governo Município especial dos Países Baixos
• Governador Jonathan Johnson
País Países BaixosReino dos Países Baixos 
• Incorporação ao Reino dos Países Baixos 10 de outubro de 2010 
Área  
  • Total 13 km² 
População  
  • Estimativa para 2022 1911 hab. 
 • Densidade 147 hab./km² 
Moeda Dólar dos Estados Unidos (USD)
Fuso horário UTC−4
Cód. Internet .an, .nl
Cód. telef. +599-4

Saba é uma das ilhas e município especial dos Países Baixos localizada nas Pequenas Antilhas, no mar do Caribe.

Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 13 de novembro de 1493. É território neerlandês desde 1640. A partir de 1 de janeiro de 2010, passou a ter o estatuto de município do Reino dos Países Baixos, sendo dissolvido, nesse momento, o território das Antilhas Neerlandesas.

Sua capital é The Bottom. A população da ilha era de 1991 habitantes em 2013, com uma densidade populacional de 118 hab./km². A área da ilha é de 13 km². O ponto mais alto da ilha tem 887 metros, no Mount Scenery, um vulcão ativo, porém a última erupção desse vulcão ocorreu em 1640.

Possui uma rica vegetação densa na maior parte da ilha e grandes paredões rochosos. É local uma grande diversidade botânica tropical. A companhia aérea Winair administra o único aeroporto da ilha, que faz voos diários para as ilhas de São MartinhoSanto Eustáquio e São Cristóvão.

A ilha é servida pelo aeroporto Juancho E. Yrausquin, com uma pista de 400 metros, considerado um dos mais perigosos aeroportos do mundo.[2] Apesar do perigo, nunca houve acidentes no aeroporto, que também comporta um pequeno heliporto.

Na capital da ilha, The Bottom, encontra-se a Saba University School of Medicine, uma universidade de medicina com pouco mais de 180 alunos.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa

Saba está a sudoeste de São Martinho e noroeste de Santo Eustáquio e parte das ilhas de Sotavento e das chamadas ilhas SSS.

A ilha é de origem vulcânica e consiste principalmente do vulcão monte Scenery, que é o pico mais alto dos seus quatro cones vulcânicos, e tem 877 m de altitude, marcando a maior altitude do Reino dos Países Baixos.

Os 13 km² da ilha definem uma forma quase redonda, de 4,5 km de diâmetro. A ilha é limitada por falésias, e praias naturais não existem. A 250 metros ao norte da Saba está uma ilha rochosa desabitada denominada "ilha verde", cheia de plantas tropicais.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Saba tem 1846 habitantes (censo de janeiro de 2014),[3] dos quais cerca de 58% são Católicos Romanos, 14% Anglicanos, 22% pertencem a outras comunidades religiosas.

O inglês é a língua de educação e a língua oficial em conjunto com a língua neerlandesa. Cinco por cento da população fala espanhol e apenas dois por cento tem o neerlandês como primeira língua. Cerca de 1% da população fala o crioulo Papiamento.

Principais cidades[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.