Ilha Tromelin – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ilha Tromelin
Île de Sable
Ilha Tromelin
Ilha Tromelin está localizado em: Oceano Índico
Ilha Tromelin
Coordenadas: 15° 53' S 54° 31' E

Mapa de Tromelin
Geografia física
País  Terras Austrais e Antárticas Francesas ( França)
Localização Oceano Índico
Arquipélago Ilhas Esparsas
Ponto culminante m
Geografia humana
População 0

Imagem de satélite de Tromelin

A ilha Tromelin, por vezes também chamada Île de Sable, é uma pequena ilha francesa no Oceano Índico, localizada a 15º 52' S e 54º 25' E, cerca de 700 km a norte da Reunião, e desabitada. O seu vizinho mais próximo é Madagáscar, a oeste, seguindo-se-lhe as ilhas Cargados Carajos, dependentes da Maurícia, a leste. A ilha faz parte do grupo insular designado por Mascarenhas e está localizada na bacia oceânica das Mascarenhas. A França e a Maurícia têm mantido negociações sobre um possível condomínio em Tromelin. Em 2010, os dois países chegaram a um acordo sobre a gestão conjunta da ilha, sem prejuízo sobre a reivindicação territorial da Maurícia sobre este território insular.

História[editar | editar código-fonte]

Mapa das ilhas Esparsas

Conhecida desde o século XVI, Tromelin nunca teve ocupação efetiva. A 31 de julho de 1761 naufragou na ilha o navio negreiro Utile, carregado de escravos provenientes de Madagáscar a caminho da ilha Maurícia. Parte da tripulação salvou-se e abandonou a ilha numa embarcação construída com os salvados do navio. Transportou apenas os brancos que se salvaram. Os 60 escravos sobreviventes ficaram abandonados na ilha, de onde apenas 15 anos depois, a 29 de novembro de 1776, foram recuperados os 8 sobreviventes. O navio que os recuperou era a corveta Dauphine, do comandante Jacques Marie Boudin de Tromelin de La Nuguy, em honra de quem a ilha foi rebaptizada (antes era simplesmente conhecida por ilha Sable, isto é "Areia").[1]

A ilha foi incorporada a partir de 1814 na possessão francesa da ilha Reunião. De 1960 a 2004 foi administrada pelo prefeito da Reunião (embora sob a tutela do Ministro do Ultramar de França).

A partir de 3 de Janeiro de 2005, a ilha Tromelin, considerada como domínio privado do Estado francês, é administrada, em nome da República Francesa, pelo administrador das Terras Austrais e Antárticas Francesas (TAAF - Terres Australes et Antarctiques Françaises) com sede em Saint Pierre, na Reunião.

Administrativamente a ilha está integrada nas chamadas "Îles Éparses" (Ilhas Esparsas) em conjunto com as ilhas sob administração francesa do Canal de Moçambique (Bassas da Índia, Europa, as Gloriosas e João da Nova).

A sua pequena dimensão (aproximadamente 1,0 km², com um perímetro de praias que se alonga por apenas 3,7 km em torno da ilha) e o solo arenoso nunca permitiram uma efetiva ocupação humana. A altitude máxima é de 7 m acima do nível do mar.

Em 1954 foi construída uma pista de aterragem, não pavimentada, com 1050 m de comprido por 35 m de largura, e instalado equipamento de apoio (farol e radiobaliza).

A ilha é apenas visitada esporadicamente, nela residindo apenas o pessoal técnico de apoio à importante estação meteorológica ali instalada.[2] O seu território é reserva natural, constituindo um santuário para reprodução de aves e tartarugas-verdes. A ilha está considerada como Área Importante para a Preservação de Aves pela BirdLife International.[3]

A França reclama um mar territorial de 12 e uma zona económica exclusiva de 200 milhas náuticas en torno da ilha.

A soberania francesa sobre o território é disputada pela República da Maurícia que considera Tromelin como parte do seu território.

Referências

  1. «Annexe 2. Biographie de Jacques Marie Boudin de Tromelin, seigneur de Lanuguy». CNRS Editions. Consultado em 24 de abril de 2020 
  2. New Scientist. [S.l.]: New Science Publications. 1 de janeiro de 1995 
  3. BirdLife International. «Tromelin». Consultado em 18 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ilha Tromelin