Deserto de Rangipo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Deserto de Rangipo em amarelo escuro
Típico cenário do Rangipo, visto da rodovia que corta o deserto

Deserto de Rangipo é um deserto gelado na Nova Zelândia, localizado no Distrito de Ruapehu próximo ao vulcão Néo-zelandez Plateau, e mais três vulcões ativos, o Monte Tongariro, Monte Ngauruhoe, e o Ruapehu, e ao Oeste da montanhosa Região de Kaimanawa.

O Rangipo recebe anualmente cerca de 1500 a 2500 mm de chuva por ano, mas é denominado um deserto devido a baixa humidade relativa e ventos secos. A vegetação mínima e discreta, e os locais com águas são poucos, encontrados apenas nas regiões dos largos rios, grandes vales e depressões cortam a região.

Grande parte do deserto fica a uma altitude de mais de 600 metros, e uma parte considerável, fica superior a 1 000 metros acima do nível do mar.

O clima é alpino, com cerca de 270 geadas por ano, com nevascas raramente vistas no resto da ilha.

Devido à natureza da terra improdutiva, a região é em grande parte desabitada. A cidade de Waiouru localizada ao sul, abriga um acampamento militar, e grande parte da área, é utilizado para fins de treinamento. Ao norte do deserto está a Tongariro Rangipo Prison uma prisão estilo colônia.

A maioria dos rios da ilha do norte, têm suas nascentes na região do deserto, geralmente em torno das encostas do Monte Ruapehu, a montanha mais alta da ilha norte. Estes, incluem o rio Waikato e o rio Whangae, bem como os principais afluentes do rio Rangitikei e rio Whanganui.

O deserto é atravessado por uma única estrada, conhecida Desert Road, a Rodovia do deserto.

É considerado um dos maiores desertos do mundo[1]

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Cenas do filme O Senhor dos Anéis foram gravados na Nova Zelândia, cenas como o Portão Negro de Mordor foram filmadas no deserto em 2000.

Uma visão panorâmica do deserto mostrando os três picos ativos: Ruapehu, cobertos de neve (à esquerda), Ngauruhoe, cônico (centro) e Tongariro cúpula maior (à direita)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.