Deserto de Gibson – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma paisagem geral do Deserto Gibson
Um 4x4 cruzando o deserto

O Deserto de Gibson é um deserto localizado no centro-oeste da Austrália.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Cobre uma grande área da Austrália Ocidental e ainda é considerado um estado primitivo. Trata-se de cerca de 155.000 km2de área, tornando-se o quinto maior deserto da Austrália.

Situa-se entre o Lago da redenção e o Lago Macdonald ao longo do Trópico de Capricórnio. A biorregião Gibson inclui extensas áreas de planícies onduladas de areia e campo de dunas e rochas, além de montanhas de cascalho e porções significativas com um elevado grau de formações de laterita

Vários lagos de água salgada isoladas ocorrem no centro da região sudoeste.[1]

Grandes áreas do deserto são caracterizadas por terrenos cobertos de cascalho, como foi observado pelos primeiros exploradores australianos, como Giles. Geograficamente, a região do Deserto de Gibson faz parte do planalto central da Austrália Ocidental.

Habitações indígenas[editar | editar código-fonte]

Em grande parte da região, principalmente na sua porção ocidental mais seca, os únicos habitantes humanos da região são índios australianos, muitos dos quais tiveram contato muito limitado com o mundo exterior. Em 1984, devido a uma grave seca, que tinha secado todas as fontes e esgotados os alimentos, um grupo denominado pintupi que habitavam o deserto, saiu da região e rumou para a porção centro-leste do deserto de Gibson (nordeste do Waberton) e fez contato pela primeira vez com a sociedade europeia da Austrália. Acredita-se que talvez tenham sido o último contato da tribo na Austrália.

Na margem leste da região, os centros de população que inclui pessoas de descendência europeia e grupos como os Waberton, Mantamaru e Warakurma.

Referências

  1. «Governo Australiano». Consultado em 14 de maio de 2010. Arquivado do original em 16 de março de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]