Armando Martins – Wikipédia, a enciclopédia livre

Armando José Martins
Informação geral
Nome completo Armando Martins
Nascimento 12 abril de 1953
País
Gênero(s) Rap
Ocupação(ões) DJ
Produtor musical
Instrumento(s) Disc jokey
Período em atividade 1972-presente
Afiliação(ões) Circuit Power

DJ Armando Martins ([onde?], 1970) é um DJ brasileiro, mais conhecido por apresentar na década de 1990 o programa de rádio denominado Projeto Rap Brasil da Rádio Metropolitana. Também é proprietário da marca Circuit Power.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Referências

A história do famoso e popular Armando Martins, que possui suas origens num país muito amigo nosso, Portugal. A enaltecida história de Armando José Martins, isso ai!!! O nome deste DJ e empresário., Bom, começa bem antes do Projeto Rap Brasil que foi ao ar no início dos anos 90 na rádio Metropolitana FM, em São Paulo.

Armando Martins começou de forma humilde e foi ganhando admiradores e ouvintes nos anos 80, quando grandes equipes de som possuíam programas na BANDEIRANTES FM (96,9), ao qual viveu o auge da Black Music neste período, porem Armando venho com seu programa nas tardes de domingo em uma emissora nada conhecida e muito pequena para a época, a Brasil 2000, Emissora que se localizava no Alto da Lapa, bairro nobre da cidade de São Paulo, me lembro muito bem que Armando trazia novidades e músicas não tocadas por outras emissoras, ele não buscava as programações comerciais e que todos faziam na época, tanto que Armando Martins lançou os hits de Emanon, Rita Line, U.T.F.O, Bally Boys, o inigualável som de RSO Crew e muitos outros, a lista é enorme.

De imediato já fez eco nas periferias de Sampa, jogando muitas músicas novas, sorteios e brindes desejáveis.

Mas Armando Martins ainda não estava satisfeito, queria fazer mais pela eclosão musical negra, então partiu para os mega eventos no Palmeiras F.C, casa de grandes e históricos eventos nos anos 70 e 80, mas ao final dos anos 80 eis que surge o evento ao vivo com nada mais, nada menos, que WHODINI !!! Um grupo de Rap no auge dos anos 80 com o hits I'ma Ho.

Assim se deu o start para grandes grupos e cantores da Black Music. Falar nos dias de hoje em ter um show com grupos estrangeiros não é nenhuma novidade, mais para a época que não tínhamos internet, redes sociais, contatos nos EUA e com uma grande dificuldade e diferenças diversas financeiras, no próprio hip hop que até então era chamado apenas de RAP.

Na sequência, Armando Martins passou a fazer parte das grandes equipes de som, desta forma inclusive migrando para a BANDEIRANTES FM com participação na programação de sábados à tarde com a Equipe da CIRCUIT POWER (fundada em 07 de janeiro de 1971) lado a lado com a Chic Show, Zimbabue, Black Mad e uma mistura de equipes no programa Balanço Geral.

A galera da música negra ganhava espaço, diversas casas noturnas por todas as regiões de São Paulo e interior, e a Circuit Power fazia as festas em uma grande parte destas casas, chegando a tocar em mais de 8 casas na mesma noite, para isto precisa ter uma discoteca muito grande, milhares de discos de vinil, tendo em vista que a era digital por meio de MP3 e outras mídias digitais que nem se sonhava em existir, o próprio CD era uma tecnologia inalcançável para as pessoas da periferia e se fazia também uma novidade de ponta, assim o vinil dominava com seus toca discos.

Já na reta final dos anos 80 e início dos anos 90 Armando Martins vem inovando e como um foguete fez uma rádio quase que sem ouvintes se tornar a emissora mais ouvida por jovens de todas as classes e regiões, surge então a Nova FM Record 89,7, com uma programação rica em músicas da Black Music, House, Dance e com lançamento do estilo Hagga Murff, uma mistura de Rap com Reggae, estourando na audiência, várias festas de rua, pedágios da emissora com filas quilométricas de carros para adquirir um simples adesivo e o mais best de todos, o lançamento dos discos de vinil na famosa Galeria da 24 de maio com DJs das casas noturnas e os discos eram jogados para a galera como sorteio e brinde, lotação absoluta ao entorno da 24 de maio e galeria (região central de SP).

Mesmo assim Armando Martins não parou, permaneceu com sua trajetória e começou a dar oportunidades para DJs nada conhecidos, como o Cobra, Zulu, eu mesmo toquei para o Armando e tudo começou com visitas aos estúdios da Metropolitana FM que recebia o nome de METRÔ FM (98,5), foram diversas visitas, um dia ele ao telefone me pediu para soltar uma música e lá fui eu, tocando num par de MK II no estúdio e ao vivo, ele só observou e de lá para frente surge a oportunidade, vamos tocar no Tio San (Z/N de SP). Um sonho realizado, mas durou pouco pra mim, afinal a vida de Dj exigia muito investimento.

Porém Armando Martins fez com que a Rádio Metropolitana transitasse de uma simples emissora com alguns ouvintes para a audiência número 1 de São Paulo, todas as noites durante a semana com Black internacional, na sequência o verdadeiro e primeiro programa de Hip Hop Nacional que foi o PROJETO RAP BRASIL e a presença de Paulo Brow o mito na história da Black Music em informações, e assim na seguindo por uma programação noturna de românticas com o locutor Paulo Rosa no programa São Paulo a Noite.

Partindo assim para as tardes dos finais de semana com muita Black Music e com a locutora e diretora da Rádio Maura Torres que lançava muito samba e Pagode que até então nesta época era muito forte os lançamentos e os eventos.

Desta forma contribuo com alguns momentos deste grande Dj que eu vivi e presenciei nas rádios, uma pena que hoje as rádios e os programas não chegam nem perto do que foi na década de 80, posso afirmar que Armando Martins fez a diferença para esta geração e para o Rap Nacional, dando oportunidade onde todos fechavam as portas, no qual o estilo musical era criticado.

Atualmente Armando Martins continua fazer estremecer o RAP nacional com aplicação da tecnologia atual e voltando com força total na liderança do Podcast Dr. Rap – Projeto Rap Brasil, alcançando seus 30 anos de história viva do Hip Hop Nacional.


Armando José Martins

Nativo de Portugal

Nascido em 12 abril de 1953

Autor: Robson Maziero