Thanos simonattoi – Wikipédia, a enciclopédia livre

Thanos simonattoi
Intervalo temporal: Cretáceo Superior
86–83 Ma
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: Abelisauridae
Clado: Brachyrostra
Gênero: Thanos
Delcourt & Iori, 2020
Espécies:
T. simonattoi
Nome binomial
Thanos simonattoi
Delcourt & Iori, 2020

Thanos é um gênero de dinossauros carnívoros da família dos abelissaurídeos que viveu no Brasil durante o final do período cretáceo superior contendo uma única espécie, o T. simonattoi.[1]

Descoberta[editar | editar código-fonte]

Em 2014, foi relatado na literatura científica que Sérgio Luis Simonatto, com uma equipe do Museu de Paleontologia "Prof. Antônio Celso de Arruda Campos", havia encontrado a frente de um eixo de terópodes próximo a São José do Rio Preto. Vários anos depois, Fabiano Vidoi Iori descobriu a parte traseira da mesma vértebra.

Em 2018, a espécie-tipo Thanos simonattoi foi nomeada e descrita por Rafael Delcourt e Fabiano Vidoi Iori. O nome genérico refere-se ao personagem da Marvel Comics Thanos, inventado por Jim Starlin. O nome do personagem é derivado do grego θάνατος, thanatos, "morte". O nome específico homenageia Simonatto.

O espécime do holótipo, MPMA 08–0016 / 95, foi encontrado em Ibirá na Formação São José do Rio Preto, parte do Grupo Bauru e datado do Santoniano; em 2014, foi datado do Maastrichtiano. Consiste em uma vértebra quase completa fundido com um intercentro axial. O espécime está atualmente alojado no Museu de Paleontologia de Monte Alto, Brasil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As medidas de comprimento de Thanos foram estimadas entre 5,5 e 6,5 metros, e tendo de altura 3 metros,sendo este um terópode de menor porte

Apesar do material estar incompleto, vários recursos que puderam diagnosticar as características de uma nova espécie foram encontradas, como uma quilha vertebral bem desenvolvida tornando-se mais larga e mais profunda posteriormente na superfície ventral; dois pequenos forames laterais separados por uma parede relativamente larga em cada superfície lateral do centro; e fossas spinodiapofisárias pré-amiggapofisárias e profundas bem desenvolvidas. Em vista desses recursos, Thanos pode ter sido mais diferenciado do que outros abelissaurideos na época.

Filogenia[editar | editar código-fonte]

Em sua análise filogenética, Delcourt and Iori (2018) identificaram Thanos como indivíduo de uma grande politomia com outros carnotaurinae | brachyrostra dentro de Abelisauridae. Conseguiram obter então o seguinte cladograma:

Abelisauridae

Chenanisaurus

Pourcieux taxon

"Kryptops"

Rugops

Majungasaurinae

Rajasaurus

Indosaurus

Majungasaurus

Genusaurus

Arcovenator

La Boucharde Taxon

Brachyrostra

Thanos simonattoi

Viavenator

Carnotaurus

Aucasaurus

Abelisaurus

Quilmesaurus

Pycnonemosaurus

Skorpiovenator

Ekrixinatosaurus

Ilokelesia

Xenotarsosaurus

Rahiolisaurus

Dahalokely

Thanos compartilhou apenas duas Sinapomorfia com os brachyrostra. A faceta articular frontal do axis é mais de duas vezes maior do que a faceta articular traseira. A faceta traseira é inclinada para a frente sob um ângulo inferior a 75 °.

Paleoecologia[editar | editar código-fonte]

Thanos compartilhava seu território com um número ainda não descrito de grandes terópodes, que acredita-se ser um Megaraptor do qual uma vértebra (espécime MPMA 08–0003/94) foi encontrado em Ibirá. Implicando que Thanos não era o Superpredador de seu habitat.

Referências

  1. Delcourt, Rafael; Vidoi Iori, Fabiano (2018). «A new Abelisauridae (Dinosauria: Theropoda) from São José do Rio Preto Formation, Upper Cretaceous of Brazil and comments on the Bauru Group fauna». Historical Biology: 1–8. doi:10.1080/08912963.2018.1546700