Pepino II da Aquitânia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pepino II da Aquitânia
Pepino II da Aquitânia
Moeda cunhada em nome de Pepino II, emitido por volta de 845-848..
Rei da Aquitânia
Período 843 ou 845
Antecessor(a) Pepino I da Aquitânia
Sucessor(a) Carlos, a Criança
Dados pessoais
Nascimento Cerca de 823
Morte Não antes de junho de 864
Senlis
Partido Carolíngios
Ocupação Monarca

Pepino da Aquitânia[1] (cerca de 823 – depois de 864), filho de Pepino I da Aquitânia e de Ringarda, filha de Tiberto de Madrie.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Império carolíngio, como resultado da partilha de 843, da qual Pepino II é excluído. O reino da Aquitânia é então disputado por Carlos, o Calvo.

Embora ele tenha sido proclamado rei da Aquitânia pelos grandes do reino à morte de seu pai, que tinha até então este título, em dezembro de 838, ele não é reconhecido pelo seu avô, o imperador Luís, o Piedoso, que já havia concedido a Aquitânia a seu filho, em setembro de 832, numa assembleia realizada em Limoges. Por esta razão, seguiram-se uma série de conflitos entre o tio e seu sobrinho.

Após a morte de seu avô, ele toma partido por Lotário I contra Carlos, o Calvo , mas em 841, eles foram derrotados na batalha de Fontenoy-en-Puisaye. Em 842/843, captura Toulouse e resiste a dois cercos pelos exércitos de Carlos, o Calvo, em 843 e 844[2] , mas é traído por Frédolo, conde de Toulouse e Rouergue. A 5 de junho de 845, ele faz a paz com Carlos, o Calvo, durante uma entrevista em Saint-Benoît-sur-Loire; a maior parte da Aquitânia lhe retorna, enquanto o rei Carlos recebe o Poitou, o Saintonge e Angoumois.

Em 848, tendo sido deposto por seus súbditos, seu tio, o rei Carlos, o Calvo, lhe retira seus Estados e se faz coroar rei da Aquitânia em Sainte-Croix de Orleans. No ano seguinte, seu irmão Carlos de Aquitânia, veio em seu auxílio, e é feito prisioneiro pelo conde de Vivien, abade laico de S. Martinho de Tours e camareiro de Carlos, o Calvo.

Deposto pelo concílio de Soissons em 851, ele foi preso em setembro de 852 pelo duque da Vascônia Sancho que o entrega a Carlos II, o Calvo. Ele é preso no mosteiro de Saint-Médard de Soissons, de onde fugiu, dois anos mais tarde, com seu irmão Charles de Aquitânia[3]. Os dois irmãos fazem a cabeça dos revoltosos Aquitanos contra Carlos, o Calvo[4].Pepino II teria então usado mercenários viquingues para lutar contra o Carlos, o Calvo, mas o filho deste último, Carlos, a Criança, os empurra na vizinhança de Poitiers[5]. Em outubro de 855 e com a concordância dos nobres aquitanos, Charles, o Filho, é eleito e coroado rei da Aquitânia, em Limoges.

A 7 de julho de 856 na assembleia de Quierzy, Carlos, o Calvo, oferece amnistia aos Aquitanos revoltados que abandonam o partido de Pepin II; ele convoca-os a Verberie para 26 de julho mas eles não aparecem, esperando os reforços de Luís o Germânico[6]. Como este, em campanha contra os Eslavos, não intervem, eles reconhecem o novo Carlos, a Criança em detrimento de Pepino II[7]. Os Aquitanos, novamente convocados por Carlos, o Calvo para Neaufles em setembro, recusam-se a comparecer, mas Carlos conseguiu, no entanto, reconciliar-se com eles, no curso dos meses. Pepino II isolado, usa o Normandos para devastar Poitou no ano seguinte. Em março de 864, ele os recruta como mercenários e põe cerco a Toulouse ; o Toulousain, o Rouergue e o Albigeois estão colocados num saco, mas Pepino não pode tomar a cidade, defendida pelo missi de Carlos, o Calvo. Ele se retira e, de seguida, é feito prisioneiro pelo conde Ranulfo de Poitiers. Ele é condenado à morte pela assembleia da Pîtres como um traidor e apóstata, em junho de 864. A sua sentença foi comutada em reclusão pelo rei, e ele é preso em Senlis, onde morreu pouco tempo depois. Carlos, o Calvo reinstala seu filho Carlos, a Criança e após a morte deste coroa seu filho mais velho, Luís, o Gago, o futuro Luís II, rei da Aquitânia, em março de 867.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Généalogie de Pépin IIPredefinição:Souverain- sur le site Medieval Lands.
  2. Claude de Vic, Joseph Vaissete, Alexandre Du Mège, Histoire générale de Languedoc, J.B. Paya, 1840.
  3. Jean-Charles-Léonard Simonde Sismondi, Histoire des Français, Volume 3, Treuttel et Würtz, 1821.
  4. Claude Charles Faurie, Histoire de la Gaule méridionale sous la domination des conquérants germains, Paulin, 1836.
  5. Armand Désiré de La Fontenelle de Vaudoré, J. P. Marcou Dufour Histoire des rois et des ducs d'Aquitaine et des comtes de Poitou Derache, 1842.
  6. Ferdinand Lot, La grande invasion normande de 856-862, Bibliothèque de l'école des chartes, 1908, Volume 69.
  7. Joseph Calmette, La Diplomatie Carolingienne, Slatkine.