Wikipédia:O que é uma wiki – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sobre a Wikipédia
Políticas
Portal comunitário
Decisões da comunidade
Manutenção de conteúdo
Guias de ajuda
FAQ e Glossário

Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa, o que torna bastante prático para a reedição e futuras visitas. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link do fim da página, dependendo do modelo que estiver usando).

Por exemplo, esta frase que agora está lendo foi acrescentada por alguém que a editou. Wiki é, hoje em dia, a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.

Este sítio é um trabalho colaborativo na Web em constante expansão e aprimoramento, com os leitores criando páginas acerca de seus interesses, comentando páginas antigas, propondo páginas novas etc. É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipédia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU (open source).

Uma característica notável das ferramentas Wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim como se faz na Wikipédia e em outros projetos que utilizam Wikis.

Neologismos

Novas palavras e expressões criadas a partir da difusão da ferramenta wiki:

  1. origem: wikiwiki:"extremamente rápido", no idioma havaiano.
  2. verbo wikipediar: ação relacionada ao projeto Wikipédia;
    1. subst. Wikipédia;
    2. adj. wikipedioso, wikipédico; cultura aberta, livre, anarco-democrática.
    3. Ambiente wikipédico: Sítios subordinados ao domínio *.wikipedia.org/* e/ou ambiente social construído pelos colaboradores nos "bastidores" da Wikipédia. Sendo "bastidores" definido por: páginas de discussão e algumas páginas especiais como a Esplanada onde os colaboradores trocam experiências, sugestões e críticas relacionadas ao projeto.
  3. Wikar: acção de inserir material em uma wiki.
  4. Wikificar: Ação de formatar um texto no modo próprio da ferramenta wiki.
  5. Wikipedistas: Quem colabora ativamente editando e/ou criando artigos. ver artigo principal: Wikipedistas.

Ver também

Ver também a categoria: Wikis