Mitla – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cavernas Pré-históricas de Yagul e Mitla no Vale Central de Oaxaca 

Ruínas de Mitla

Tipo Cultural
Critérios iii
Referência 1352
Região América
Países  México
Histórico de inscrição
Inscrição 2010

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

Mitla é uma localidade do estado de Oaxaca, México, famosa pelas suas construções pré-colombianas. Situa-se a cerca de quarenta quilômetros de Oaxaca de Juárez. À chegada dos conquistadores espanhóis, Mitla era o centro habitado mais importante de Oaxaca.

A Mitla actual[editar | editar código-fonte]

O nome oficial da localidade é San Pablo Villa de Mitla. No censo de 1990 tinha pouco mais de sete mil habitantes. A maior parte das construções pré-colombianas situa-se na parte norte da localidade. Tem um grande mercado ao ar-livre e um pequeno museu.

Mitla pré-colombiana[editar | editar código-fonte]

As evidências arqueológicas mostram a ocupação do local em 500 a.C., no entanto a construção mais antiga data de cerca do ano 200. Parte da Mitla actual foi construída sobre a Mitla pré-colombiana, da qual permanecem cinco grupos distintos, sendo os dois principais o Grupo das Colunas e o Grupo da Igreja, denominado assim por encontrar-se no edifício da atual igreja. Ambos possuem uma arquitetura similar, composta por pátios rodeados de aposentos.

Sob os edifícios se encontraram muitas tumbas. São notáveis a decoração com motivos geométricos feitos com mosaicos de pedra, bem como as pinturas que decoram os dintéis com fundos e desenhos de cor vermelha dos edifícios do chamado Grupo da Igreja.

Como forma de diminuir a competição das crenças locais com o esforço de catolicização levado a cabo pelos espanhóis, estes construiram uma igreja sobre um antigo templo.

Essa cidade cerimonial é de origem Zapoteca, mas quando teve lugar a conquista espanhola, nas primeiras décadas do século XVI, se encontrava sob domínio Mixteco. Adquiriu sua importância máxima em 1300.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mitla