Primeiros mosteiros do século XVI nas encostas do Popocatépetl – Wikipédia, a enciclopédia livre

Primeiros mosteiros do século xvi nas encostas do Popocatépetl 

Portal do Convento Franciscano de Huejotzingo

Tipo cultural
Critérios (ii)(iv)
Referência 702 en fr es
País México
Histórico de inscrição
Inscrição 1994

Nome usado na lista do Património Mundial

Os primeiros mosteiros do século XVI nas encostas do Popocatépetl são um conjunto de catorze mosteiros construídos nos declives do Popocatépetl, a sudeste da Cidade do México. Perfeitamente preservados, eles representam o modelo arquitectónico seguido pelos primeiros missionários - os franciscanos, dominicanos e agostinianos - que apresentaram o cristianismo às populações nativas no começo do século XVI. Em 1994 a UNESCO declarou o sítio Património Mundial, pela sua importância histórica, construção original e linhas majestosas.

Existem diversos mosteiros erguidos no século XVI na região do vulcão Popocatépetl, no México. Os autores de tais fundações foram religiosos das ordens Franciscana, Dominicana e Agostiniana, sendo uma influência central na cristianização de grande população em largo entorno. Localizam-se em Atlatlauhcan, Cuernavaca, Hueyapan, Tetela del Volcán, Yautepec, Ocuituco, Tepoztlán, Tlayacapan, Totolapan, Yecapixtla e Zacualpan de Amilpas, no estado de Morelos; e em Calpan, Huexotzingo e Tochimilco no estado de Puebla; todas estas localidades estão nas vizinhanças do vulcão.

Convento dominicano de Tepoztlán[editar | editar código-fonte]

Tepoztlán é um pitoresco vilarejo do estado de Morelos. Fundado pelos espanhóis em 1521, poucos anos depois os missionários dominicanos chegaram para evangelizar os índios. O antigo convento hoje é um museu. Foi erguido entre 1559 e 1580, com a igreja sendo finalizada em 1588. Seu estilo assemelha a uma fortaleza, e o interior ainda guarda seus afrescos originais. A fachada é em estilo plateresco com torres laterais apoiadas por contrafortes. O frontispício mostra diversos símbolos da religião: a Virgem Maria, o Menino Jesus, anjos e os santos Domingos e Catarina de Siena. O interior tem nave única e uma capela-mor absidal com cúpula de nervuras ogivais.

Convento franciscano e catedral de Cuernavaca[editar | editar código-fonte]

Cuernavaca é a capital do estado de Morelos, e sua catedral é o monumento que faz parte deste grupo. Sua construção começou em 1533 para servir ao convento anexo. Uma capela menor, datada de 1536-1538, também adjacente, mostra traços góticos. A capela da Ordem Terceira dos franciscanos é já barroca e possui bela obra de talha no altar-mor.

Convento agostinho de Atlatlauhcan[editar | editar código-fonte]

Atlatlauhcan está igualmente no estado de Morelos, e seu convento agostinho foi construído entre 1570 e 1600. A igreja é precedida por um grande átrio e duas capelas. Uma outra capela próxima tem um pórtico decorado com caixotões e afrescos.

Convento agostinho e franciscano de Yecapixtla[editar | editar código-fonte]

Erguido inicialmente pelos franciscanos em 1525 como uma capela modesta, o complexo foi muito ampliado pelo agostinho Jorge de Ávila. A fachada da igreja é sóbria e bela, sua decoração inclui estatuária e motivos florais. Há uma rosácea gótica sobre a entrada, e um relevo mostrando a estigmatização de São Francisco de Assis. A cúpula também é gótica e o claustro tem uma imponente colunata.

Convento franciscano de Huejotzingo[editar | editar código-fonte]

Huejotzingo pertence ao estado de Puebla, e seu convento franciscano foi erguido possivelmente entre 1529 e 1570. O convento tem um átrio com um cruzeiro no centro e pequenos nichos com estatuária e brasões em relevo.

A igreja tem uma fachada sóbria e tem aspecto de fortaleza. Possui uma só nave com um teto em abóbada de nervuras, e o retábulo principal tem grandes proporções e esplêndida talha plateresca, adornado com esculturas e pinturas do flamengo Simon Pereyns. Ainda se preservam fragmentos das pinturas murais em grisaille e existem símbolos mudejares em relevo. Também são notáveis o órgão entalhado e o púlpito do século XVII.

O convento possui uma entrada com arcos, que conduzem a um átrio, à capela da Trindade e ao claustro, onde ainda se observam murais e algumas celas guardam sua decoração original.

Convento franciscano de Calpan[editar | editar código-fonte]

O convento de Calpan, em Puebla, foi fundado em 1548, e sua arquitetura mostra um átrio com tripla arcada, uma fonte e pequenas capelas decoradas com motivos florais e geométricos, e baixos-relevos com cenas da Anunciação, do Juízo Final e monogramas. A fachada da igreja tem esculturas decorativas.

Convento franciscano de Tochimilco[editar | editar código-fonte]

Também em Puebla, o convento foi levantado no século XVI, com uma igreja em estilo renascentista.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre os Primeiros mosteiros do século XVI nas encostas do Popocatépetl