José Avillez – Wikipédia, a enciclopédia livre

José Avillez
Nascimento 24 de outubro de 1979
Lisboa
Cidadania Portugal
Ocupação chef
Página oficial
https://www.joseavillez.pt

José de Avillez Burnay Ereira (Lisboa, 24 de outubro de 1979) mais conhecido por José Avillez, é um conceituado chef de cozinha e empresário português[1]. No início de 2012, José Avillez assumiu o comando do restaurante Belcanto (estabelecido em 1958) e renovou-o totalmente; em menos de um ano após a sua reabertura, foi distinguido com uma estrela Michelin. Já em 2014, o Belcanto recebeu a sua segunda estrela Michelin e, em 2019, foi considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo[2] pela The World's 50 Best Restaurants. Atualmente, tem vários restaurantes em Portugal, em Lisboa e no Porto, e também no Dubai. O seu tipo de cozinha, contemporânea e de essência portuguesa,[3] já lhe valeu diversas distinções nacionais e internacionais, tais como o Grand Prix de l'Art de la Cuisine que lhe foi atribuído pela Académie Internationale de la Gastronomie.

Família[editar | editar código-fonte]

Filho de José Burnay Nunes Ereira (Cascais, 7 de novembro de 1950), trineto do 1.º Conde de Burnay, e de sua mulher, D. Maria de Fátima de Miranda de Avillez (Cascais, 13 de outubro de 1952), trineta do 1.° Visconde do Reguengo e 1.° Conde de Avillez, e do 8.º Conde das Galveias, e irmão de Teresa de Avillez Burnay Ereira (Lisboa, 2 de abril de 1978).[4] É casado (2 de maio de 2015) com Sofia de Mello e Castro Ulrich (2 de maio de 1975), filha de Fernando Ulrich.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Licenciou-se em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, com uma tese dedicada ao estudo da identidade e da imagem da gastronomia portuguesa avaliada em 16 valores.[5] Iniciou a sua carreira no restaurante Fortaleza do Guincho, em Cascais. Trabalhou com José Bento dos Santos, na Quinta do Monte d'Oiro e privou profissionalmente em sessões de estudo com Maria de Lourdes Modesto.

Entre viagens de estágio e de trabalho, passou pelas cozinhas dos grandes mestres mundiais, como por exemplo Alain Ducasse, Éric Fréchon e Ferran Adrià.

Em 2005, na sequência do trabalho realizado e de um jantar de apresentação que preparou no Hotel Bristol em Paris, recebeu o prémio "Chef d'Avenir", atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia, composta por representantes de mais de 40 países de todo o mundo.

No segundo semestre desse ano, integrou a equipa do restaurante El Bulli em Roses, Barcelona, para um estágio profissional.

Foi chef executivo do Restaurante Tavares de 2008 a 2011, onde, em 2009, foi reconhecido pela primeira vez com uma estrela do Guia Michelin.

Restaurantes[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2011 abriu o restaurante Cantinho do Avillez, no Chiado, em Lisboa.

Em Janeiro de 2012 assumiu o comando do restaurante Belcanto, que apresenta uma alta-cozinha portuguesa. Nesse mesmo ano, acompanhou Anthony Bourdain na sua vinda a Lisboa para filmar o programa «No Reservations».[6]

Em Março de 2013 abriu o restaurante Pizzaria Lisboa. Em Setembro desse ano inaugurou o Café Lisboa, situado no Largo de São Carlos.

Em Março de 2014 abriu o bar e restaurante Mini Bar, no Teatro de São Luiz, em Lisboa. Em Setembro do mesmo ano inaugurou o Cantinho do Avillez no Porto.

Em Agosto de 2016 inaugurou o Bairro do Avillez, no Chiado, composto por diferentes conceitos: Mercearia, Taberna e Páteo.

Em Março de 2017 inaugurou o Beco – Cabaret Gourmet, inserido no Bairro do Avillez, no Chiado, com o conceito de jantar-espectáculo.

Em Julho de 2017 abriu a Cantina Peruana, no Bairro do Avillez, com a cozinha peruana do seu amigo e chef peruano de renome internacional Diego Muñoz. Fechou em 2020.

Em Dezembro de 2017, aceitando o desafio do El Corte Inglés Lisboa, abriu a Tasca Chic com sabores portugueses, o Jacaré, um carnívoro vegetariano, e o Barra Cascabel, um espaço com sabores mexicanos que resulta de uma parceria com o chef mexicano Roberto Ruiz.

Em Maio de 2018, na celebração dos 20 anos da Expo '98, abriu o Cantinho do Avillez no Parque das Nações.

Em Julho de 2018 abriu o Mini Bar na cidade do Porto, que fechou em 2020.

Em Setembro de 2018 a Cantina Peruana mudou-se do Bairro do Avillez para a rua de São Paulo e fechou em 2020.

Em Março de 2019 abriu o restaurante luso-asiático Rei da China, inspirado na comida de rua asiática, no Chiado, em Lisboa, e em parceria com o chef argentino Estanislao Carenzo, perito em gastronomia asiática. Fechou em 2020.

Ainda em Março de 2019 inaugurou o seu primeiro projecto de restauração internacional, a Tasca, no hotel de 5 estrelas Mandarin Oriental Jumeira, no Dubai.

Em Maio de 2019 o Cantinho do Avillez chegou a Cascais, depois do sucesso no Chiado, Parque das Nações e Porto.

Em Janeiro de 2020, em co-autoria com Ana Moura e António Zambujo, abriu o restaurante Canto, que oferece um menu inspirado na cozinha portuguesa seguido de uma actuação musical[7].

Em Maio de 2020, e devido aos efeitos da pandemia Covid-19 no sector da restauração e do turismo, José Avillez reorganiza os seus restaurantes: encerra definitivamente alguns e adapta os que mantém abertos à nova realidade nacional e internacional. Belcanto, Bairro do Avillez - com a Taberna, o Páteo, o Mini Bar e a Pizzaria Lisboa – Cantinho do Avillez em Lisboa, Cascais, Parque das Nações e Porto e os três restaurantes situados no Gourmet Experience do El Corte Inglés de Lisboa – Tasca Chic, Jacaré e Barra Cascabel - voltam a abrir as suas portas. Encerram o Beco, Café Lisboa, Cantina Peruana, Canto, Rei da China e Casa dos Prazeres; no Porto, encerra o Mini Bar.

Em Março de 2022, inaugura o Encanto, em Lisboa.

Em Abril de 2023, dá, finalmente, assinatura ao restaurante Mesa, em Macau, na China, depois de o restaurante ter aberto anos antes, mas por impossibilidade devido à pandemia de Covid-19, nunca chegou a estar presente na sua inauguração[8].

Distinções[editar | editar código-fonte]

2021

  • José Avillez fica em 44º lugar na prestigiada lista “The Best Chef Awards”.
  • O Belcanto é considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo pela prestigiada “The World’s 50 Best Restaurants”, ocupando a 42ª posição.

2020

  • José Avillez fica em 70º lugar na prestigiada lista “The Best Chef Awards”.

2019

  • O Belcanto é eleito o 42º melhor restaurante do mundo pela "The World's 50 Best Restaurants".

2018

2017

  • O restaurante Belcanto passa a ocupar a 85ª posição na lista "The World's 50 Best Restaurants" organizada pela revista Restaurant. [2]
  • O Belcanto é distinguido com o "Garfo de Ouro" pelo guia Boa Cama, Boa Mesa do jornal Expresso.

2016

  • O restaurante Belcanto recebe o prémio "Melhor Restaurante Internacional" da Condé Nast Traveler International.[11]
  • O guia Boa Cama, Boa Mesa, publicado pelo jornal Expresso, atribui ao Belcanto o "Garfo de Ouro".[12]
  • José Avillez recebe dois prémios do blogue gastronómico Mesa Marcada: "Chef do Ano 2015" e "Restaurante do Ano 2015", atribuídos ao Belcanto.[13]
  • O Belcanto é distinguido com o prémio "Restaurante Gastronómico 2015", atribuído pela revista WINE – A Essência do Vinho.[14]

2015

  • O Belcanto é incluído na lista "The World’s 50 Best Restaurants", organizada pela revista Restaurant, ficando na 91.ª posição.[15]
  • O "Guia Repsol 2015" distingue o Belcanto com três sóis Repsol, e o Mini Bar e o Cantinho do Avillez (Lisboa e Porto) com um sol Repsol.
  • José Avillez foi distinguido com o prémio "Gastronomia David Lopes Ramos 2014" pela Revista de Vinhos.[16]
  • Distinguido com o prémio "Chef de Cozinha do Ano" pela revista WINE – A Essência do Vinho.[17]
  • O Belcanto é distinguido com o "Garfo de Ouro" pelo guia Boa Cama, Boa Mesa, publicado pelo jornal Expresso.[18]

2014

  • O Belcanto é distinguido com duas estrelas Michelin.[19]
  • O Belcanto é distinguido com o "Garfo de Ouro" pelo guia Boa Cama, Boa Mesa, publicado pelo jornal Expresso.[20]
  • Recebe dois prémios do prestigiado blogue gastronómico Mesa Marcada: "Chef do Ano 2013" e "Restaurante do Ano 2013", atribuídos ao Belcanto.[21]

2013

  • É distinguido com o prémio "Chef do Ano" pelo guia Boa Cama, Boa Mesa, publicado pelo jornal Expresso.[22]
  • O Belcanto é distinguido com a mais alta distinção atribuída aos restaurantes, o "Garfo de Platina", pelo guia Boa Cama, Boa Mesa, publicado pelo jornal Expresso.[23]
  • O Belcanto é nomeado para a primeira lista anual "Foodie Top 100 Restaurants: Europe, UK & Asia Pacific".[24]
  • O Belcanto é distinguido com três sóis Repsol pelo Guia Repsol 2014.[25]

2012

  • O Belcanto é distinguido com uma estrela Michelin.[26]

Televisão, Rádio e Imprensa[editar | editar código-fonte]

Em 2016, spresentou o programa Combinações ImProváveis, no canal SIC Mulher,[27] e, antes disso, foi apresentador de três temporadas do programa JA ao Lume, também no canal SIC Mulher.[28]

Entre 2014 e 2016 apresentou um programa nas "Manhãs da Rádio Comercial" intitulado "O Chef Sou Eu",[29] em que sugeria receitas, partilhava dicas de cozinha e conversava sobre curiosidades gastronómicas.

É convidado frequente, como entrevistado e comentador, em programas de televisão e rádio, e é autor de uma receita semanal na Revista E do semanário Expresso.

Em 2019 é um dos mestres no programa da TV Globo - Brasil - Mestre do Sabor[30].

Em 2020, participou novamente como jurado na competição gastronómica da TV Globo, - Mestre do Sabor[30], desta vez parcialmente até Maio de 2020).

Livros[editar | editar código-fonte]

Em 2006 José Avillez lançou o seu primeiro livro, Um Chef em Sua Casa, tendo sido, nesse ano, um dos livros de cozinha mais vendidos em Portugal, com mais de 15 mil exemplares, e também lançado no Brasil.

Em 2011 publicou Petiscar Com Estilo, um livro trilingue que reúne receitas dos petiscos típicos de Portugal. Nesse mesmo ano, participa no livro A Boy After the Sea 2, de Kevin Snook, juntamente com Heston Blumenthal, Thomas Keller e Daniel Boulud.[31]

Em 2013 José Avillez regressa à escrita com Cantinho do Avillez - As Receitas, um livro bilingue que dá a conhecer algumas das receitas de sucesso do seu restaurante com o mesmo nome.[32]

Em 2015, numa iniciativa conjunta com o semanário Expresso, publicou o livro Receitas Leves.[33]

Em 2016 publicou o livro Combinações ImProváveis, edição bilingue, que reúne as melhores receitas do programa de televisão com o mesmo título.[34]

Além dos livros publicados em nome próprio, participou ainda em diversas publicações, como o livro COCO, organizado pelo chef Ferran Adrià ou Where Chef's Eat, da autoria do crítico gastronómico Joe Warwick.

Referências

  1. «"A Visit to the Kitchen of Star Portuguese Chef José Avillez"». Wall Street Journal 
  2. TheWorld's50Best, TheWorld's50Best (26 de maio de 2019). «"BELCANTO"». "The World's 50 Best Restaurants". Consultado em 6 de fevereiro de 2020 
  3. «José Avillez define sua cozinha como criativa, mas com essência portuguesa». gshow.globo.com 
  4. "Livro Genealógico das Famílias desta Cidade de Portalegre de Manuel da Costa Juzarte de Brito", Nuno Gonçalo Pereira Borrego e Gonçalo Manuel de Melo Gonçalves Guimarães, 1.ª Edição, Lisboa, 2002, p. 108
  5. «"José Avillez há 12 anos"» 
  6. «No Reservations in Lisbon». Travel Channel 
  7. Prado Coelho, Alexandra (22 de janeiro de 2020). «No novo Canto de Avillez, Ana Moura e Zambujo são os chefes da música». "Público". Consultado em 6 de fevereiro de 2020 
  8. Lobo Pinheiro, Gonçalo (26 de abril de 2023). «"A cozinha chinesa é um mundo"». "Ponto Final". Consultado em 28 de abril de 2023 
  9. http://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/boa-vida/2018-03-27-Em-ano-de-mudanca-Jose-Avillez-e-o-grande-vencedor-dos-premios-Boa-Cama-Boa-Mesa
  10. http://pt.euronews.com/2018/02/06/-chef-portugues-jose-avillez-eleito-o-melhor-cozinheiro-do-mundo
  11. «Belcanto eleito o melhor restaurante internacional». tvi24 
  12. «Guia Boa Cama Boa Mesa: Penha Longa Resort e Feitoria vencem em 2016». Jornal Expresso 
  13. «José Avillez e Restaurante Belcanto vencem prémio». VerPortugal 
  14. «Wine divulga os melhores do ano» 
  15. «Belcanto, de José Avillez, considerado um dos 100 melhores restaurantes do mundo». Observador 
  16. Público. «Avillez distinguido com o Prémio de Gastronomia David Lopes Ramos» 
  17. «José Avillez é o chefe do ano para a revista "Wine"». Jornal Expresso 
  18. «Boa Cama Boa Mesa. Restaurante São Gabriel e Vila Vita Parc Hotel vencem em 2015». Jornal Expresso 
  19. «Guia Michelin 2015: Belcanto ganha a 2ª estrela, S. Gabriel recupera a perdida e Pedro Lemos estreia-se a ganhar». mesamarcada.blogs.sapo.pt 
  20. «Restaurante Fortaleza do Guincho e hotel Conrad Algarve vencem 'Boa Cama Boa Mesa' 2014». Jornal Expresso 
  21. «Mesa Marcada elegeu os melhores da gastronomia». Arquivado do original em 28 de novembro de 2016 
  22. «Mesa Marcada - Os 10 Preferidos de 2012: Restaurantes | Chefes| Vinhos | Enólogos». mesamarcada.blogs.sapo.pt 
  23. «Restaurante Belcanto: Conheça o Garfo de Platina 2013». Boa Cama Boa Mesa 
  24. «Belcanto na Foodie Top 100 Restaurants | Marketeer». marketeer.pt 
  25. SOL, Jornal. «Quatro restaurantes portugueses reconhecidos no Guia Repsol 2014». Semanario SOL 
  26. Público. «Belcanto de José Avillez recebe primeira estrela Michelin, Tavares e Arcadas da Capela despromovidos». Life&Style 
  27. «COMBINAÇÕES imPROVÁVEIS». SIC 
  28. «JA ao Lume». SIC 
  29. «O Chef Sou Eu – Rádio Comercial». radiocomercial.iol.pt. Arquivado do original em 11 de agosto de 2015 
  30. a b Mesquita, Maria João (10 de setembro de 2019). «Avillez vai ser Mestre do Sabor na Globo». "Público". Consultado em 6 de fevereiro de 2020 
  31. «José Avillez participa em livro solidário com chefs internacionais». Semanário Expresso 
  32. «José Avillez: Livro Inspirado na Cozinha Tradicional Portuguesa». Revista Caras 
  33. ««Chef» José Avillez Apresenta Novo Desafio Profissional Junto da Mulher e dos Filhos». Revista Caras 
  34. «Combinações Improváveis - A Esfera dos Livros». www.esferadoslivros.pt. Arquivado do original em 13 de agosto de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]