Ana Moura – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Ana Moura (Timóteo).
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura, 2021
Informação geral
Nome completo Ana Cláudia Moura Pereira
Nascimento 17 de setembro de 1979 (44 anos)
Local de nascimento Santarém, Portugal
Nacionalidade Luso-angolana
Género(s) Fado, adult contemporary, worldbeat
Instrumento(s) Vocal
Página oficial www.anamoura.pt

Ana Moura ComIH (Santarém, Portugal, 17 de setembro de 1979[1]), é uma cantora luso-angolana. O site All Music considera que Ana Moura é a fadista mais bem-sucedida a iniciar carreira no século XXI. A artista já vendeu mais de um milhão de discos no mundo todo, sendo uma das recordistas de vendas de discos em Portugal.[2]

De seu nome completo: Ana Cláudia Moura Pereira, é natural de Coruche, mas, como esta vila não dispunha de maternidade, foi nascer na capital do distrito, ou seja, Santarém.[3]

Houve um momento particular, na noite de 18 de Julho de 2010, em que a arte de Ana Moura alcançou um patamar singular, relevante no panorama global, porque é essa a sua real dimensão. Chamada por Prince para um encore mágico na sua apresentação no festival Super Bock Super Rock, a cantora, com a sua presença e com toda a sabedoria já contida na garganta, silenciou até às lágrimas uma plateia de dezenas de milhares de pessoas. A sua voz entregou-se a “A Sós Com A Noite” e a “Vou Dar de Beber à Dor”. Nesse momento, Ana Moura provou ter algo de tão singular quanto universal: uma capacidade de interpretação que ultrapassa códigos de género, que se sobrepõe a línguas, que parece prenunciar uma nova cultura. Quando subiu ao palco com Prince, Ana já tinha uma bagagem, uma carreira, e uma vida inteira de imersão nessa força – a da música -, que sempre a puxou. A sua relação com a música começou antes de ter entrado num estúdio: quando sentiu os sons que se desprendiam do gira-discos de sua casa, que tocava os discos de Fausto e Ruy Mingas, de José Afonso ou Bonga.

Com raízes familiares em Angola uma vez que é filha de mãe angolana e pai português, talvez haja até algum eco distante, carregado pela sua herança genética, que ainda antes desse momento já a empurrasse para o que é hoje. Mas houve um percurso: começou por aprender com a voz dos pais, que cantavam sempre que podiam e, ainda menina, ao mesmo tempo que aprendia a ler, já cantava fados com o mesmo empenho e inocência com que dançava sembas ou kizombas.

Em concerto, Varsóvia, 2009

A adolescência levou-a para mais perto de Lisboa, para Carcavelos, onde se matriculou no liceu e na Academia dos Amadores de Música, experimentando usar a sua voz noutros contextos, talvez não condizentes com o seu âmago, mas certamente mais em sintonia com o que outros rapazes e raparigas da sua idade escutavam, tocavam, cantavam ou dançavam. Ainda assim, um “Povo que Lavas no Rio”, que começou por ser de Amália, mas haveria de ser também reclamado por António Variações, também merecia a sua atenção, encaixado entre as versões dos êxitos que se esperaria ouvir reinterpretados por jovens de 15 ou 16 anos.

Ao aprendizado familiar, fundo e variado e à experiência escolar e académica diferente, mas também importante, Ana não demoraria a somar outro caminho que se revelaria importante para a sua formação artística. Num bar em Carcavelos, numa noite de cantorias, arrisca um fado sem saber que está presente o guitarrista António Parreira , que imediatamente lhe reconhece a força indómita e a originalidade da postura. Começa aí o seu percurso pelas casas de fados, que culmina com Maria da Fé a render-se e a convidá-la para se apresentar regularmente na sua casa, o mítico Senhor Vinho.

Pode dizer-se que a partir daí os dados estavam lançados: Miguel Esteves Cardoso , prestigiado jornalista que nunca escondeu uma desmedida paixão por Amália Rodrigues, reconheceu em Ana o mesmo fulgor e dedicou-lhe inflamadas palavras que tiveram efeitos imediatos, trazendo-lhe a atenção de editoras. A Universal propôs-lhe ingresso no seu catálogo e a primeira manifestação dessa aliança foi “Guarda-me a Vida na Mão”, com Jorge Fernando, outro “amaliano” de gema, a assumir a produção e a assinatura de boa parte dos temas.

Com uma visão já muito mais vasta do que a que o fado por si só poderia conter, Ana Moura acercou-se do flamenco e das tradições ciganas, trazendo para a sua beira Pedro Jóia e os Ciganos d’Ouro e vincou claramente que não lhe interessava o dogma nem as ideias guardadas em redomas.

Ana Moura em concerto, em 2013

À estreia, sucederam os álbuns Aconteceu e Para Além da Saudade, que lhe permitiram somar sucesso em cima de sucesso e expandir o mapa das suas apresentações, ganhando mundo para a sua voz. Ana Moura chegou ao conhecimento do grande público, o álbum alcançou a tripla platina, por vendas superiores a 45 mil unidades, levando a cantora a permanecer 120 semanas no Top 30 de Portugal. Com o mesmo disco recebeu uma nomeação para os Globos de Ouro, na categoria musical de Melhor Intérprete Individual, que acabou por perder para Jorge Palma.

Das melhores casas de fados de Lisboa transitou para o Carnegie Hall, em Nova Iorque, e daí para o Rolling Stones Project, aventura liderada pelo saxofonista da mítica banda britânica, Tim Ries, que cruzava o cancioneiro eternizado na voz de Mick Jagger com intérpretes selecionados de várias partes do mundo. Como Ana Moura, que a esse projecto ofereceu as suas versões de “Brown Sugar” e “No Expectations”. Numa passagem do grupo de “Satisfaction” pelo Estádio Alvalade XXI, Ana Moura sobe ao palco e interpreta, com Mick Jagger e companhia, “No Expectations” superando, obviamente, as expectativas de toda a gente. Logo aí ficou o sinal de que Ana estava numa divisão à parte. Tão à parte, que nesse álbum, além de um tema composto especialmente para si por Tim Ries, “Velho Anjo”, figurava ainda uma rara colaboração de uma daquelas vozes que escutava em casa em criança, Fausto, que lhe ofereceu “E Viemos Nascidos do Mar”. Outras contribuições chegaram de Amélia Muge, que escreveu “O Fado da Procura”, do espanhol Patxi Andion, que com ela cantou “Vaga, no azul amplo solta”. Nesse trabalho consta também “Os Búzios” de Jorge Fernando, um dos primeiros grandes sucessos da artista que não tardaria a ter aos seus pés o Coliseu dos Recreios e a arrecadar o prestigiado Prémio Amália Rodrigues.

Várias semanas no topo das tabelas de vendas traduziram uma empatia muito especial com o público, que nela encontrou um claro símbolo. Depois, veio o álbum Leva-me aos Fados, em que contava, uma vez mais, com peças escritas por Jorge Fernando ou Amélia Muge, mas também José Mário Branco, um disco que repetiu e até ampliou o sucesso.[4] O mundo continuava a ir ter com Ana Moura: Prince voou propositadamente para Paris para a ouvir, e conhecer, e desse encontro resultou o tal momento especial de 2010.

Ana Moura transformou-se como artista, assumindo as diferentes peles e culturas que nela sempre correram. Pouco depois desse encontro com Prince, houve outro, no Rio de Janeiro, com Gilberto Gil, com quem deu voz ao “Fado Tropical”, de Chico Buarque.

Uma das fotos do álbum Desfado

Talvez Desfado, o seu enorme sucesso de 2012, contenha no título outro bom rótulo, afirmando-a como alguém que, sendo capaz de desmontar uma linguagem, é igualmente capaz de inventar algo de absolutamente novo. Este teve uma grande longevidade nos top nacionais de álbuns e deu a Ana Moura a sua canção mais bem-sucedida até então: a homónimo "Desfado".

A 27 de janeiro de 2015, foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique. Mais tarde, nesse mesmo ano, lançou Moura, aquele que é ainda o seu mais recente registo de longa duração e que lhe deu o êxito nas rádios e plataformas de streaming: "Dia de Folga", canção com letra e música de Jorge Cruz e pela qual a intérprete recebeu ainda um Globo de Ouro na categoria de Melhor Música. Continuou a cruzar mundo, encheu as mais prestigiadas salas globais, cruzou-se com gigantes, somando às suas experiências com Prince, Rolling Stones ou Gilberto Gil encontros com Caetano Veloso ou Herbie Hancock.

Em 2016, em Nova Iorque, uma vez mais no Carnegie Hall, Ana cantou o tema angolano “Birin Birin”, dedicando-o à memória de Prince, falecido alguns dias antes desse concerto. Essa emotiva homenagem levou o famoso crítico Ben Ratliff a escrever sobre a sua voz: “Ela tem um forte e claro alcance de notas nos pontos mais altos da sua voz de contralto, em que se apoia fortemente, com efeitos poderosos”.

Mais tarde, e contando com produção de Branko (ex-Buraka Som Sistema), participou ao lado de Bonga, outro dos ecos da sua infância, numa antologia de homenagem a Amália, com uma inventiva versão de “Valentim”. “Ela tem uma presença e uma voz tremendas”, garantiu, em 2016, o The Guardian.

Depois de "se atirar" ao fado, ao funk, à soul, ao flamenco, ao rock, ao jazz e o samba ao futuro, em janeiro de 2020 inicia a sua fase worldbeat, lançando, juntamente com Conan Osiris e Branko - dois nomes maiores do género em Portugal, o single “Vinte Vinte”, uma canção que havia de ser relançada em março de 2021, com o título "Vinte Vinte (Pranto)" e com um videoclipe que, tal como se lê no início do vídeo, serve de homenagem a todas as pessoas "viveram a escuridão que 2020 trouxe".[5] Em 2021, Ana Moura também lançou duas colaborações com Pedro Mafama - com quem Ana Moura mantém atualmente uma relação amorosa, tendo, em 2022, dado à luz uma criança, chamada Emília, que é fruto dessa mesma relação [6][7] - e Pedro da Linha: "Andorinhas" (single que recebeu o prémio de Melhor Música na edição de 2022 dos Globos de Ouro[8] e cujo videoclipe, gravado em Olhão, haveria de ser consagrado com o prémio de Melhor Videoclipe na edição de 2022 dos Play - Prémios da Música Portuguesa, cerimónia onde Ana Moura também recebeu o galardão de Melhor Artista Feminina[9],) - e "Jacarandá". Em maio de 2022, Ana Moura haveria de lançar outro single em colaboração com Mafama, mas em que este, além de estar envolvido na composição (além da própria Ana Moura, Conan Osiris e Pedro da Linha), também participa vocalmente: "Agarra Em Mim". Em outubro do mesmo ano, lança o single "Arraial Triste" e em novembro o álbum Casa Guilhermina - que inclui o tema anterior, assim como "Jacarandá" e "Andorinhas" -, uma homenagem à avó paterna da cantora.[10] O sucesso desta fase de Ana Moura refletiu-se no facto de ser a artista com mais nomeações para edição de 2023 dos Play - Prémios da Música Portuguesa, tendo obtido três nomeações: Melhor Álbum (para Casa Guilhermina), Canção do Ano ("Agarra Em Mim") e Melhor Artistas Feminina.[11] Destes prémios, Ana Moura apenas perdeu o de Canção do Ano, tendo também recebido o galardão da crítica.[12]

Controvérsias

Em outubro de 2020, a Sábado noticiou que um concerto financiado pela Câmara Municipal da capital portuguesa, intitulado "Juntos Pelo Iémen", realizado a 12 de setembro desse ano, no Capitólio, em Lisboa, e que se destinaria à angariação de fundos para ajudar o país árabe em guerra - através da Médicos Sem Fronteiras - havia tido um custo cinco vezes maior do que total de fundos que arrecadou. A promotora foi Cláudia Semedo e Ana Moura foi uma das dez vocalistas que participou, tendo recebido, pela sua atuação, 1000 euros, assim como todos os outros nove artistas envolvidos.[13]

Já no dia 26 de junho de 2021, o semanário Novo noticiou que Ana Moura havia atuado num concerto privado integrado na Reunião Ministerial Informal de Agricultura, naquilo que terá sido uma "operação de charme" no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, organizada pela então Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. A contratação de Ana Moura para esse evento teria custado 11 mil euros, sendo que todo o evento ultrapassou os 33 mil euros. Esse facto levou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português a exigir contenção de despesa.[14]

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Ana Moura

Álbuns de estúdio

Referências

  1. «Ana Moura». Infopédia 
  2. «Award-winning, chart-topping vocalist Ana Moura is the most successful and beloved fadista to appear in the 21st century.». Allmusic. Consultado em 4 de fevereiro de 2016 
  3. «Página no Myspace 2009». Myspace (em inglês). Myspace.com 
  4. «Letra da canção "Águas passadas", de Ana Moura | Arquivo José Mário Branco». arquivojosemariobranco.fcsh.unl.pt. Consultado em 6 de fevereiro de 2023 
  5. Correia, Gonçalo (26 de março de 2021). «Branko, Ana Moura e Conan Osiris revelam o vídeo fúnebre para a canção "Vinte Vinte"». Observador. Consultado em 13 de maio de 2022 
  6. «Ana Moura e Pedro Mafama confirmam publicamente a relação». Caras. 30 de novembro de 2021. Consultado em 13 de maio de 2022 
  7. «Ana Moura partilha primeiro vídeo da filha. "A Emília já agarra em nós"». Expresso. 5 de maio de 2022. Consultado em 13 de maio de 2022 
  8. «Todos os vencedores da gala dos Globos de Ouro». A Televisão. 2 de outubro de 2022. Consultado em 3 de outubro de 2022 
  9. «Todos os vencedores dos prémios Play. De Ana Moura e Dino D'Santiago a Simone de Oliveira». Expresso. 6 de maio de 2022. Consultado em 13 de maio de 2022 
  10. «Ana Moura já abriu as portas de "Casa Guilhermina", o novo disco». M80. 11 de novembro de 2022. Consultado em 18 de novembro de 2022 
  11. «Prémios PLAY. Fadista Ana Moura é a mais nomeada do ano». Observador. 15 de março de 2023. Consultado em 12 de abril de 2023 
  12. «Ana Moura conquista melhor álbum e galardão da crítica nos prémios da música Play». Observador. 28 de junho de 2023. Consultado em 24 de julho de 2023 
  13. «Concerto solidário pelo Iémen em Lisboa causa polémica». Correio da Manhã. 25 de outubro de 2020. Consultado em 13 de maio de 2022 
  14. R. Machado, Alexandre (25 de junho de 2021). «Ana Moura, hotéis de luxo e banquetes: Estado gasta mais de 200 mil euros em reunião europeia da Agricultura». Novo. Consultado em 13 de maio de 2022 
  15. «Ana Moura - Guarda-me a vida na mão». Instituto Camões 
  16. «Ana Moura - ACONTECEU». Instituto Camões 
  17. «Fonoteca da Câmara Municipal de Lisboa». Câmara Municipal de Lisboa. Fonoteca.cm-lisboa.pt 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ana Moura
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.