Danilo Caymmi – Wikipédia, a enciclopédia livre

Danilo Caymmi
Danilo Caymmi
Danilo em 2014
Nome completo Danilo Candido Tostes Caymmi
Nascimento 7 de março de 1948 (76 anos)
Rio de Janeiro, DF
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Pai: Dorival Caymmi
Parentesco Dori Caymmi (irmão)
Nana Caymmi (irmã)
Ocupação
Carreira musical
Gênero(s) MPB
Instrumento(s)

Danilo Candido Tostes Caymmi (Rio de Janeiro, 7 de março de 1948) é um músico, cantor, compositor, arranjador e artista visual brasileiro[1]. Casado com a publicitária e jornalista Patricia Mannarino, reside atualmente em Curitiba, estado do Paraná.

É filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, e irmão de Dori e Nana Caymmi. É pai de Alice Caymmi, de seu casamento com Simone Malagutti; Gabriel (designer) e Juliana Caymmi (cantora e advogada), frutos de sua relação com a primeira esposa, Ana Terra; e Martin Caymmi fruto da sua relação com a cineasta Tarsilla Alves. Começou a tocar flauta e violão na adolescência. Cursou Arquitetura até o último período na FAU-RJ, tendo abandonado o curso quando sua canção, Andança, em parceria com Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, ficou em terceiro lugar no Festival da Canção de 1968, tornando-se um grande sucesso.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Danilo Caymmi, sem data. Arquivo Nacional.

Iniciou a carreira artística participando como flautista da gravação do disco "Caymmi visita Tom", de 1964. Seu primeiro trabalho como compositor foi com a música "De Brincadeira", feita em parceria com Edmundo Souto, interpretada por Mário Castro Neves em 1967. Atuou como flautista e compositor, obtendo o terceiro lugar no III Festival Internacional da Canção, na fase nacional, transmitido pela Rede Globo, em 1968, com a canção Andança, sendo seus parceiros na composição da canção Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, lançando a cantora Beth Carvalho, contando com a participação do grupo vocal Golden Boys.

Fez sucesso com a canção Casaco Marrom, composta juntamente com Renato Correia e Guttemberg Guarabyra, na voz da cantora Evinha. Danilo trabalhou com seus irmãos e fez espetáculos em 1973 com Edu Lobo. No mesmo ano, participou da gravação do disco "Matança do Porco", do grupo Som Imaginário. Em 1983 entra para o conjunto musical Banda Nova de Tom Jobim. Foi convidado pela TV Globo (Rede Globo) a escrever trilhas musicais para alguns seriados e novelas como Riacho Doce, Teresa Batista, Corpo e Alma e Mulheres de Areia, sendo lançado o longplay Trilhas.

Em 2001 participou com Roberto Menescal, Marcos Valle e Wanda Sá do Fare Festival, realizado em Pavia, na Itália pela Società dell'Academia.

Fez turnê nas seguintes cidades Estocolmo, na Suécia, Helsinki na Finlândia e em Moscou na Rússia.

Em comemoração aos noventa anos do pai, lançou em 2004, junto com seus irmãos Nana e Dori, o compact disc Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo, com os maiores sucessos de Dorival Caymmi.

Em 2009, foi lançado pela Rob Digital, em parceria com o Canal Brasil (televisão por assinatura), o CD e DVD "Danilo Caymmi e Amigos", cujo registro teve a participação de Roberto Menescal, Fafá de Belém, Zé Renato, Claudio Nucci, Dori Caymmi e sua filha Alice Caymmi.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Alguns intérpretes[editar | editar código-fonte]

Nana Caymmi, Beth Carvalho, Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Tom Jobim, Dominguinhos, Joyce, Luiz Eça, Evinha, Milton Nascimento, Boca Livre, Cláudia, MPB-4, Walter Wanderley, Alaíde Costa e Fagner.

Referências

  1. a b «Nominados - 15.ª Entrega Anual del Latin Grammy». Latin Grammy Awards Site oficial (em espanhol). Consultado em 12 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]