MusicBrainz – Wikipédia, a enciclopédia livre

MusicBrainz
MusicBrainz logo
Requer pagamento? Não
Gênero Banco de Dados, Enciclopédia
Cadastro Gratuito
Idioma(s) Inglês
Endereço eletrônico musicbrainz.org

MusicBrainz é um banco de dados musical com conteúdo aberto. Assim como o projeto freedb ele foi fundado como uma resposta ao serviço CDDB.[1]

O sistema de identificação do MusicBrainz funciona analisando a impressão digital de cada música, em vez de outros parâmetros comumente utilizados, como: dados ID3, tamanho do arquivo, nome do arquivo e outros. A impressão digital é única para cada música e não varia, mesmo que a esta tenha sido gravada em outros formatos como MP3, Ogg Vorbis, Wave e outros.[2] O algoritmo utilizado é semelhante ao de processos de hash como o MD5.

Altamente o banco de dados do MusicBrainz é utilizado por sites como e BBC e Last.fm, este último utiliza o serviço no site Normalisr que gera estatísticas sobre as músicas ouvidas por intermédio do Last.fm.

Diversos softwares utilizam o serviço para gerar as tags quando as músicas de um CD são convertidas em arquivos de áudio, bem como para identificar as informações de arquivos de audio já gravados.

Referências

  1. «About MusicBrainz - MusicBrainz». Consultado em 9 de Fevereiro de 2010 
  2. Andreas Setterlind. «MusicBrainz - Automatic Music Identifier (using acoustic fingerprint algorithms) and Scraper». Consultado em 9 de Fevereiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre MusicBrainz