Zeca Pagodinho – Wikipédia, a enciclopédia livre

Zeca Pagodinho
Zeca Pagodinho
Zeca Pagodinho no programa TVZ em 2022.
Nome completo Jessé Gomes da Silva Filho
Nascimento 4 de fevereiro de 1959 (65 anos)
Rio de Janeiro, DF
Nacionalidade brasileiro
Ocupação
Prêmios lista completa
Carreira musical
Período musical 1977-presente
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s)
Religião candomblé
Página oficial
www.zecapagodinho.com.br

Jessé Gomes da Silva Filho, conhecido pelo nome artístico Zeca Pagodinho (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959), é um cantor e compositor brasileiro. Gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba.

Começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro. Tornou-se tão popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizados nas mais badaladas casas de espetáculo do país e até mesmo do exterior.[1] Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artistas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras".[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Irinéia e Jessé, Zeca nasceu no Irajá, onde desde pequeno passou a frequentar rodas de samba por influência de sua família. Durante a juventude, foi office-boy e apontador de jogo do bicho.[3] Morou em diversos bairros do Rio, mas sempre demonstrou apreço especial por Xerém (distrito do município de Duque de Caxias), onde possui um sítio (no qual foram gravados os DVDs da série O Quintal do Pagodinho) e uma escola de música para crianças carentes da região. Sua primeira gravação foi em 1983, com o samba "Camarão que dorme a onda leva", de sua autoria, Arlindo Cruz e Beto sem Braço, a partir do convite de sua madrinha no samba, Beth Carvalho.

Em 1986 lançou seu primeiro álbum, com participações especiais dos cantores Deni e Ana Clara. O sucesso do disco foi tamanho que a música Judia de Mim foi incluída na trilha sonora da novela Hipertensão. Esta seria apenas a primeira gravação de Zeca a ser veiculada em uma telenovela; ele ainda seria o intérprete das canções de abertura de O Cravo e a Rosa (com Jura, de Sinhô)[4] e Bom Sucesso (com O Sol Nascerá, de Cartola e Elton Medeiros, em dueto com Teresa Cristina).[5]

A partir do disco de estreia, engatou uma carreira fonográfica que hoje chega a quatro décadas, com álbuns como Patota de Cosme (1987), Samba Pras Moças (1995), Água da Minha Sede (2000) e Mais Feliz (2019), construindo uma imagem pública de malandro boêmio e romântico através de sucessos como Quintal do Céu, Maneiras, Fita Amarela e Uma Prova de Amor. Tendo se tornado uma figura pública conhecida e extremamente popular, tornou-se garoto propaganda das cervejas Nova Schin (em 2003) e, posteriormente, Brahma (a partir de 2004)[6] marca com a qual sua imagem é associada até os dias atuais.

Em 2003, no auge de sua carreira, foi o segundo artista de samba a gravar um especial de TV, CD e DVD pela MTV Brasil (tradicional reduto do rock e do pop). Antes disso, apenas o grupo Art Popular havia recebido o convite para gravar um especial, em 2000. Contendo versões ao vivo de alguns de seus maiores sucessos, o Acústico MTV Zeca Pagodinho, gravado no Rio, tornou-se um de seus discos mais vendidos, rendendo inclusive uma segunda edição em 2006 (sendo o primeiro Acústico a ganhar uma continuação na história da MTV Brasil). O segundo disco, batizado de Acústico MTV Zeca Pagodinho 2 - Gafieira, homenageou o samba de gafieira através de um seleto repertório (que compreende composições de Geraldo Pereira, Noel Rosa, Cartola e Billy Blanco), embalado pelos arranjos do maestro Rildo Hora.

Em 2007, o cantor criou o selo ZecaPagodiscos, em parceria com o produtor musical Max Pierre, ex-diretor artístico da Universal Music no Brasil. O primeiro trabalho da parceria (lançado em conjunto com o Música Fabril, novo selo de Max, com distribuição da gravadora EMI) foi o CD e DVD Cidade do Samba, gravado na Cidade do Samba Joãosinho Trinta, reunindo vários artistas brasileiros de diversos estilos musicais, como Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo Nando Reis, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, entre outros.

Em 2016, foi um dos convidados especiais na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos "Rio 2016".[7][8] Foi o artista escolhido pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o show principal da virada do ano na praia de Copacabana no reveillón de 2023.[9] Em 2024, celebrou 40 anos de carreira e 65 de vida em uma apresentação repleta de convidados realizada no Engenhão (estádio do Botafogo, seu time do coração), no dia de seu aniversário.[10]

Em 27 de janeiro de 2024, Zeca se apresentou no Big Brother Brasil 24.[11] Além de Zeca, o cantor Pretinho da Serrinha também se apresentou no reality show.[12]

Atualmente, Zeca reside na Barra da Tijuca com a mulher, Mônica Silva, e seus quatro filhos: Eduardo, Louis, Elisa e Maria Eduarda.

Características musicais[editar | editar código-fonte]

Estilo musical[editar | editar código-fonte]

Pagodinho durante apresentação em 2016. O estilo irreverente e carismático são marcas do artista.[13]

Zeca Pagodinho é considerado por especialistas e estudiosos da história do samba como um dos mais prodigiosos versadores de partido-alto da sua geração, dada sua intensa participação em rodas de samba do bloco Cacique de Ramos no início de sua carreira. Como vocalista, embora o próprio não se considere "um cantor",[14] Pagodinho é reverenciado no universo do samba como um talentoso intérprete que consegue perpassar com fidelidade a emoção e o sentido das canções que interpreta, sempre aliando o lirismo ao estilo jocoso e desregrado.[14] Ao longo de sua carreira, é notável sua evolução de simples compositor de sambas para um intérprete de outros compositores de gerações mais novas e também de gerações passadas, sendo que o próprio artista costuma citar "falta de espaço" em seus álbuns para inclusão de composições próprias.[15] Ao longo de seu extenso repertório, Zeca regravou diversas canções anteriores ao seu sucesso de compositores que considera suas referências, como Monarco e Noel Rosa.[15]

Além de exportar a imagem do samba a novas gerações, Pagodinho também demonstra grande versatilidade ao engajar-se em projetos artísticos que variam do samba de raiz, aliando-se frequentemente a artistas de múltiplas vertentes musicais.[16][17] Em 1999, por exemplo, o sambista gravou uma aclamada versão de "Com Que Roupa" - clássico de Noel Rosa - em dueto com Caetano Veloso. Em 2014, gravou a canção "Sem Compromisso" (composta por Geraldo Pereira) num projeto musical em homenagem a Chico Buarque, com quem já havia realizado diversas regravações na década de 1990.[18]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Religião[editar | editar código-fonte]

“Eu tenho um santo
Padroeiro, poderoso
Que é meu pai Ogum
Eu tenho...”

— Zeca Pagodinho em versos de "Minha Fé",
composta por Murilão da Boca do Mato.

Em sua vida privada, Zeca Pagodinho define-se como uma pessoa altamente religiosa. Já afirmou publicamente que sua religião é espírita[19] e que foi criado frequentando terreiros de Umbanda.[20] Neto de uma rezadeira e criado numa família católica romana, Pagodinho frequentemente cita sua crença pessoal como um sincretismo entre a Umbanda e o Catolicismo.[21][22] O cantor tem tatuada em seu peito esquerdo uma imagem de São Cosme e Damião,[22] devoção que já foi retratada por Pagodinho em composições como Falange do Erê e Patota de Cosme. Também é devoto de São Jorge, santo católico sincretizado com Ogum, na Umbanda, realizando festas anuais em sua residência em homenagem ao orixá.[22][23][24] No álbum Uma Prova de Amor (2008), Pagodinho emplacou a canção Ogum (composta por Marquinho PQD e Claudemir) que retrata o sincretismo entre as duas religiões, sendo esta uma das músicas mais populares nos anos recentes de sua carreira.

Família[editar | editar código-fonte]

Apesar da imagem constantemente endossada de uma figura boêmia e desregrada,[25] Pagodinho contrasta expondo publicamente momentos de intensa vida familiar em suas redes sociais oficias.[26][27] Pagodinho casou-se em 1986 com Mônica Silva, com quem teve quatro filhos: Louis, Eduardo, Elisa e Maria Eduarda.[28][29] Pagodinho é ainda avô de Noah (nascido em 2010 e a quem o cantor dedicou a canção Orgulho do Vovô em parceria com Arlindo Cruz) e Catarina (nascida em 2019).[26] Em 2015, Pagodinho perdeu seu filho mais velho, Elias Gabriel, fruto de um relacionamento anterior ao seu casamento atual. Na ocasião, o cantor e seus filhos lamentaram a morte precoce de Elias.

Outros membros de sua família que seguiram carreira musical são sua irmã Ircéa Pagodinho, que lançou até então apenas o álbum de estúdio Feito Diadema em 1987; e seu sobrinho Juninho Thybau que segue os passos do tio como compositor de samba de raiz e considerado um dos mais principais versadores de partido alto de sua geração.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Zeca Pagodinho

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Grammy Latino[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2000 Melhor Álbum de Samba/Pagode Ao Vivo Venceu
2001 Água da Minha Sede Venceu
2002 Deixa a Vida Me Levar Venceu
Melhor Canção Brasileira Indicado
2004 Melhor Álbum de Samba/Pagode Acústico MTV Indicado
2005 À Vera Indicado
2007 Acústico MTV 2 - Gafieira Venceu
2009 Uma Prova de Amor Indicado
2010 Especial MTV - Uma Prova de Amor Ao Vivo Indicado
2011 Vida da Minha Vida Indicado
2013 Multishow Ao Vivo: 30 Anos - Vida Que Segue Indicado
2015 Ser Humano Indicado

MTV Video Music Brasil[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
1999 Videoclipe de Pagode Vai Vadiar Venceu
2002 Videoclipe de MPB Deixa a Vida Me Levar Venceu
2003 Videoclipe de MPB Caviar Indicado
2008 Show do Ano Zeca Pagodinho Indicado
2009 Melhor Banda/Artista de Samba Venceu

Prêmio da Música Brasileira[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2009 Melhor Cantor de Samba[31] Zeca Pagodinho Venceu
Melhor Álbum de Samba[31] Uma Prova de Amor Venceu
Melhor Canção[31] Venceu
Então Leva Indicado
2016 Melhor Cantor de Samba Zeca Pagodinho Indicado
2017 Venceu
Melhor Álbum de Samba O Quintal do Pagodinho: Ao vivo - Vol. 3 Indicado

Prêmio Multishow[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2001 Melhor Cantor Zeca Pagodinho Indicado
2002 Melhor Show Indicado
2003 Melhor CD Deixa a Vida Me Levar Indicado
2004 Melhor Cantor Zeca Pagodinho Indicado
Melhor DVD Indicado
2005 Melhor Cantor Zeca Pagodinho Indicado
2006 Indicado
2007 Melhor DVD Zeca Pagodinho - Ao Vivo Indicado
2009 Melhor Show Zeca Pagodinho Indicado

Prêmio Contigo! MPB FM[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2012 Melhor DVD O Quintal do Pagodinho Venceu
2013 Melhor Álbum de Samba Multishow Ao Vivo: 30 Anos - Vida Que Segue Venceu
Melhor DVD Indicado
2014 Projetos Especiais Sambabook Zeca Pagodinho Venceu

Troféu Imprensa[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2002 Melhor Cantor Zeca Pagodinho Venceu
2003 Venceu
2004 Venceu
2006 Indicado
2007 Indicado
2008 Indicado

Melhores do Ano[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
1996 Sucesso do Ano Zeca Pagodinho Venceu
2002 Melhor Cantor Indicado
2003 Indicado
2006 Indicado
2007 Indicado
2008 Indicado

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Zeca Pagodinho encerra segunda parte de turnê na Europa; veja fotos do sambista turistando». extra. 23 de outubro de 2023. Consultado em 6 de fevereiro de 2024 
  2. Helena Aragão (6 de novembro de 2003). «O estrategista do samba». Arquivado do original em 3 de novembro de 2005 
  3. O ser humano Zeca Pagodinho[ligação inativa]
  4. «Trilha Sonora». memoriaglobo. 29 de outubro de 2021. Consultado em 6 de fevereiro de 2024 
  5. Vitória, Folha (24 de janeiro de 2020). «Elenco de 'Bom Sucesso' mostra Zeca Pagodinho em episódio final da novela». Folha Vitória. Consultado em 6 de fevereiro de 2024 
  6. «Folha Online - Dinheiro - Entenda a polêmica de Zeca Pagodinho na "guerra das cervejas" - 31/03/2004». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 6 de fevereiro de 2024 
  7. Bündchen, Gisele; Phelps, Michael; Dench, Judi; Montenegro, Fernanda (5 de agosto de 2016), Rio 2016 Olympic Games Opening Ceremony, Filmmaster Group, Olympic Broadcasting Services (OBS), Rede Globo de Televisão, consultado em 2 de fevereiro de 2021 
  8. «Hipertensão (1986) - Trilha Internacional». Teledramaturgia. Consultado em 17 de dezembro de 2015 
  9. «Zeca Pagodinho: 'Esse réveillon em Copacabana será o show mais feliz da minha vida'». O Globo. 30 de dezembro de 2022. Consultado em 6 de fevereiro de 2024 
  10. «Zeca Pagodinho comemora 65 anos com show no Engenhão e mostra por que é o maior crooner do samba». O Globo. 4 de fevereiro de 2024. Consultado em 6 de fevereiro de 2024 
  11. «Dos últimos shows de Zeca Pagodinho - data das turnês e shows de 2024». Concerty - pt.concerty.com. Consultado em 13 de fevereiro de 2024 
  12. «Zeca Pagodinho comanda festa do BBB 24 e promete muito samba». tudopop.com. 27 de janeiro de 2024. Consultado em 13 de fevereiro de 2024 
  13. «Zeca Pagodinho canta sucessos no Samba na Gamboa com Diogo Nogueira». TV Brasil. 24 de dezembro de 2019. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  14. a b «Zeca Pagodinho e Maria Bethânia fazem show com sucessos do samba». Correio Braziliense. 24 de novembro de 2018 
  15. a b Barcelos, Adriano (2 de maio de 2014). «Tributo a Zeca Pagodinho reúne samba, rock e rap». Folha Online 
  16. «Zeca Pagodinho canta sucessos no 'Samba na Gamboa' com Diogo Nogueira». EBC. 24 de dezembro de 2019 
  17. «Filha de Zeca Pagodinho é vocalista de banda de rock». Gazeta do Povo. 19 de dezembro de 2005. Consultado em 4 de abril de 2021 
  18. «Zeca Pagodinho homenageia Chico Buarque». Zeca Pagodinho. 28 de outubro de 2014. Consultado em 4 de abril de 2021 
  19. «Zeca Pagodinho delcara que é médium». GZH Geral. 2 de outubro de 2012. Consultado em 4 de abril de 2021 
  20. «Zeca Pagodinho abre o jogo em quadro do 'Fantástico'». Catraca Livre. 15 de julho de 2014. Consultado em 4 de abril de 2021 
  21. Meier, Bruno (12 de agosto de 2017). «O pedido de Zeca Pagodinho a dois padres cariocas». Veja. Consultado em 4 de abril de 2021 
  22. a b c «Zeca Pagodinho mostra tatuagem de santos e fala de devoção a São Jorge». GNT. 3 de setembro de 2012. Consultado em 4 de abril de 2021 
  23. Almeida, Flávia (23 de abril de 2020). «Devoto de São Jorge, Zeca Pagoinho lamenta não fazer sua tradicional feijoada». O Fuxico. Consultado em 4 de abril de 2021 
  24. «Zeca Pagodinho celebra o dia de São Jorge: 'Hoje seria dia de mais uma feijoada'». O Tempo. 23 de abril de 2020. Consultado em 4 de abril de 2021 
  25. «Entrevista com Zeca Pagodinho: "Os tempos de hoje não são mais para a boemia"». Glamurama. 4 de novembro de 2017 
  26. a b «Zeca Pagodinho curte sábado na piscina com netos e sobrinhos e web brinca: 'O vovô tá ON'». Gshow. 26 de setembro de 2020. Consultado em 4 de abril de 2021 
  27. «Zeca Pagodinho conquista redes sociais e vira novo rei da web». R7. 4 de fevereiro de 2021. Consultado em 4 de abril de 2021 
  28. «Zeca Pagodinho celebra aniversário de casamento: '34 anos de união'». Estadão. 9 de dezembro de 2020. Consultado em 4 de abril de 2021 
  29. «Zeca Pagodinho celebra 34 anos de casamento e se declara para a esposa: 'Muito amor'». Isto é. 9 de dezembro de 2020 
  30. Multishow Ao Vivo: 30 Anos - Vida Que Segue por Zeca Pagodinho, consultado em 2 de fevereiro de 2021 
  31. a b c Terra (2 de julho de 2009). «Zeca Pagodinho é consagrado no Prêmio da Música Brasileira». Consultado em 18 de julho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Zeca Pagodinho