What Maisie Knew – Wikipédia, a enciclopédia livre

What Maisie Knew
Pelos olhos de Maisie (BR)
Autor(es) Henry James
Idioma Inglês
País  Reino Unido Estados Unidos
Gênero Romance
Editora William Heinemann, Londres

Herbert S. Stone, Chicago

Lançamento 17 de Setembro de 1897 (Heinemann)

16 de Outubro de 1897 (Stone)

Páginas 304 pp (Heinemann)

470 pp (Stone)

Edição brasileira
Tradução Paulo Henrique Britto
Editora Companhia das Letras
Lançamento 1994
Páginas 304
ISBN 8571643822

What Maisie Knew (em português, O quê Maisie sabia ou Pelos Olhos de Maisie) é um romance de Henry James, publicado primeiramente como série em The Chap-Book, e (revisto e resumido) na New Review em 1897, e posteriormente como livro no mesmo ano[1]. Trata-se da história de uma filha sensível de pais divorciados e irresponsáveis. Este romance tem grande relevância atual como análise de uma família profundamente perturbada. O livro demonstra a grande habilidade técnica de James, conforme acompanha a personagem título da tenra infância até sua maturidade precoce. O romance foi recentemente adaptado ao cinema[2].

Enredo[editar | editar código-fonte]

Quando Beale e Ida Farange se divorciam, a corte decreta que sua única filha, a jovem Maisie, despenderá seis meses do ano com cada um dos dois. Os pais são imorais e frívolos, e usam Maisei para intensificar o ódio entre si. Beale Farange se casa com Miss Overmore, a bela preceptora de Maisie, enquanto Ida se casa com o simpático, mas fraco, Sir Claude. Maise tem uma nova preceptora: a antiquada e um tanto ridícula, mas devota, sra. Wix.

Tanto Ida quanto Beale logo traem seus esposos, por sua vez, Claude e a nova sra. Farange começam um caso entre si. Os pais de Maisie essencialmente abandonam-na, e ela se torna responsabilidade de Claude. Eventualmente, Maisie deve decidir se deseja ficar com Sir Claude e a sra. Farange. Na longa seção final do livro, que se passa na França, Maisie, mais velha (provavelmente adolescente), luta para escolher entre ficar com eles ou com a sra. Wix. Acaba concluindo que a relação dos seus "novos" pais terminará como a dos biológicos. Ela os deixa para ficar com a sra. Wix, sua mais confiável tutora.

Referências

  1. Notas ao romance no site da Library of America, em inglês.
  2. What Maisie Knew, em inglês no IMDb.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.