The Awkward Age – Wikipédia, a enciclopédia livre

The Awkward Age
Autor(es) Henry James
Idioma Inglês
País  Reino Unido Estados Unidos
Gênero Romance
Editora William Heinemann, Londres

Harpers Brothers Publishers, Nova Iorque

Lançamento Heinemann: 25 de Abril de 1899

Harpers: 12 de Maio de 1899

Páginas Heinemann: 414

Harpers: 457

The Awkward Age (em português, A idade estranha) é um romance de Henry James, publicado primeiramente como série em Harper's Weekly, em 1898 e 1899, e como livro posteriormente neste último[1]. Originalmente concebido como uma história breve e despretensiosa sobre as complicações criadas na família por uma jovem que atinge uma certa idade, o romance se expandiu para tratar da decadência e corrupção na vida do fin de siècle inglês. James apresenta o romance quase todo em diálogo, um experimento que aumenta a imediatez das cenas, mas também cria sérias ambiguidades sobre os personagens e suas motivações[2].

Enredo[editar | editar código-fonte]

O sr. e sra. Edward Brookenham mantem um grupo social afetado e corrupto. Eles são os pais do inútil Harold e da doce mas sabichona Nanda (de dezoito anos). O sr. Longdon frequenta seus eventos sociais, e se surpreende com a forma com que Nanda lembra sua avó, sua antiga paixão que se casou com outro. Vanderback, um jovem funcionário público com pouco dinheiro, admira tanto a sra. Brookenham (com a alcunha de "sra. Brook") e Nanda. A sra. dá a entender que deseja um caso com "Van", mas ele parece mais interessado em sua jovem filha. O sr. Longdon promete-lhe um dote se casar-se com Nanda.

A sra. Brook, por sua vez, tenta casar sua filha com Mitchy, um rico mas ingênuo membro de seu círculo social. Mas Nanda aconselha Mitchy a se casar com Aggie, a sobrinha supostamente acolhida por uma das amigas da sra. Brook (a Duqueza). Mitchy segue o conselho, e então assiste passivamente enquanto Aggie se revolta e começa a jogar com ele. Van hesita constantemente em propor casamento a Nanda. Ela finalmente diz a ele e a Mitchy que sejam gentis com sua mãe, e se prepara para ficar na casa de campo do senhor Longdon como uma espécie de filha substituta.

Referências

  1. Notas ao romance no site da Library of America, em inglês.
  2. Prefácio Arquivado em 17 de julho de 2012, no Wayback Machine. de Adrian Dover ao romance, em inglês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Texto em inglês no Projeto Gutenberg.

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.