Rogerio Tutti – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rogerio Tutti

Rogerio Tutti com a Chave de Ouro de Grand Forks.
Informação geral
Nome completo Rogerio Lourenço dos Santos
Nascimento 19 de fevereiro de 1979 (45 anos)
Origem Bauru, São Paulo
País  Brasil
Instrumento(s) piano

Rogerio Lourenço dos Santos, mais conhecido como Rogerio Tutti (Bauru, 19 de fevereiro de 1979), é um pianista brasileiro de renome internacional. Em diferentes oportunidades, o músico se apresentou em salas de concerto dos Estados Unidos,[1][2][3][4][5] Brasil,[6][7] Rússia, Chile e Portugal.[8] Seu DVD "Concerto de Piano" tem sido veiculado pela emissora C Music TV,[9] que transmite para mais de 50 países da América, Europa e Ásia.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A história do concertista começou aos 16 anos.[10] Em pouco tempo, Rogerio Tutti iniciou o curso de piano erudito, do Conservatório Pio XII, em Bauru, interior do Estado de São Paulo.

Em 1998, o pianista ingressou no bacharelado em piano, pela Universidade do Sagrado Coração [11] (SP).

Em 2002, Tutti iniciou o curso de mestrado em Música, na Universidade de Dakota do Norte[1], nos Estados Unidos e, em seguida, obteve seu diploma de graduação em Piano Performance, no Conservatório da Nova Inglaterra [2], em Boston, além de ter estudado no Conservatório Tchaikovsky, na Rússia.[12]

No início de 2010, doutorou-se em Música, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo[3] [4].

Desde os 15 anos se dedica ao ensino de piano, inicialmente com aulas particulares e, em seguida, no Conservatório Pio XII da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Dakota do Norte, em Grand Forks (EUA). Em fevereiro de 2010, durante turnê pelos Estados Unidos, Tutti recebeu a Chave de Ouro da Cidade de Grand Forks[13] das mãos de Michael R. Brown, prefeito da cidade. Tal premiação é concedida apenas a cidadãos honorários.

DVD "Concerto de Piano"[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro DVD, intitulado "Concerto de Piano", executa obras de Beethoven, Chopin, Liszt e Villa-Lobos. "Concerto de Piano" já foi exibido em emissoras de televisão do Brasil e de mais de 50 países do exterior, como Irlanda, Suécia, Noruega, Austrália, Nova Zelândia, Áustria, Croácia, Dinamarca, França, Suíça, Alemanha, Rússia, Estados Unidos, entre outros.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Primeiro lugar no Concurso "MTNA - North Dakota", nos Estados Unidos
  • Primeiro lugar no Concurso "Artlivre", em São Paulo
  • Terceiro lugar no Concurso Internacional "Cláudio Arrau", em Quilpue, no Chile
  • Prêmio de Melhor Intérprete da Música Latino Americana em "Amadeo Roldán", em Havana, Cuba.[14]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rogerio Tutti