Rocha Miranda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rocha Miranda
Bairro do Rio de Janeiro
Área 283 hectares[1]
Fundação 23 de julho de 1981
IDH 0,815 (em 2000)[2]
Habitantes 44 188 (em 2010)[1]
Domicílios 16 029 (em 2010)
Limites Honório Gurgel, Coelho Neto,
Colégio, Irajá, Vaz Lobo,
Turiaçu, Oswaldo Cruz e
Bento Ribeiro[2]
Distrito Madureira
Subprefeitura Zona Norte
Região Administrativa Madureira[1]
Mapa

Rocha Miranda é um bairro de classe média e média baixa, localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro. O bairro é servido por uma estação ferroviária do ramal de Belford Roxo da SuperVia.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,815, o 77º melhor do município do Rio de Janeiro.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Vista de Rocha Miranda.

Faz limite com Coelho Neto (que abriga uma das estações do metrô), Colégio (metrô), Honório Gurgel, Irajá, Vaz Lobo, Turiaçu, Oswaldo Cruz e Bento Ribeiro.[2] O bairro abriga o 9º BPM.

Segundo o Sr. Joselino Cavalcante Porto, um dos fundadores do Núcleo Ecológico Pedras Preciosas (NEPP), o bairro era conhecido, nos tempos do garimpo no Rio das Pedras (rio que cruza a região), como "O bairro das pedras preciosas", e que mantém esta lembrança acesa em ruas que levam nomes das pedras, tais como as rua dos Diamantes, Topázios, Ônix, Ametistas, Turmalinas, Rubis e outras.

A vizinhança é basicamente residencial e tem como referência a praça 8 de Maio. A Praça, anteriormente chamada de praça das pérolas, foi rebatizada logo após a segunda guerra e hoje traz no nome a data da capitulação da Alemanha, a comemoração da vitória e do fim da guerra (8 de maio de 1945). No monumento erguido, uma espécie de obelisco, a praça lembra a participação dos brasileiros (FEB) na campanha da Itália, com os nomes das cidades aonde os pracinhas brasileiros combateram e foram vitoriosos. Abriga ainda, a estação de trem da linha auxiliar que foi inaugurada em 17 de março de 1905, segundo o site da ANTP cultural (Associação Nacional de Transporte Público), com o nome de "Sapê" e mais tarde rebatizada como Rocha Miranda, nome dado em homenagem à família que promoveu o loteamento da região, no início do século XX.

Na Rua dos topázios, bem próximo à praça, fica o prédio do antigo Cine Guaraci, que tinha 1379 poltronas, escada de mármore carrara e colunas gregas, combinando elementos arquitetônicos de arte nouveau e arte déco. Foi projetado por Alcides Torres da Rocha Miranda (filho de Luiz da Rocha Miranda Sobrinho, o Barão de Bananal) e inaugurado em 1954. Atualmente este terreno abriga a loja Nalin.[3]

Suas principais ruas são a Avenida dos Italianos, Rua dos Diamantes, Rua dos Rubis, Estrada do Barro Vermelho e Rua Conselheiro Galvão.

Dados[editar | editar código-fonte]

O bairro de Rocha Miranda faz parte da região administrativa de Madureira. Os bairros integrantes dessa região administrativa são: Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Quintino Bocaiuva, Rocha Miranda, Turiaçu e Vaz Lobo.

Referências

  1. a b c «Análise qualitativa das densidades construídas em regiões da cidade do Rio de Janeiro» (PDF). rio.rj.gov.br. 2013. p. 219. Consultado em 31 de dezembro de 2021 
  2. a b c d Érica Amorim; Maurício Blanco (dezembro de 2003). «O Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) no Município do Rio de Janeiro». data.rio. Instituto Pereira Passos. Consultado em 31 de dezembro de 2021 
  3. «Antigo prédio do Cine Guaraci, em Rocha Miranda, dará lugar a loja da Nalin». Diário do Rio. 31 de maio de 2022. Consultado em 8 de outubro de 2023 


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons