Rio Arve – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rio Arve
Rio Arve
O Arve, à direita, desagua no Rio Ródano em Genebra
Comprimento 107.8 km
Nascente Colo de Balme
Caudal médio 74.6 m³/s
Foz Afluente do Rio Ródano
Área da bacia 107 km²
País(es)  França e Suíça

O rio Arve é um curso de água secundário que nasce no passo de Balme no monte Branco e vem se lançar no rio Ródano, a sul de Genebra.

Nasce duma torrente do glaciar do Tour do maciço do Monte Branco, e desce o vale do Arve, na chamada província de Faucigny da França. Tem um caudal importante e por receber nada menos do que 40 afluentes, geralmente torrentes, nos seus 107 km de comprimento [1]. Tumultuoso, presta-se à prática do rafting do canoa ou ainda do hydrospeed.

Percurso[editar | editar código-fonte]

O curso do Arve corre quase na sua totalidade na Alta Saboia, com excepção dos últimos quilómetros que se passam no cantão de Genebra, a um quilómetro do local onde o rio Ródano deixa o lago Lemano.

Mesmo que pequeno, em comprimento, atravessa na França localidades tão importantes como Chamonix-Mont-Blanc, Les Houches, Cluses, Annemasse e já na Suíça, Thônex, Veyrier, Chêne-Bougeries, Carouge e finalmente Genève [1][2].

Para o débito do Arve, consultar os valores obtidos em Arthaz-Pont-Notre-Dame [3], e também a [2].

Hidrologia[editar | editar código-fonte]

Verdadeiro rio de montanha com um caracter altamente tumultuoso e irregular pode apresentar no período de águas altas da primavera-verão um caudal entre 93 a 128 m³ por segundo, com um máximo em Junho em razão do degelo. O caudal diminui progressivamente para atingir o mínimo no inverno, o período da água baixa, com um caudal médio de 40,3 m³/s em janeiro e 43,5 m³/s em fevereiro.
Este valor pode descer a 10,3 m³ por segundo em períodos de seca quinquenal e considerada normal na região dos Alpes do Norte. As cheias já atingiram valores de 430 et 540 m³/s, ver de 690 e mesmo 780 m³.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]