Canoa – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura por esporte com canoas, veja Canoagem.
Canoa em Querala, Índia

Canoa é geralmente definida como uma embarcação leve a remo ou a vela que se diferencia do bote por ter o casco afinado tanto na proa como na popa.[1] Segundo o dicionário inglês Merriam-Webster, a canoa é "um barco estreito e leve, com ambas as extremidades afiadas, e que é normalmente propelido por remos".[2]

Vários tipos de canoas têm sido produzidas por várias culturas desde os primórdios. Os mesopotâmicos já as faziam de peles costuradas, os egípcios com elas transportavam enormes pedras.

O uso da canoa foi essencial na internalização da colonização europeia na América (notadamente Canadá e no Brasil das entradas e bandeiras), que se fez a remo e em canoas.

Ainda hoje e em todos os continentes, é com este pequeno e rudimentar veículo aquaviário que uma vasta quantidade de pessoas supre suas necessidades de locomoção em viagens ou migrações e no sustento diário da pesca de subsistência.

Na maioria das vezes a canoa é produzida escavando ou queimando o tronco de uma só árvore como a canoa caiçara, ou armando sua casca (birch bark), um casco de peles de animais costuradas (caiaque inuit) ou mesmo um feixe de juncos amarrados (caballito de Totora).

Na Polinésia a construção de canoas encontrou um enorme refinamento de suas formas hidrodinâmicas e invenção do catamarã que não é mais que a conjunção de duas canoas, possibilitando aos Austronésios a colonização das dispersas ilhas oceânicas do Pacífico, o mais extenso dos oceanos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Definition of canoe» (em inglês). Merriam-Webster. 1 páginas. Consultado em 18 de junho de 2018. a light narrow boat with both ends sharp that is usually propelled by paddling 
  2. «canoa». Aulete Digital. 1 páginas. Consultado em 17 de junho de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Canoa