Renomeação dos meses e dos dias da semana no Turcomenistão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Saparmyrat Nyýazow em 2002

Em 10 de agosto de 2002, o governo do Turcomenistão adotou uma lei para renomear todos os meses e a maioria dos dias da semana. Os nomes foram escolhidos de acordo com os símbolos nacionais do Turcomenistão, conforme descrito no Ruhnama, um livro escrito por Saparmurat Niyazov, o primeiro e único presidente vitalício do Turquemenistão. Segundo o documentário de Arto Halonen, A Sombra do Livro Sagrado, o empresário turco Ahmet Çalık teve a ideia de renomear os meses, enquanto tentava fazer amizade com Niyazov para expandir seus negócios no país.

Após a aprovação da lei, os novos nomes foram usados em todos os meios de comunicação estatais turcomenos. Publicações em outros idiomas no país também usaram os novos nomes, especialmente aqueles direcionados a cidadãos do Turcomenistão que falam a língua russa, com o nome antigo algumas vezes escrito entre colchetes. Os nomes dos meses antigos ainda eram usados no discurso popular, no entanto.[1]

Quatro anos após a mudança, em 2006, Niyazov morreu. Em 23 de abril de 2008, foi relatado que o gabinete de ministros do Turcomenistão discutiu a restauração dos nomes antigos dos meses e dias da semana.[2] Os nomes antigos foram finalmente restaurados em julho de 2008.[1]

Meses[editar | editar código-fonte]

Os nomes originais dos meses foram retirados do idioma russo. Os nomes dos meses do Turcomenistão adotados foram os seguintes:

Nome em português Antigo nome turcomano Novo nome turcomano Explicação
Janeiro Ýanwar Türkmenbaşy Líder do Turcomenistão: título adotado de Saparmurat Niyazov, então presidente do país e autor do Ruhnama .
Fevereiro Fewral Baýdak Bandeira: dia da bandeira do Turquemenistão é comemorado em fevereiro, no aniversário de Niyazov.
Março Mart Nowruz Ano novo persa tradicional, comemorado em março.
Abril Aprel Gurbansoltan Gurbansoltan Eje: nome da mãe de Niyazov.
Maio Maý Magtymguly Magtymguly Pyragy: poeta turcomano, considerado por Niyazov como um dos maiores professores espirituais do povo turcomano.
Junho Iýun Oguz Oguz Khan: lendário e semi-mitológico fundador da nação turcomena, registrado pela primeira vez no século XIII (ver Oghuz ).
Julho Iýul Gorkut Herói do épico turcomano Livro de Dede Korkut.
Agosto Awgust Alp Arslan Segundo líder do Império Seljuk, travou uma guerra com o Império Bizantino e iniciou a migração turca para a Ásia Menor.
Setembro Sentýabr Ruhnama Livro de Niyazov, definido como um guia espiritual para a nação turcomena.
Outubro Oktýabr Garaşsyzlyk Independência: dia da independência do Turquemenistão, comemorado em outubro.
Novembro Noýabr Sanjar Último governante do império seljúcida .
Dezembro Dekabr Bitaraplyk Neutralidade: dia da neutralidade, comemorado em dezembro (Turquemenistão proclamou ser um país neutro).

Dias da semana[editar | editar código-fonte]

Os nomes originais dos dias da semana vêm do persa. Os nomes adotados foram os seguintes:

Nome em português Antigo nome turcomano Nome turcomeno adotado Explicação
Segunda-feira Duşenbe Başgün Primeiro dia
Terça-feira Sişenbe Ýaşgün Dia jovem
Quarta feira Çarşenbe Hoşgün Dia favorável
Quinta feira Penşenbe Sogapgün Dia da justiça
Sexta-feira Anna Annagün Dia das mães
Sábado Şenbe Ruhgün Dia espiritual
Domingo Ýekşenbe Dynçgün Dia de descanso

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]