Bandeira do Turquemenistão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bandeira do Turquemenistão
Bandeira do Turquemenistão
Aplicação
Proporção 2:3
Adoção 19 de fevereiro de 1992
Tipo Nacional, uso civil, estatal e militar em terra

A bandeira do Turquemenistão foi adotada em 19 de fevereiro de 1992. É frequentemente descrita como a bandeira nacional mais detalhada do mundo.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

A cor verde e a lua crescente do islã representam a fé do povo turcomeno e a esperança de um mundo melhor. Já as estrelas simbolizam as cinco regiões do país.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Antes do colapso da União Soviética, em 1991, o Turquemenistão tinha uma bandeira semelhante a todas as outras Repúblicas Soviéticas.

Após a independência em 1991, em 19 de fevereiro de 1992, o Turquemenistão adotou uma bandeira muito semelhante ao projeto atual. No entanto, os desenhos à esquerda eram diferentes. Em 1997, um ramo de oliveira foi adicionado para simbolizar a natureza amante da paz do povo turcomeno. O posicionamento da crescente e das estrelas também foi alterado, com o crescente posicionado aproximadamente para sua posição atual, mas com as estrelas em uma posição muito mais desigual. Em 2001, a bandeira mudou de 1:2 para 2:3 e o campo verde ficou mais leve.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

A bandeira do Turquemenistão é uma das únicas bandeiras do mundo que apresentam uma peça de tapeçaria em seu design, assim como a bandeira da Bielorrússia.[2]

Referências

  1. admin (16 de junho de 2016). «Bandeira do Turcomenistão». Portal São Francisco. Consultado em 4 de agosto de 2021 
  2. «Significado da bandeira do Turquemenistão». Estudo Prático. 5 de maio de 2016. Consultado em 4 de agosto de 2021