Rachid Taha – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rachid Taha
Rachid Taha
Rachid Taha em 2011
Informação geral
Nome completo Rachid Taha
Nascimento 18 de setembro de 1958
Local de nascimento Sig, Província de Muaskar, Argélia
País Argélia
Local de morte Paris, França
Gênero(s) Raï, Pop
Instrumento(s) Vocalista e autor (música e letras)
Período em atividade 1983–2018
Gravadora(s) Universal Records
Página oficial RachidTaha.Artistes.UniversalMusic.Fr/

Rachid Taha (árabe: رشيد طه) (Sig, Província de Muaskar, 18 de setembro de 1958Paris, 12 de setembro de 2018) foi um cantor franco-argelino do género Raï, autor e intérprete de clássicos como "Menfi", "Voilà Voilà" ou "Ida".

A sua música caracteriza-se por ser uma fusão entre diversos géneros musicais, como o rock, techno ou Indie com o género Raï. A sua voz rouca e áspera tem um cunho único que o diferencia de todos os outros cantores do mesmo género. Com excepção de alguns temas, todos o seu trabalho é cantado em árabe. É conhecido também pelo som único que transmite com o "mandolute", uma espécie de oud, que junta a instrumentos musicais eléctricos e electrónicos.

A exaltação das suas raízes argelinas, as dificuldades de integração dos imigrantes em França, a oposição ao racismo e à discriminação, são a base dos seus temas e estão patentes em todo o seu trabalho, como pode notar-se até no nome do seu primeiro álbum: "Carte De Séjour" (documento de autorização de residência em França).

A sua versão do tema "Rock de Casbah", dos The Clash, faz parte da banda sonora do documentário "Joe Strummer, The Future Is Unwritten", de 2007, sobre o líder do mesmo grupo.

O tema Barra Barra, do álbum Made In Medina, faz parte do filme Black Hawk Down, de 2001, e do trailer de apresentação do jogo Far Cry 2.

Morte[editar | editar código-fonte]

Rachid Taha morreu em 12 de setembro de 2018 após uma parada cardíaca.[1]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com o grupo "Carte De Séjour":

A solo:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cantor argelino Rachid Taha morreu aos 59 anos». Diário de Notícias. 12 de setembro de 2018. Consultado em 12 de setembro de 2018 
  • Moreira, P., Rock métis en France, Souffles (1987).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]