Peter Mark Roget – Wikipédia, a enciclopédia livre

Peter Mark Roget
Peter Mark Roget
Nascimento 18 de janeiro de 1779
Soho, Londres, Inglaterra
Morte 12 de setembro de 1869 (91 anos)
West Malvern, Worcestershire, Inglaterra
Residência Inglaterra
Sepultamento Worcestershire
Nacionalidade britânico
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Progenitores
  • John Roget
  • Catherine Roget
Filho(a)(s) John Lewis Roget
Alma mater
Ocupação Médico, teólogo, lexicógrafo
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Manchester

Peter Mark Roget (18 de Janeiro de 177912 de Setembro de 1869) foi um médico britânico, teólogo e lexicógrafo. Ficou conhecido pela publicação, em 1852, Thesaurus of English Words and Phrases (Roget’s Thesaurus), uma coleção de classificação de palavras.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Peter Mark Roget nasceu em Londres. Filho de um suíço, Roget estudou medicina na Universidade de Edimburgo, graduando-se em 1798. A sua vida foi marcada por vários incidentes e tristezas. O seu pai e a sua esposa morreram muito jovens e o seu tio Samuel Romilly suicidou-se na presença de Roget. Roget lutou a maior parte da sua vida contra uma depressão.[1]

Roget aposentou-se da sua vida profissional em 1840. A 1848, preparou-se para publicar um trabalho que perpetuasse a sua memória. A primeira edição impressa foi em 1852, chamado Thesaurus of English Words and Phrases.[2]

Roget morreu enquanto estava de férias em West Malvern, Worcestershire,[3] aos 90 anos. Roget foi enterrado no cemitério da Igreja St James, local onde morreu.

Roget na Ciência e Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Roget foi um dos fundadores da Sociedade Médica e Cirúrgica de Londres, que mais tarde se tornou a Royal Society of Medicine, onde exerceu o cargo de secretário. Em 1815, inventou a régua de cálculo log-log, permitindo que uma pessoa realize cálculos de exponenciais e raízes fracionárias. Em 1834 tornou-se o primeiro professor de Fisiologia da Royal Institution.

Peter escreveu inúmeros artigos sobre a fisiologia e saúde, assim como uma série de manuais populares para posteriormente serem utilizados pela Universidade de Londres. Mostrou também notável engenho em inventar e resolver problemas de xadrez.

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Spiegelman, Arthur (28 de Março de 2008). «The man who made lists to fend off depression». Reuters. Consultado em 10 de Março de 2015 
  2. Lemco, I. «Roget's Engineering Successor [i.e. S. R. Roget]». Consultado em 12 de Março de 2015 
  3. Deaths England and Wales 1837–1983 – lists place of death as Ledbury, and expands "The district Ledbury spans the boundaries of the counties of Herefordshire, Hereford and Worcester and Worcestershire"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]