Soho – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Soho (desambiguação).
Soho
Nome local
(en) Soho
Geografia
País
País
Região
Londres (d)
Condados cerimoniais
Borough
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto
área de Londres (d)
Identificadores
Código postal
W1
Prefixo telefônico
020
Mapa
Golden Square, no Soho, em 2006

Soho é uma região na Cidade de Westminster, na Região de Londres, na Inglaterra.

É um distrito de entretenimento que, durante a última parte do século XX, adquiriu certa reputação devido aos seus sex shops e por sua vida noturna, assim como à indústria cinematográfica.

Desde o início da década de 1980 a área passou por uma transformação considerável, e é atualmente um distrito moderno, com restaurantes finos e escritórios de empresas da mídia, com alguns poucos estabelecimentos ainda ligados à chamada indústria do sexo no lado oeste da área.[1].

A área foi desenvolvida a partir de terras agrícolas por Henrique VIII em 1536, quando se tornou um parque real. Tornou-se uma paróquia por direito próprio no final do século XVII, quando os edifícios começaram a ser desenvolvidos para a classe alta, incluindo a construção da Praça Soho na década de 1680. A Igreja de Santa Ana foi fundada no final do século XVII e continua sendo um marco local significativo; outras igrejas são a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a Igreja de São Gregório e São Patrício na Praça do Soho. A aristocracia se afastou principalmente em meados do século XIX, quando o Soho foi particularmente atingido por um surto de cólera em 1854. Durante grande parte do século XX, o Soho teve uma reputação como base para a indústria do sexo, além de sua vida noturna. e sua localização para a sede das principais empresas de cinema. Desde a década de 1980, a área passou por considerável gentrificação. Hoje é predominantemente um distrito da moda de restaurantes de luxo e escritórios de mídia, com apenas um pequeno remanescente de locais da indústria do sexo. A comunidade gay de Londres está centrada na Old Compton Street, no Soho.

A reputação da Soho como um importante distrito de entretenimento de Londres decorre de teatros como o Windmill Theatre na Great Windmill Street e a Raymond Revuebar, de propriedade do empresário Paul Raymond, e clubes de música como o 2i's Coffee Bar e o Marquee Club. O Trident Studios estava sediado no Soho, e a vizinha Denmark Street abrigou inúmeras editoras de música e lojas de instrumentos a partir do século XX. A indústria cinematográfica britânica independente está centrada no Soho, incluindo a sede britânica da Twentieth Century Fox e os escritórios do British Board of Film Classification. A área é popular para restaurantes desde o século XIX, incluindo o Kettner's de longa data, visitado por inúmeras celebridades. Perto de Soho fica a Chinatown de Londres, centralizada na Gerrard Street e contendo vários restaurantes.


Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.