Palácio Araguaia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Palácio Araguaia

Vista lateral do Palácio Araguaia

História
Arquiteto
Maria Luci da Costa e Ernani Vilela
Arquitetura
Estilo
Pós-modernismo e arquitetura modernista brasileira
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos projetado pelos arquitetos Maria Luci da Costa e Ernani Vilela é a sede do governo do estado brasileiro do Tocantins. Está localizado na cidade de Palmas, capital do estado.

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurada no dia 9 de março de 1991. O palácio fica localizado na Praça dos Girassóis.[1]

Sede do poder executivo estadual, o Palácio Araguaia é um marco de onde foram projetadas ruas e avenidas da capital. É localizado na Praça dos Girassóis, esta situada no centro do plano diretor e ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrados, considerada a maior praça pública da América e segunda maior do globo. Imponente, com quatro pavimentos, sendo um subsolo. Seus arcos são uma referência histórica à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade. De arquitetura arrojada, o Palácio Araguaia é o principal cartão postal de Palmas, e acompanha o projeto de modernidade da capital do Tocantins.

Referências

  1. «Palácio Araguaia: símbolo da modernidade tocantinense». Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Tocantins. 28 de setembro de 2004. Consultado em 1 de maio de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.