Noyon – Wikipédia, a enciclopédia livre

Noyon

Comuna da França

  Comuna francesa França  
Catedral de Noyon
Catedral de Noyon
Catedral de Noyon
Símbolos
Brasão de armas de Noyon
Brasão de armas
Localização
Noyon está localizado em: França
Noyon
Localização de Noyon na França
Coordenadas 49° 34' 54" N 2° 59' 59" E
País  França
Região Altos da França
Departamento Oise
Administração
Prefeito Patrick Deguise (2008-2014)
Características geográficas
Área total 18 km²
População total (2018) 13 496 hab.
Densidade 749,8 hab./km²
Altitude máxima 153 m
Altitude mínima 36 m
Código Postal 60400
Código INSEE 60471
Sítio http://www.ville-noyon.fr/

Noyon é uma comuna histórica francesa no departamento de Oise, em Altos da França, aproximadamente a 95 quilômetros a norte de Paris.

Originariamente habitada por tribos gaulesas, é famosa por ter sido o local da coroação do imperador Carlos Magno em 768 e, mais tarde, do primeiro rei capetiano, Hugo Capeto em 987.

Em fins do século XVI, a localidade caiu sob o domínio de Espanha, mas o rei Henrique IV de França a reconquistou. A cidade foi ocupada pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial e em ambos as ocasiões, sofreu danos pesados.

História[editar | editar código-fonte]

Os romanos fundaram a cidade como Noviômago (em latim: Noviomagus). Supostamente também conhecido como Noviômago dos Veromânduos ou apenas Veromânduos (em latim: Veromanduorum) para distingui-lo dos inúmeros outros locais de mesmo nome, apesar de nenhuma fonte romana pode prová-lo. A cidade é mencionada no Itinerário de Antonino como sendo de Soissons e de Amiens. Mas suas distâncias, como D'Anville diz, não são exatas, para Noyon está ainda em Amiens e mais perto de Soissons que o roteiro diz. A mutação do Noviômago o nome para Noyon é mais claro em um documento datado desde a Idade Média, onde a cidade é então chamado Novíomo. Noyon foi fortemente fortificada e alguns troços da muralha romana ainda permaneciam na antiguidade tardia.

Isto pode explicar por que, em torno de no ano 531, o bispo Medardo transferiu sua sede de Vermand, no Vermandois, a Noyon. Outras explicações são que Medardo nasceu perto da cidade, em Salency, ou que o lugar está mais próximo da Soissons, que foi uma das capitais merovíngias. A catedral de Noyon foi onde Carlos Magno foi coroado, em 768, como também o foi o primeiro rei Capetiano, Hugo Capeto, em 987. A cidade recebeu uma carta em condomínio 1108, que foi posteriormente confirmada por Filipe Augusto em 1223. No século XII, a diocese de Noyon foi aumentada para um ducado no Pariato da França. A catedral românica foi destruída pelo fogo em 1131, mas logo foi substituída pela atual catedral, um dos primeiros exemplos da arquitetura gótica na França, construída entre 1145 e 1235. A biblioteca é um exemplo histórico de meia-construção em estilo enxaimel. Pelo Tratado de Noyon, assinado em 13 de agosto de 1516 entre Francis I da França e imperador Charles V, a França abandonou a cidade para o Reino de Nápoles e recebeu o Grão-Ducado de Milão em recompensa. Tendo sido devastada pelas tropas dos Habsburgos em 1552, Noyon foi vendida para a França em 1559, nas condições do Tratado de Cateau-Cambrésis. Perto do final do século XVI, a cidade caiu sob o controle dos Habsburgo, mas Henry IV de França recuperou-a. A Concordata de 1801 suprimiu o seu bispado.

Filhos da localidade[editar | editar código-fonte]