Northwest Airlines – Wikipédia, a enciclopédia livre

Northwest Airlines
Northwest Airlines
IATA NW
ICAO NWA
Indicativo de chamada Northwest
Fundada em 1926 (como Northwest Airways)
Encerrou atividades em 31 de janeiro de 2010 (fusão com Delta)
Principais centros
de operações
Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County
Aeroporto Internacional de Memphis
Aeroporto Internacional Minneapolis-Saint Paul
Aeroporto de Amsterdã Schiphol
Aeroporto Internacional de Narita
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Indianápolis
Aeroporto Internacional General Mitchell
Aeroporto Internacional de Los Angeles
Programa de milhagem WorldPerks
Serviço VIP WorldClubs
Aliança comercial SkyTeam
Frota 336
Destinos 254
Sede Eagan, Estados Unidos
Pessoas importantes CEO: Douglas Steenland
CFO: Neal Cohen
Sítio oficial www.nwa.com

Northwest Airlines foi uma empresa aérea dos Estados Unidos com sede na cidade de Eagan, Minnesota. Era membro da SkyTeam Alliance.

História[editar | editar código-fonte]

Waco JYM da Northwest Airlines utilizado em 1929.

Em 1926 Lewis Brittin criou a Northwest Airways. Como outras companhias estadunidenses, a Northwest começou não por transportar passageiros, mas sim para fazer correspondência aérea. As suas primeiras rotas foram entre Minneapolis, Minnesota e Chicago. Somente em 1927 a Northwest começou a transportar passageiros e em 1928 fez o seu primeiro voo fora dos Estados Unidos, com destino a Winnipeg no Canadá. No final da década a companhia adicionou mais destinos ao seu serviço.

Em 1931, a Northwest apoiou Charles Lindbergh e Anne Lindbergh num pioneiro voo até ao Japão, que depois ficou conhecido pelo Grande Círculo da Northwest Airlines, e provou que voando pelo Alasca poderiam poupar 3218 km entre a rota de Nova Iorque e Tóquio. Em 1933 o nome mudou para o atual Northwest Airlines. Durante a 2º Guerra Mundial a Northwest Airlines ajudou os Estados Unidos transportando os militares.

Na Primavera de 1947 a Northwest Airlines estableceu-se em Tóquio e começou a voar até aos Estados Unidos, tornando-se assim a primeira companhia aérea estadunidense a voar dos Estados Unidos até ao Japão. A partir de Tóquio a Northwest Airlines voava para Seul, Shanghai e Manila. Assim a companhia modificou o nome para Northwest Orient Airlines.

Um Boeing 747 da Northwest Airlines

A 1 de Agosto de 1969 a Northwest Airlines recebeu a primeira encomenda do novo Boeing 737,que permitia assim melhorar a qualidade de voo em menos tempo de viagem. Northwest Airlines e a Pan American eram as únicas companhias autorizadas a voar dos Estados Unidos para o Japão. Atualmente a companhia é a maior companhia não-japonesa a operar no Japão que incluia quinze destinos na Ásia.

Em 1984 a Northwest Airlines começou a ter voos diretos até à China e também até às ilhas Britânicas e Escandinávia. Em 1986 comprou a rival Republic Airlines, a qual era baseada em Minneapolis-St. Paul. Após a fusão, a empresa modificou seu nome de Northwest Orient Airlines para apenas Northwest Airlines.

Boeing 757-200 da Northwest Airlines.

As suas maiores mudanças aconteceram em 1989. A Northwest Airlines foi comprada por um grupo liderado por Al Checchi and Gary Wilson, pela KLM e muitas outras. Para pagar as dívidas, os novos donos tiveram de vender propriedades da companhia em todo o mundo, inclusive em Tóquio.

Em 1993 a Northwest Airlines e a KLM fizeram uma estratégica aliança conhecida como a Wings Alliance. Foi também nesse ano que se juntou à SkyTeam

Venda[editar | editar código-fonte]

Airbus A320 da Northwest Airlines em 2008.

Em 14 de abril de 2008 a NWA anunciou a fusão com a Delta, formando a maior companhia aérea do mundo. A fusão foi aprovada em 28 de outubro de 2008 e a marca NWA desapareceu, ficando somente a marca Delta.

Frota[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2009.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências