Miguel Pro – Wikipédia, a enciclopédia livre

Beato Miguel Agustín Pro
Miguel Pro
Retrato do Beato Miguel Pro
Presbítero e Mártir
Nascimento 13 de janeiro de 1891
Guadalupe, Zacatecas, México
Morte 23 de novembro de 1927 (36 anos)
Cidade do México, México
Veneração por Igreja Católica
Igreja Luterana[1]
Beatificação 25 de setembro de 1988
Praça de São Pedro, Vaticano
por Papa João Paulo II
Principal templo Paróquia Sagrada Família, Colonia Roma, Cidade do México
Festa litúrgica 23 de novembro
Atribuições Vestes sacerdotais, palma do martírio
Portal dos Santos

Miguel Agustín Pro, SJ (Guadalupe, 13 de janeiro de 1891Cidade do México, 23 de novembro de 1927), conhecido também como Padre Pro, foi um sacerdote jesuíta mexicano, executado sem julgamento durante as perseguições religiosas no contexto da Guerra Cristera, no México. Foi beatificado no dia 25 de setembro de 1988 por São João Paulo II, sendo comemorado liturgicamente em 23 de novembro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Padre Pro durante seu estágio em Enghien, na Bélgica, por volta de dezembro de 1925

Miguel entrou no noviciado da Companhia de Jesus em 10 de agosto de 1911. No entanto, teve que deixar seu país pouco depois, em 1914, devido à revolução que assolava o México na época. Esta revolução impediu as atividades normais de estudo de Miguel, e os estudos eclesiásticos foram impedidos ou proibidos pelo novo governo. Inicialmente, o jovem Miguel foi transferido para Los Gatos, Califórnia, Estados Unidos. A partir daí, dirigiu-se à Espanha para prosseguir seus estudos de filosofia em Granada de 1915 a 1918.

Ele lecionou por quatro anos na Nicarágua, de 1918 a 1922, e posteriormente retornou à Europa. Primeiramente, permaneceu em Barcelona de 1922 a 1923, depois em Enghien na Bélgica de 1924 a 1926, onde estudou teologia em preparação para o sacerdócio. Miguel Pro foi ordenado sacerdote em Enghien em 31 de agosto de 1925.

Volta ao México[editar | editar código-fonte]

Em 1927, Miguel voltou ao seu país, o México, em um momento crítico das relações entre Igreja e Estado. O Padre Miguel Pro dedicou-se ao seu apostolado sacerdotal na capital, a Cidade do México, onde desempenhou um papel ativo no apoio a diversos grupos pastorais. Ele trabalhou arduamente na organização dos estudantes, auxiliando-os a aprofundar a sua fé. Esses estudantes posteriormente se uniriam para formar a União Nacional dos Estudantes Católicos (UNEC).

Também ajudou no auxilio de empregados e trabalhadores domésticos e mães solteiras, até então, negligenciados. Apesar da rejeição social, fundou um centro de reabilitação de prostitutas.

Durante o auge do anticlericalismo no país, quando os sacerdotes eram banidos - sob pena de morte - de qualquer atividade sacerdotal ou sacramental, Pro circulava na cidade de bicicleta, distribuindo a comunhão em locais de encontros clandestinos. Organizava esconderijos para freiras fugirem da perseguição. Ele também ajudava as famílias dos Cristeros, enquanto se dissocia completamente do movimento armado cristão em guerra com o governo de 1926 a 1929 . No entanto, ele acreditava que os católicos deveriam defender seus direitos políticos, incluindo o da liberdade religiosa.

Apesar de sua saúde debilitada, Miguel Pro permanecia notavelmente ativo, visitando as pastorais clandestinas. Com frieza e muito humor, ele conseguiu muitas vezes, e até de forma romântica, evitar a captura. Ele inventava disfarces muito variados e engenhosos para escapar da polícia. Chegou a ser preso e passou um tempo na prisão sem que a polícia descobrisse sua verdadeira identidade.

Prisão e execução[editar | editar código-fonte]

Em 13 de novembro de 1927, como parte de uma defesa fervorosa da liberdade religiosa, um ataque é realizado contra Álvaro Obregon, um candidato maçom à presidência do México. Após a tentativa de ataque fracassada, três irmãos Pro - Miguel, Humberto e Robert - são detidos. A inocência dos três é inquestionável, porém nenhum julgamento justo é realizado. Apesar dos protestos de advogados e diplomatas estrangeiros, suas vozes se mostram ineficazes diante do governo. Este último ignora procedimentos legais, priorizando um exemplo que deseja estabelecer em relação à Igreja Católica. Para evitar qualquer possível intervenção jurídica ou diplomática de último minuto, a execução dos irmãos Pro é antecipada em meia hora.

No dia 23 de novembro de 1927, às 10 horas da manhã Miguel e Humberto Pro foram baleados. No caminho da cela para o posto de execução, Miguel Pro consola e perdoa o seu carcereiro. Diante do pelotão de fuzilamento, o jovem Padre Pro se arma em cruz e pronuncia as famosas palavras: “Viva Cristo Rei”.

Legado e beatificação[editar | editar código-fonte]

O povo mexicano venera Miguel Pro como um mártir e um símbolo da perseguida Igreja mexicana, potencializado pela circulação de fotos de sua execução na imprensa. Poucos anos após sua morte, muitas biografias de Miguel Pro já circulavam e foram traduzidas para várias línguas, com sua biografia divulgada por colégios jesuítas de todo o mundo.

Em 25 de setembro de 1988, Miguel Agustín Pro foi oficialmente declarado mártir e abençoado pelo Papa João Paulo II. Liturgicamente, é comemorado em 23 de novembro, data de seu martírio.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. ↑ A biografia escrita por André Dragon no ano seguinte à execução de Miguel Pro, - Por Cristo Rei, Miguel Pro foi executado ... - teve um sucesso considerável e foi imediatamente traduzido para uma dezena de línguas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • André Dragon, Montreal,1928
  • André Dragon, Montreal,1940
  • (es) J. Cardoso, México,1943
  • (it) E. Carminati, Roma,1988

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Miguel Pro
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Miguel Pro
  1. «2024 Calendar» (em em). Calendar.SK. Consultado em 20 de janeiro de 2024