Templo – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Templo de Hefesto, um templo grego dórico em Atenas, com a entrada original virada ao leste; 449 a.C.
Basílica de São Pedro Sede da Igreja Católica Apostólica Romana

Templo (do latim templum, "local sagrado") é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso, como culto. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real. É o resumo do macrocosmo e também a imagem do microcosmo: 'o corpo é o templo do Espírito Santo' (I, Coríntios, 6, 19).

Todos os templos autênticos envolvem um simbolismo cósmico. Podemos citar, como exemplo, o templo edificado por Salomão a Jeová. Ele representava o cosmo e cada objeto ali existente obedecia a uma ordem. O candelabro de 7 braços simbolizando os 7 planetas do Sistema Solar conhecidos pelo homem na data de sua construção (na época a Lua era considerada um planeta e os planetas Urano e Netuno não haviam sido descobertos pelo homem); a Mesa, a ação de graças por tudo que se realizou na ordem terrestre; sobre a mesa, 12 pães simbolizando os meses do ano: os pães da proposição ou das faces divinas. A pedra fundamental do templo sendo o centro do mundo, ponto onde se comunicam o terrestre e o celeste. Dessa mesma forma, como centro do mundo, encontramos na Índia, em Angkor, em Java, representações do monte Meru, que é, a um só tempo, o eixo e o centro do mundo.

Templos por religião[editar | editar código-fonte]

Algumas tradições religiosas dedicam nomes específicos para seus templos.

Templo de Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Outras, como no caso da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons), dão o nome de "Templo" com o conceito que tinha na Antiguidade, por se tratarem efectivamente de templos equivalentes no simbolismo arquitetônico e iguais no propósito aos da Antiguidade como o Templo de Salomão, por exemplo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  • CHEVALIER, Jean e Gheerbrandt, Alain. Dicionário de Símbolos - Mitos, sonhos costumes, gestos, formas figuras, cores números.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Templo
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Templo