Maria das Neves de Bragança – Wikipédia, a enciclopédia livre

Maria das Neves
Infanta da Espanha
Duquesa de São Jaime
Maria das Neves de Bragança
Nascimento 5 de agosto de 1852
  Kleinheubach, Alemanha
Morte 14 de fevereiro de 1941 (88 anos)
  Viena, Áustria
Sepultado em Cripta do Castelo Puchheim, Attnang-Puchheim, Alta Áustria
Nome completo  
Maria das Neves Isabel Eulalia Carlota Adelaide Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Paula de Assis Ines Sofia Romana
Cônjuge Afonso Carlos da Espanha, Duque de São Jaime
Casa Bragança (por nascimento)
Bourbon (por casamento)
Pai Miguel I de Portugal
Mãe Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg
Religião Catolicismo
Brasão

Maria das Neves de Bragança (Kleinheubach, 5 de agosto de 1852Viena, 15 de fevereiro de 1941), foi a filha mais velha do rei Miguel I de Portugal, e de sua esposa, a princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg. Se marido foi o reclamante legitimista ao trono francês, o infante Afonso Carlos da Espanha, Duque de São Jaime.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Maria das Neves foi a filha mais velha do casamento do, então, já ex-infante D. Miguel de Portugal e da princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.[1] Maria das Neves de Bragança (assim como os seus irmãos) nasceu no exílio, na Alemanha, pois, à época do casamento de seu pai, este já havia sido deposto do estatuto da realeza e banido perpetuamente de Portugal, em resultado das Guerras Liberais e da assinatura da Convenção de Evoramonte. Desprezando as pretensões das suas duas meias-irmãs legitimadas por D. Miguel e nascidas durante o período do seu reinado efetivo, D. Maria Assunção de Bragança e D. Maria de Jesus de Bragança, assumiu-se como herdeira de seu pai na pretensão ao trono de Portugal até ao nascimento do seu irmão, Miguel Januário de Bragança. Durante esse tempo reivindicou, entre outros, o título de "Princesa Real de Portugal" (de jure). Teve entre seus familiares grande parte a realeza europeia, sendo os seus avós paternos o rei D. João VI de Portugal e a infanta D. Carlota Joaquina de Bourbon. Foi sobrinha do imperador D. Pedro I do Brasil, prima-irmã do imperador D. Pedro II do Brasil e da legítima rainha D. Maria II de Portugal.

Maria das Neves com seu marido o infante Afonso Carlos da Espanha, Duque de São Jaime.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Casou-se em Kleinheubach, em 26 de abril de 1871, com o infante Afonso Carlos da Espanha, Duque de São Jaime, o pretendente carlista ao trono espanhol (como Afonso Carlos I) e pretendente legitimista ao trono francês (como Carlos XII),[2][3][4] filho do infante João, Conde de Montizón, e da arquiduquesa Maria Beatriz de Áustria-Este.[1] O casal teve apenas um filho, mas este morreu poucas horas após o nascimento em 1874.

Morte[editar | editar código-fonte]

Maria das Neves de Bragança morreu em Viena, em 14 de fevereiro de 1941, aos 88 anos de idade. Os seus restos mortais jazem na cripta do Castelo Puchheim, em Attnang-Puchheim, na Alta Áustria.[5]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Maria das Neves de Bragança escreveu um livro de memórias sobre a Terceira Guerra Carlista intitulado Mis memorias sobre nuestra campaña en Cataluña en 1872 y 1873 y en el Centro en 1874 (Madrid: Espasa-Calpe, 1934).

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Maria das Nieves de Bragança. Darryl Lundy (5 June 2004).
  2. «The Old King: Alfonso Carlos I (1931-1936)». Consultado em 13 de maio de 2011. Arquivado do original em 3 de maio de 2008 
  3. "A Romantic Manifesto: Carlist Pretender Will Not Unite Monarchists of Spain", The New York Times (September 4, 1932): E3.
  4. "Don Alfonso Carlos: The Renaissance of Carlism", The Times (September 30, 1936): 7.
  5. Royalty Guide