Lindos – Wikipédia, a enciclopédia livre

A acrópole de Lindos: o stoa restaurado

Lindos (em grego, Λινδος) é uma cidade e um sítio arqueológico na costa leste da ilha grega de Rodes, no Dodecaneso. Está a 55 km a sul da cidade de Rodes e suas praias finas fazem-na um popular destino turístico e de feriado. Sobre a cidade moderna situa-se a acrópole de Lindos, uma cidadela natural que foi fortificada sucessivamente pelos gregos, pelos romanos, pelos bizantinos, pelos hospitalários e pelos otomanos. Estes tornaram o sítio para escavar e interpretar arqueologicamente. A acrópole oferece vistas espetaculares dos portos vizinhos e da costa.

História[editar | editar código-fonte]

Lindos foi fundada pelos dóricos que chegaram no século X a.C.. Foi uma das seis cidades dóricas na área conhecida como Hexápole Dórica. A região leste de Rodes fê-la um natural lugar de encontro entre os gregos e os fenícios, e no século VIII a.C. Lindos foi um importante centro comercial. Sua importância declinou após a fundação da cidade de Rodes no século V a.C..

Em tempos clássicos a acrópole de Lindos foi dominada pelo massivo templo de Atena Lindia, que chegou à sua forma final ao redor de 300 a.C.. Em tempos helenísticos e romanos, o templo prescindiu como mais construções foram feitas. Em tempos medievais recentes aquelas construções caíram em desuso, e no século XIV elas foram tiradas de foco por uma massiva fortaleza construída na acrópole pelos hospitalários para defender a ilha contra os otomanos.

Na acrópole[editar | editar código-fonte]

Parte da cidade vista da acrópole.

Na acrópole de Lindos hoje parte das seguintes construções podem ainda ser vistas:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] - Ministério grego da Cultura: Lindos
  • [2] - Descubra Rodes (informações sobre Rodes)
  • [3]
  • [4] - Informações sobre Lindos e vilarejos próximos