Instituto do Ceará – Wikipédia, a enciclopédia livre

Instituto do Ceará
(Histórico, Geográfico e Antropológico)
Instituto do Ceará
Instituto do Ceará
Tipo instituto de investigação, museu
Inauguração 1887 (137 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 3° 43' 55.996" S 38° 31' 48.356" O
Mapa
Localidade Ceará
Localização Fortaleza - Brasil

O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) é uma instituição de estudos de caráter científico sobre diversos temas, em especial a história, a geografia e a antropologia.[1][2] Funciona de segunda a quinta-feira, no horário das 9h às 16h, e sexta-feira das 9h às 12h.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 4 de março de 1887, na cidade de Fortaleza e publica anualmente uma revista em formato de livro. O Barão de Studart é um dos seus principais benfeitores. Atualmente, a Entidade conta com quarenta associados vitalícios. A admissão, por eleição, somente ocorre quando da abertura de alguma vaga,[3] por falecimento ou por remissão, de algum sócio efetivo.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O Instituto mantém uma biblioteca com 35.900 títulos catalogados aberta para o público, 17.797 informatizados, no programa Biblivre. Sua hemeroteca foi recentemente organizada e catalogada, à disposição dos consulentes, sob prévia proposta de consulta. Dispõe de jornais do século XIX e século XX.[4]

Possui ainda três auditórios: Auditório Barão de Studart, com ambiente tradicional, cadeiras para os sócios e assentos para 84 pessoas, com ar condicionado; Auditório Pompeu Sobrinho com estrutura moderna, cadeiras especiais para os sócios e autoridades e assentos para 170 pessoas, e Auditório Carlos Studart, com 48 lugares, ambos climatizados.[5]

Memorial Barão de Studart[editar | editar código-fonte]

O Memorial faz uma homenagem ao Barão de Studart, intelectual e principal fundador do Instituto. Foi inaugurado em novembro de 2007. O espaço está dividido em três ambientes que contam a história do seu homenageado e também do Ceará e Fortaleza. A estrutura foi montada dentro dos padrões modernos de historiografia fazendo uso de variados recursos para transportar o visitando para os diversos momentos da história retratados.

Todas as publicações do Instituto, mapas, imagens, fotografias, cartas de Barão de Studart, de José de Alencar, do senador Pompeu e do padre Cícero criam uma mensagem antropológica, política, sociológica, histórica e do cotidiano dos espaços e pessoas apresentadas. A concepção cenográfica e museográfica do memorial é de André Scarlazzari, com curadoria de Lídia Sarmiento.

O Memorial Barão de Studart foi idealizado pelo escritor Eduardo Campos, ex-presidente do Instituto, falecido em setembro de 2007 e patrocinado pelo empresário Ivens Dias Branco.

Lema[editar | editar código-fonte]

Em latimːDedimus profecto grande patientiae documentum. Em Portuguêsː De fato, damos provas de grande estudo e paciência.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Revista do Instituto do Ceará

Almanaque do Ceará[editar | editar código-fonte]

Uma de suas publicações é a versão eletrônica do Almanaque do Ceará (Almanach do Ceará).

Revista[editar | editar código-fonte]

Desde 1887 publica a Revista do Instituto do Ceará.[6]

Membros[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos o Instituto foi aumentando o número de sócios. No início tinha doze associados e na atualidade conta com quarenta sócios efetivos.

Fundadores[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Esta lista está organizada por ordem de antiguidade

* 1 Francisco Fernando Saraiva Câmara

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Instituto do Ceará». www.institutodoceara.org.br. Consultado em 15 de agosto de 2018 
  2. Cultural, Instituto Itaú. «Instituto do Ceará : Histórico, Geográfico e Antropológico (Fortaleza, Ceará) | Enciclopédia Itaú Cultural». Enciclopédia Itaú Cultural 
  3. BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964
  4. «Instituto do Ceará». www.fortalezanobre.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2018 
  5. «Instituto do Ceará para todos». www20.opovo.com.br. Consultado em 15 de agosto de 2018 
  6. «REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ. - IHGB - Instituto Histórico Geográfico Brasileiro» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.