Igreja Anglicana da África Austral – Wikipédia, a enciclopédia livre

Igreja Anglicana da África Austral
(Anglican Church of Southern Africa)
Igreja Anglicana da África Austral
Catedral de São Micael e São Jorge em Grahamstown.
Anglicanos 4 milhões

[1]

Província África do Sul
Origem 1795
Denominação Comunhão Anglicana
Bispos 28
Primaz Rev. Thabo Makgoba
Secretário Geral Revd Nobuntu Mageza
Líder espiritual Rev.Justin Welby
Website South Africa anglican

A Igreja Anglicana da África Austral (do inglês:Anglican Church of Southern Africa) é a província da Comunhão Anglicana na parte sul da África.[2] A província possui vinte e nove dioceses, das quais vinte e uma estão localizadas na África do Sul, três em Moçambique e uma em Angola, Lesoto, Namíbia, Suazilândia e Santa Helena. Na África do Sul, existem entre 3 e 4 milhões de anglicanos. O primata é o arcebispo da Cidade do Cabo. O atual arcebispo é Thabo Makgoba, que sucedeu a Njongonkulu Ndungane em 2006. De 1986 a 1996, o primata foi Desmond Tutu, laureado com o Prêmio Nobel da Paz.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro clero anglicano a ministrar regularmente no Cabo foram capelães militares que acompanharam as tropas quando os britânicos ocuparam a Colônia do Cabo em 1795 e depois novamente em 1806. A segunda ocupação britânica resultou em um crescente fluxo de funcionários públicos e colonos membros de a Igreja da Inglaterra e, portanto, capelães civis ou coloniais foram nomeados para ministrar suas necessidades. Estes estavam sob a autoridade do governador.[3]

O primeiro missionário da Sociedade para a Propagação do Evangelho chegou em 1821, era o padre William Wright. Ele abriu uma igreja e escola em Wynberg, um subúrbio da moda da Cidade do Cabo. Allen Gardiner, missionário da Sociedade Missionária da Igreja, foi para a Zululândia e providenciou para que um sacerdote, Francis Owen, fosse enviado à residência real do rei Dingane. Owen testemunhou o massacre de Piet Retief, o líder Voortrekker e seus companheiros, que haviam chegado a negociar um tratado de terra com Dingane, e partiram logo depois.[4]

A Igreja Anglicana na África Austral, naquele tempo, estava sob a Diocese de Calcutá, que efetivamente incluía as Índias Orientais e todo o Hemisfério Sul. Os bispos a caminho de Calcutá às vezes paravam no Cabo para confirmações e, ocasionalmente, ordenação de clérigos, mas essas visitas eram esporádicas. Tornou-se evidente que era necessário um bispo para a África do Sul e, em 1847, Robert Gray foi consagrado como o primeiro bispo da Cidade do Cabo na Abadia de Westminster. O novo bispo desembarcou na Cidade do Cabo em 1848.

Desmond Tutu (nascido em 1931), ex-Primaz da Igreja Anglicana da Província da África do Sul, destacou o pacifista e uma figura de destaque na bem-sucedida luta contra o apartheid.

Desmond Tutu (nascido em 1931), ex-Primaz da Igreja Anglicana na Província da África do Sul, destacado pacifista e uma figura de destaque na bem-sucedida luta contra o apartheid. Algumas paróquias anglicanas da então Colônia do Cabo se recusaram a ingressar na Igreja da Província da África do Sul quando foi constituída em 1870; essas paróquias se denominavam como Igreja da Inglaterra na África do Sul (CESA). A CESA posteriormente renomeou-se como Igreja Anglicana Evangélica Reformada da África do Sul.

Desmond Tutu ganhou fama mundial durante a década de 1980 como oponente do apartheid. Tutu foi eleito e ordenado o primeiro arcebispo anglicano africano sul-africano da Cidade do Cabo, na África do Sul, e primaz da Igreja Anglicana da África Austral. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984, o Prêmio Albert Schweitzer de Humanitarismo e o prêmio Magubela pela liberdade em 1986. Em 2006, o nome Igreja da Província da África Austral foi abandonado, pois o nome era confuso para algumas pessoas. A província foi renomeada para Igreja Anglicana da África Austral. Em julho de 2012, Ellinah Wamukoya, da Igreja Anglicana da África Austral, tornou-se bispo eleito da Suazilândia e a primeira mulher a ser eleita bispo em qualquer uma das doze Províncias Anglicanas da África.[5] [6]Ela foi consagrada em 17 de novembro de 2012 na Catedral de Todos os Santos, Mbabane.[7] Em 19 de janeiro de 2013, Margaret Vertue foi consagrada como bispo diocesano de False Bay.[8]

Organização[editar | editar código-fonte]

A política da Igreja Anglicana da África Austral é episcopal, como a de outras províncias Anglicanas. A igreja mantém um sistema de paróquias geográficas organizadas em dioceses. A província é dividida em várias dioceses, cada uma liderada por seu próprio bispo.

Referências