Hospital Adventista Silvestre – Wikipédia, a enciclopédia livre

Hospital Adventista Silvestre
Rede Adventista de Saúde
Hospital Adventista Silvestre
Fachada Lateral do Pronto Socorro.
Nome completo Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social
Localização Rio de Janeiro, RJ
 Brasil
Fundação 1942 (82 anos)
Sistema de saúde Adventista
Tipo Privado
Rede hospitalar Adventista
Urgências Sim
Especialidades Diversas
Site hasilvestre.org.br
Coordenadas 22° 56′ 09″ S, 43° 11′ 37″ O
editar

O Hospital Adventista Silvestre é uma Entidade filantrópica sendo integrante das instituições de saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Está localizado na Ladeira dos Guararapes, Bairro Cosme Velho, cidade do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

O Hospital Adventista Silvestre foi fundado em 1942, tendo como base os mesmos princípios que norteiam os mais de 740 hospitais que compõem a Rede Adventista de Saúde espalhadas nos cinco continentes.[1]

Instalações[editar | editar código-fonte]

Além do Hospital Geral, o HAS dispõe de Rede de Saúde na Cidade do Rio de Janeiro denominada de Rede Adventista Silvestre de Saúde formada pelos Centros Médicos, Unidades de Medicina Diagnóstica e Unidades Laboratoriais de Análises Clínicas e Patológicas. Oferece atendimento diversas especialidades médicas.

Assistência Social[editar | editar código-fonte]

O Hospital Adventista Silvestre, sendo uma instituição da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no modelo das demais instituições ligadas a Igreja, promove programas de ação social, ou seja, programas direcionados a grupos desfavorecidos socialmente, de forma gratuita.

Entre os programas sociais destacam-se:

Educação Profissional[editar | editar código-fonte]

O Hospital oferece curso gratuito, anualmente, de capacitação de profissionais da área da saúde, para isso a instituição mantem uma escola técnica. Por ano a escola forma, em média, 30 profissionais, técnicos em enfermagem.[2]

Responsabilidade Social[editar | editar código-fonte]

Este programa atua em sete frentes: [3]

1º Observatório da Criança[editar | editar código-fonte]

2º Programa Comunitário de Saúde[editar | editar código-fonte]

3º Centros Médicos Solidários[editar | editar código-fonte]

Neste programa são oferecidas aos moradores de regiões sem postos de saúde, palestras além de receberem atendimento voltado para mulheres e crianças, tais como: consultas com dentistas, clínico geral e quando necessário, os moradores inscritos são encaminhados para procedimentos cirúrgicos.

4º Projetos Sócio-Educacionais[editar | editar código-fonte]

Criação de hortas comunitárias, um projeto que une fitoterapia com cozinha experimental e com o reaproveitamento de alimentos, programas para a saúde da mulher e do homem e um específico para o combate ao tabagismo.

5º Projetos Sócio-Ambientais[editar | editar código-fonte]

Neste programa são incentivados nas comunidades atendidas a coleta e reciclagem de lixo.

6º Centro de Voluntariado Adventista Silvestre[editar | editar código-fonte]

7º Proaja (Programa de Atenção ao Jovem Adolescente[editar | editar código-fonte]

Este programa contempla jovens com idades entre 12 e 17 anos e oferece iniciação profissional, música, artes, educação sexual na Unidade Casarão, em Santa Teresa. Nas comunidades vizinhas, Guararapes, Cerro Corá e Vila Cândido (Centros Médicos Solidários), a equipe coordenada pelo Dr. Virgílio, a partir de visitas domiciliares e de trabalho de acompanhamento, é responsável pela orientação em relação a curativos e ao uso de medicamentos. Além de atenção e acompanhamento de hipertensão e de diabetes, as duas doenças de maior incidência na região, segundo levantamento dos profissionais do Hospital

Referências

  1. "História do HAS" [1]
  2. "Saúde Web – Silvestre oferece cursos gratuitos"[2]
  3. "Portal Hospitalar.com - Programa de Responsabilidade Social Silvestre"[3]
Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.