Coral Jovem do Rio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Coral Jovem do Rio
Informação geral
Origem Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Gênero(s) Gospel
Período em atividade 1993 - atualmente
Página oficial coraljovemdorio.com.br

O Coral Jovem do Rio é um coral de música cristã do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado em 1993 na cidade do Rio de Janeiro pela iniciativa de um grupo de universitários, ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, com uma proposta de trabalho social: através da música levar amizade e esperança às pessoas.

Para melhor atingir seus objetivos o Coral Jovem do Rio organizou-se e estruturou-se atuando hoje como uma entidade sem fins lucrativos tendo se tornado uma ONG.

Atualmente o coral reúne cerca de 120 jovens, entre coristas e instrumentistas, com idade média de 25 anos.

Desde a sua fundação já se apresentou em várias cidades do país (São Paulo, Maceió, Vitória, Uberlândia, Maringá), e do exterior (Buenos Aires, Santiago, Orlando, Fort Lauderdale, Saint Louis, Richmond, Washington D.C., Boston e Nova Iorque.

No Rio de Janeiro apresentou-se em lugares como o Garden Hall, o Teatro Popular de Niterói e a Praça da Apoteose cantando com Larnelle Harris (premiado cantor internacional) e também no Teatro João Caetano (1999), quando lançou o seu primeiro CD (Para Fazer Você Feliz). À época fez, a convite, uma temporada naquele teatro, onde retornou em 2003, comemorando o seu 10º aniversário. Apresentou-se ainda no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o musical "Sonho sem Fim" (2005). Em 2007 retornou ao Teatro João Caetano com o musical "Sonhos", quando gravou o seu primeiro DVD ao vivo.

Em 2010 participou do evento "Celebrando Esperança", no Maracanãzinho.[1]

Na televisão, apresentou-se em programas de destaque como o Xuxa Park de Natal (1999 e 2000) e o Programa do Jô, em 2005, onde participou juntamente com Cid Moreira.

Projetos Comunitários[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua existência tem procurado associar as suas atividades culturais a ações comunitárias concretas, levando não apenas alegria e esperança com a sua música, mas também géneros alimentares e de primeira necessidade. desse modo, além de trabalhos realizados em asilos, orfanatos e creches, participa desde o início do Projeto Mutirão de Natal, uma campanha que já distribuiu centenas de toneladas de alimentos a famílias carentes[2].

Em 2001 o Coral Jovem do Rio lançou o Coral Infantil da Rocinha, parte de um Projeto Cultural Comunitário denominado "Para Fazer uma Criança Feliz". Desenvolvido na Rocinha, nessa comunidade mantém ainda o "Clube de Desbravadores", e distribui agasalhos, brinquedos e toneladas de alimentos sob a forma de cestas básicas para as famílias carentes. Atualmente o Coral Infantil da Rocinha possui 120 crianças, que ensaiam nas instalações da "Escola Municipal Abelardo Barbosa". Além das atividades musicais, as crianças recebem lições de cidadania e valores. Este projeto cultural e social atua em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), e conta com o apoio e parceria de várias[vago] empresas e organizações[carece de fontes?].

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Celebrando Esperança reúne 36 mil no Maracanãzinho in Novotempo.com, 22 set. 2010. Consultado em 1 out. 2011.
  2. Mutirão de Natal - Mural do Rio de Janeiro
  3. DVD Sonhos - Coral Jovem do Rio[ligação inativa]
  4. «Cópia arquivada». Consultado em 4 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 11 de dezembro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]