Horton Foote – Wikipédia, a enciclopédia livre

Horton Foote
Nascimento 14 de março de 1916
Condado de Wharton
Morte 4 de março de 2009 (92 anos)
Hartford
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Albert Horton Foote
  • Harriet Gautier Brooks
Filho(a)(s) Hallie Foote
Ocupação roteirista, dramaturga, ator
Prêmios
Obras destacadas To Kill a Mockingbird
Religião Ciência Cristã

Albert Horton Foote Jr. (Wharton, Texas, 14 de março de 1916Hartford, Connecticut, 4 de março de 2009) foi um roteirista norte–americano, talvez mais conhecido pelo seu roteiro do filme de 1962 To Kill a Mockingbird e pelo filme de 1983, Tender Mercies, e por seus notáveis dramas para a TV durante a Era de Ouro da Televisão. Ele recebeu o Prémio Pulitzer de Teatro em 1995 por The Young Man From Atlanta.[1] Em 1995, foi o destinatário inaugural do Austin Film Festivals Prêmio Roteirista Expressivo. Descrevendo sua peça tripla “The Ophans Home Cycle”, a crítica do Wall Street Jornal, disse: “Foote, que morreu em março deixou para trás uma obra prima, algo que será lembrado no teatro americano do século XX”. Em 2000 foi condecorado com a Medalha Nacional de Artes.

Filho de Albert Horton Foote (1890-1973) e Harriet Gautier "Hallie" Brooks (1894-1974). Irmão de Thomas Brooks Foote (1921-1944), que morreu em um combate aéreo na Alemanha, e John Speed Foote (1923-1995).

Televisão[editar | editar código-fonte]

Foote começou a carreira como ator, após estudar no Teatro Pasadena de 1931 a 1932. Depois de obter melhores críticas para peças que tinha escrito, ele se concentrou em escrever nos anos 1940 e se tornou um dos principais escritores para televisão durante os anos 1950, começando com um episódio de The Gabby Hayes Show. The Trip to Bountiful premiado em 1 de março de 1953, com as líderes do elenco (Lillian Gish, Eva Marie Saint) reprisando seus papéis na Broadway no final daquele ano.

Teatro[editar | editar código-fonte]

Peças dele foram produzidas na Brodway, na Off–Brodway, na Off-Off–Broadway e em muitos teatros regionais. Escreveu a versão em inglês dos livros japoneses para o musical de 1970 Scarlett, adaptação musical de ...E o Vento Levou. Ele ganhou em 1995 o Prémio Pulitzer de Teatro por The Young Man From Atlanta. A peça The Goodman Theatre que foi apresentada na Brodway em Nova York, em 1997 foi indicada como melhor peça, mas não ganhou. A produção foi estrelada por Rip Torn, Shirley Knight e Biff McGuire. Knight e McGuire foram indicados ao Tony Awards.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Recebeu uma indicação ao um Academy Awards de Melhor Roteiro Adaptado, e um Writers Guild of America por sua adaptação de To Kill a Mockingbird, em 1962. Ele não compareceu à cerimônia do Oscar pois não achava que iria ganhar.

Inicialmente indicou Robert Duval para o papel de Boo Radley, em To Kill a Mockingbird após conhecê-lo em uma produção de 1957 chamada The Midnight Caller, em Nova York. Os dois trabalharam juntos muitas outras vezes no futuro. Duval foi descrito como "o ator número 1".

Roteirizou o filme de 1983, Tender Mercies que fora rejeitado por muitos diretores de cinema americanos, antes que o diretor australiano Bruce Beresford finalmente aceitou, mais tarde o roteirista disse “este filme foi recusado por todos os diretores de cinema americanos na face da terra”. Havia rumores de que Foote havia escrito o roteiro a liderança de ‘’Tender Mercies’’ especialmente para Robert Duval. Isto foi negado por Foote, que disse que seria muito constrangedor se ele escrevesse para um determinado ator; entretanto, Duval disse que ajudou a contribuir com algumas ideias para o personagem e afirmou que Horton sabia que ele iria interpretar um cantor de country. O filme recebeu 6 indicações ao Oscar, incluindo melhor fotografia (que perdeu), e melhor roteiro original (que ganhou). Duval também ganhou um Academy Award pela sua performance.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Casou-se com Lillian Vallish Foote (julho de 1923 - agosto de 1992), de 1945 até sua morte. Tiveram 4 filhos que são atores Horton Foote, Jr. e Hallie Foote, a roterista Daisy Brooks Foote e o diretor Walter Vallish Foote. Todos trabalharam em projetos com seus pais.

Peças[editar | editar código-fonte]

Roteiro Originais[editar | editar código-fonte]

  • Tender Mercies (1983)
  • Alone (1997)
  • Main Steet (2009)

Referências

  1. Kenneth Jones e Andrew Gans (4 de Março de 2009). «Pulitzer Prize-Winning Playwright Horton Foote Is Dead at 92». sítio playbill.com (em inglês). Consultado em 3 de Dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]