Ernest Tidyman – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ernest Tidyman
Nascimento 1 de janeiro de 1928
Cleveland
Morte 14 de julho de 1984 (56 anos)
Londres
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Chris Clark
Ocupação roteirista, romancista, escritor
Prêmios
Obras destacadas Shaft, The French Connection

Ernest Tidyman (Cleveland, 1 de janeiro de 1928Londres, 14 de julho de 1984) foi um autor e roteirista norte-americano, mais conhecido pela sua novela do detetive afro-americano John Shaft. Também co-escreveu o roteiro da adaptação cinematográfica de Shaft junto com John D.F. Black em 1971.

Seu roteiro para The French Connection garantiu a ele um Academy Award de melhor roteiro adaptado assim como o Golden Globe Award um Writers Guild of America Award,e um Edgar Award.

Escreveu o roteiro para o filme de 1973 High Plains Drifter, dirigido e estrelado por Clint Eastwood. Tidyman escreveu a sequencia para Shaft, Shaft's Big Score que foi lançado em 1972.

Em 1974 publicou Dummy, um roteiro de não - ficção que conta a historia de Donald Lang, um surdo-mudo acusado de assassinato. E foi indicado ao Edgar na categoria Fato Crime. Co-escreveu A Force of One em 1979 um dos primeiros filmes de Chuck Norris.

Em 1980 ele escreveu o filme para TV "Guyana Tragedy: The Story of Jim Jones"(no qual ele também teve um papel na produção)com o qual ele conseguiu uma indicação ao Emmy. Pela criação dos livros de Shaft, ele se tornou um dos poucos individuos brancos a garanhar um NAACP Image Award.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Tidyman se casou com Susan Gould e teve dois filho Adam e Nicholas. Em 1982 apos morte de Gould ele se casou com a ex-cantora de soul Chris Clark que co-escreveu o roteiro Lady Sings the Blues(1972). Tydiman morreu em 1984 após perfurar uma ulcera.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]