High-Z Supernova Search Team – Wikipédia, a enciclopédia livre

O High-z Supernova Search Team foi uma colaboração cosmológica internacional que usou supernovas Tipo Ia para mapear a expansão do universo. A equipe foi formada em 1994 por Brian P. Schmidt, então pesquisador associado de pós-doutorado na Universidade de Harvard, e Nicholas B. Suntzeff, astrônomo da equipe do Observatório Interamericano Cerro Tololo (CTIO) no Chile. A equipe original propôs a pesquisa pela primeira vez em 29 de setembro de 1994 em uma proposta chamada Um Projeto Piloto para Procurar uma Supernova Distante Tipo Ia para o CTIO. A equipe original co-listada na primeira proposta de observação foi: Nicholas Suntzeff (PI); Brian Schmidt (Co-I); (outros Co-Is) R. Chris Smith, Robert Schommer, Mark M. Phillips, Mario Hamuy, Roberto Aviles, Jose Maza, Adam Riess, Robert Kirshner, Jason Spiromilio e Bruno Leibundgut. O projeto original ganhou quatro noites de telescópio no Telescópio CTIO Víctor M. Blanco nas noites de 25 de fevereiro de 1995 e 6, 24 e 29 de março de 1995. O projeto piloto levou à descoberta da supernova SN1995Y. Em 1995, o HZT elegeu Brian P. Schmidt, do Mount Stromlo Observatory, que faz parte da Universidade Nacional Australiana, para administrar a equipe.

A equipe se expandiu para cerca de 20 astrônomos localizados nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Chile. Eles usaram o telescópio Víctor M. Blanco para descobrir supernovas do Tipo Ia com desvios para o vermelho de z = 0,9. As descobertas foram verificadas com espectros obtidos principalmente dos telescópios do Observatório Keck e do Observatório Europeu do Sul.

Em um estudo de 1998 liderado por Adam Riess, o High-Z Team tornou-se o primeiro a publicar evidências de que a expansão do Universo está se acelerando (Riess et al. 1998, AJ, 116, 1009, submetido em 13 de março de 1998, aceito em maio de 1998). Mais tarde, a equipe gerou o Projeto ESSENCE, liderado por Christopher Stubbs, da Universidade de Harvard, e o Higher-Z Team, liderado por Adam Riess, da Universidade Johns Hopkins e do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial.

Em 2011, Riess e Schmidt, juntamente com Saul Perlmutter do Supernova Cosmology Project, receberam o Prêmio Nobel de Física por este trabalho.[1]

A proposta original de tempo do telescópio em 1994 para o Observatório Interamericano Cerro Tololo, que iniciou a Equipe High-Z.

Membros[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Links externas[editar | editar código-fonte]