José Augusto de Sousa Ferreira da Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre

José Augusto de Sousa Ferreira da Silva
Nascimento 5 de julho de 1933
São Cristóvão de Nogueira
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação escritor, publicista

José Augusto de Sousa Ferreira da Silva (Arroteia, São Cristóvão de Nogueira, Cinfães, 5 de julho de 1933), mais conhecido pelo pseudónimo Guido de Monterey,[1] mas que também usa o heterónimo José Rosário Guisande, é um publicista e escritor, autor de guias de viagem e de outras obras de carácter histórico-geográfico e etnográfico.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

O escritor nasceu em 1933 na freguesia de São Cristóvão de Nogueira, no concelho de Cinfães. Frequentou os Seminários Menor de Resende e Maior de Lamego, o Colégio de João de Deus do Porto e a Faculdade de Direito de Coimbra,[3] sem contudo terminar o curso.[4] Dedicou-se essencialmente à escrita literária e à edição, alcançando notoriedade na produção de guias turísticos, alguns deles com múltiplas edições e tradução para outras línguas.

Publicou a maioria das suas obras sob o pseudónimo de Guido de Monterey, mas também escreve sob o heterónimo de José Rosário Guisande. Conta com 57 obras editadas, entre contos, romances, comédias, novelas, monografias e livros turísticos, alguns deles vertidos para várias línguas, nomeadamente aqueles orientados para as belezas dos arquipélagos da Madeira e Açores.[3]

Foi oficial miliciano, prestou serviço militar no Instituto de Altos Estudos Militares, em Caxias, arredores de Lisboa, e durante cinco anos viveu no Bairro Alto.[3] Fixou depois residência na cidade do Porto, fundando ali a Editora Babel, distribuidores de obras literárias.

Notas

  1. Adriano da Guerra Andrade, Dicionário de Pseudónimos e Iniciais de Escritores Portugueses, p. 116. Lisboa : Biblioteca Nacional Portugal, 1999.
  2. Bibliografia de Guido de Monterey.
  3. a b c Castelo de Paiva: escritor oferece livros para a Biblioteca Municipal.
  4. Um romancista de Cinfães: Guido de Monterey.