Gregório VII de Constantinopla – Wikipédia, a enciclopédia livre

Gregório VII de Constantinopla
Gregório VII de Constantinopla
Patriarca Gregório VII no meio da foto entre outros revolucionários gregos.
Nascimento 21 de setembro de 1850
Sifnos
Morte 17 de novembro de 1924
Constantinopla
Cidadania Grécia
Alma mater
  • Seminário de Halki
Ocupação sacerdote
Religião cristianismo ortodoxo
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio

Gregório VII de Constantinopla (em grego: Γρηγόριος Ζʹ; 21 de setembro de 185017 de novembro de 1924), de sobrenome Zervodakis (em grego: Ζερβουδάκης; romaniz.:Zervoudákis), foi patriarca ecumênico de Constantinopla por menos de um ano, entre 6 de dezembro de 1923 e 11 de novembro de 1924.

História[editar | editar código-fonte]

Gregório nasceu em 21 de setembro de 1850 em Sifnos e estudou na Escola Teológica de Halki, em Istambul. Começou sua carreira servindo como diácono e protossincelo na metrópole de Rodes. Em 1887, foi eleito bispo de Myreon, onde ficou até 1892, quando assumiu a metrópole de Serres. Em 1909 foi bispo metropolitano de Cízico e, em 1913, de Calcedônia. Finalmente, em 6 de dezembro de 1923, foi eleito patriarca ecumênico pelo Santo Sínodo e foi entronizado em 30 de dezembro.

Durante seu mandato, o papa Eutímio, líder da chamada "Igreja Ortodoxa Turca", foi deposto. O bispo metropolitano de Cáldia, Basílio, que trabalhou na organização da Arquidiocese Grega na América sem a permissão do Patriarcado também foi deposto. Através do "Tomos de 1924", a autocefalia da Igreja Ortodoxa da Polônia foi reconhecida e a autonomia do metropolitano de Quieve foi re-estabelecida. Finalmente, foram criadas as metrópoles da Europa Central, da Austrália e da Ilha dos Príncipes e o calendário gregoriano ("novo calendário juliano") foi oficialmente adotado pelo Patriarcado.

Gregório VII passou por graves problemas de saúde em setembro de 1924 e morreu de enfarte agudo do miocárdio em 17 de novembro do mesmo ano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Gregório VII de Constantinopla
(1923 - 1924)
Precedido por:

Patriarcas ecumênicos de Constantinopla

Sucedido por:
Melécio IV 261.º Constantino VI

Ligações externas[editar | editar código-fonte]