Fernandão – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Fernandão (desambiguação).
Fernandão
Fernandão
Fernandão em 2011.
Informações pessoais
Nome completo Fernando Lúcio da Costa[1]
Data de nasc. 18 de março de 1978[2]
Local de nasc. Goiânia, Goiás, Brasil
Morto em 7 de junho de 2014 (36 anos)
Local da morte Aruanã, Goiás, Brasil
Altura 1,90 m
destro
Apelido Fernandão
Capitão América
Eterno Capitão
F9
Informações profissionais
Posição Ex-atacante
Clubes de juventude
1990–1994 Goiás
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
1995–2001
2001–2004
2004
2004–2008
2008–2009
2009–2010
2010–2011
Goiás
Olympique de Marseille
Toulouse (emp.)
Internacional
Al-Gharafa
Goiás
São Paulo
0271 00(108)
0073 0000(9)
0017 0000(3)
0190 000(77)
0023 000(10)
0037 000(10)
0039 0000(8)
0650 00(225)
Seleção nacional
2005 Brasil 0001 0000(0)
Times/clubes que treinou
2012 Internacional

Fernando Lúcio da Costa, mais conhecido como Fernandão (Goiânia, 18 de março de 1978Aruanã, 7 de junho de 2014), foi um futebolista, treinador, dirigente e comentarista esportivo brasileiro que atuou como atacante. Foi ídolo do Goiás e Internacional, recebendo nesse último as alcunhas de Capitão América e Eterno Capitão.[3]

Em 2004, na sua primeira partida pelo Internacional contra o Grêmio, marcou o gol 1000.° em Grenais, na vitória do Inter por 2-0. Em 2005, ajudou o clube gaúcho a conquistar o tetracampeonato estadual, sendo um dos destaques da competição. No mesmo ano, liderou o Inter ao polêmico vice-campeonato brasileiro, onde foi eleito o segundo melhor jogador de sua posição, no Prêmio Craque do Brasileirão.[4] Em 2006, foi nomeado o melhor centroavante e o quinto melhor jogador da América do Sul, segundo o El País e o melhor jogador da Copa Libertadores da América, segundo a Conmebol, liderando em gols e assistências aquela edição.[5] No mesmo ano, foi eleito o melhor atacante do Campeonato Brasileiro no Prêmio Craque do Brasileirão e na Bola de Prata da Revista Placar. Assim, entre outros feitos, liderou o Inter ao vice-campeonato brasileiro daquele ano, no seu primeiro título da Copa Libertadores da América e na conquista do Mundial de Clubes da FIFA, vencido contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.[6] Em 2007, ajudou o clube gaúcho a vencer a Recopa Sul-Americana, que resultou na conquista da Tríplice Coroa Internacional e em 2008, no seu último ano no clube como jogador, decidiu nas finais do campeonato estadual e da Copa Dubai, contra a Internazionale de Ibrahimović. Após sua aposentadoria, foi dirigente e treinador do Internacional em 2011 e 2012.[7]

Em 2014, sua morte comoveu colorados e vários admiradores do futebol, repercutindo até na FIFA, quando foi homenageado pelo então presidente, Joseph Blatter.[8] No mesmo ano, para representar o legado do Eterno Capitão América, o Internacional construiu uma estátua do jogador ao lado do Beira-Rio. Em 2016, a rua B ao lado do estádio passou a chamar-se Fernando Lúcio da Costa, em homenagem ao ídolo do Internacional.[9]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jogador[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira nas categorias de base do Goiás como atacante, e aos dezesseis anos passou a jogar bola no time profissional. Foi no Esmeraldino onde passou a ter destaque no cenário futebolístico, entre 1995 e 2001, quando conquistou cinco Campeonatos Goianos, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro da Série B na posição de meio-campo.

Devido ao seu futebol de grande técnica e seus cabeceios certeiros, teve a oportunidade de ir para a Europa, onde jogou pelo Olympique de Marseille, por quase três anos, depois foi transferido para o Toulouse, também da França. Lá começou a jogar como atacante.

Na volta para o Brasil, Fernandão foi para o Internacional, sendo que Fernando Carvalho, presidente do Internacional na época, fez grande esforço para contratar o jogador. Foi no Inter onde atingiu seu melhor momento no futebol. Logo em seu jogo de estreia, marcou o milésimo gol da história do Clássico Grenal, feito que lhe rendeu uma placa e o fez cair nas graças da torcida colorada.

Após se adaptar rapidamente ao futebol gaúcho, chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma partida amistosa contra a Seleção da Guatemala.

Em 2006, Fernandão foi o capitão do time que deu ao Internacional os seus dois maiores títulos: a Copa Libertadores da América e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Ele foi decisivo, marcando um gol e dando passe para o outro na grande final da Libertadores contra o São Paulo, partida na qual foi eleito pela patrocinadora do torneio melhor jogador em campo.

Na conquista da Copa Dubai de 2008 foi fundamental para o Inter, fazendo um gol de fora da área contra a Internazionale.

Em 14 de junho de 2008, foi anunciada a sua transferência para o Al-Gharafa. Fernandão saiu do Internacional como um dos maiores ídolos da história do time. E prometeu voltar ao clube futuramente, seja como dirigente, seja como jogador ou seja como torcedor, sendo considerado por muitos como o maior ídolo da história colorada: terminou sua passagem vitoriosa com 77 gols marcados em 190 partidas[10] disputadas com a camisa colorada, além de seis títulos conquistados.

No dia 30 de julho de 2009, rescindiu seu contrato com o Al-Gharafa e, após muita especulação por parte de vários clubes, como São Paulo, Internacional e Santos, acertou com o clube que o revelou, o Goiás.[11][12][13][14][15][16][17][18]

No dia 6 de maio de 2010, o São Paulo anunciou a contratação de Fernandão até o fim de 2011. Em sua estreia, desequilibrou o duelo válido pelas quartas-de-final da Copa Libertadores, contra o Cruzeiro no Mineirão, originando as jogadas dos dois gols; o último inclusive com um passe de calcanhar. No dia 23 de maio, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fernandão marcou seu primeiro gol com a camisa são-paulina, ironicamente contra o Internacional, clube onde tornou-se ídolo, e no Estádio Beira-Rio. A partida terminou com a vitória do São Paulo por 2 a 0.

No dia 9 de maio de 2011, São Paulo e Fernandão acertaram a rescisão amigável do contrato.[19] Com a camisa do São Paulo fez oito gols, todos pelo Campeonato Brasileiro de 2010, em 39 partidas.

Dirigente[editar | editar código-fonte]

Depois de anunciar sua aposentadoria do futebol no dia 19 de julho de 2011, foi anunciado como diretor executivo do Internacional.[20]

Treinador[editar | editar código-fonte]

Em 20 de julho de 2012, foi confirmado como novo treinador do Internacional, substituindo Dorival Júnior. Seu auxiliar foi o ex-goleiro André, e essa foi a primeira experiência de Fernandão como treinador.[21] Fez sua estreia em 22 de julho, na goleada por 4 a 1 sobre o Atlético Goianiense, no Beira-Rio, com gols de Elton, Dagoberto, Jajá e Fred, que foi uma aposta de Fernandão para iniciar o jogo e acabou sendo o grande destaque da partida. No jogo seguinte, venceu o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, por 1 a 0, gol de Dagoberto. Na 3ª partida, empatou em casa com o até então vice-líder do campeonato Vasco da Gama, sem gols.

Em 20 de novembro, contudo, Fernandão, após obter apenas 44,9% de aproveitamento como treinador do Colorado, foi demitido pela diretoria. Antes de sair, porém, o ex-capitão trocou farpas com o zagueiro Bolívar, que se recusou a ficar no banco de reservas na partida contra o Corinthians.[22] Antes de morrer, era comentarista do canal pago SporTV.

Família[editar | editar código-fonte]

Fernandão foi casado por 14 anos com Fernanda Bizotto Costa,[23] com quem teve dois filhos gêmeos, Eloá e Enzo (nascidos em 30 de abril de 2003) - este segundo, inclusive, atleta das categorias de base do Internacional. Ele ainda deixou uma filha mais velha, Thayná, de um relacionamento anterior.

Antes de escolher viver para o futebol, Fernando era aconselhado a se tornar administrador de algumas fazendas da família, pertencente da classe média alta de Goiás, mas tinha o sonho de se tornar médico veterinário.[24]

Entre as muitas homenagens prestadas após sua morte está a peça "Um certo capitão Fernando", lançada em 2018, que conta o envolvimento do ex-jogador com o Internacional culminando na conquista do Mundial de Clubes.[25] Ele foi interpretado pelo ator Rafael Albuquerque.

Morte[editar | editar código-fonte]

Lápide no Túmulo de Fernandão.

Fernandão morreu em 7 de junho de 2014, aos 36 anos, na queda de um helicóptero. O helicóptero Helibrás HB-350BA Esquilo, prefixo PT-YJJ, caiu por volta de 1h30min em Aruanã, cidade do interior de Goiás, causando a morte de todos os seus cinco tripulantes.

No momento da chegada dos primeiros socorros, o ex-jogador foi, supostamente, o único dos tripulantes que sobreviveu à queda, porém veio a falecer a caminho do hospital. Além de Fernandão, estavam no helicóptero mais quatro amigos: Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua "Bidó" (primo de Marconi Perillo), Lindomar Mendes Vieira (funcionário de uma fazenda) e o piloto Milton Ananias.[26] O velório foi no complexo da Serrinha, centro de treinamento do Goiás, primeiro clube de Fernandão, e o corpo em seguida foi sepultado no Cemitério Jardim das Palmeiras em Goiânia.[27]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Treinador[editar | editar código-fonte]

Equipe Jogos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
Internacional 26 9 8 9 44.87%

Jogos na Seleção Brasileira[editar | editar código-fonte]

Data Competição Local   Placar Adversário Gols Ref.
1
27 de abril de 2005
Partida amistosa
São Paulo, São Paulo, Brasil
Brasil
3 – 0
 Guatemala
0
[28]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Jogador[editar | editar código-fonte]

Goiás
Internacional
Al-Gharafa

Dirigente[editar | editar código-fonte]

Internacional

Honrarias[editar | editar código-fonte]

Artilharias[editar | editar código-fonte]

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Estátua de Fernandão no Beira-Rio.

Referências

  1. futpedia.globo.com: Ficha técnica do jogador
  2. br.sambafoot.com: Detalhes do atleta
  3. «Fernandão». internacional.com.br. Consultado em 15 de junho de 2022 
  4. «Líderes dominam indicações ao Prêmio da CBF - 29/11/2005 - UOL Esporte - Futebol». www.uol.com.br. Consultado em 15 de junho de 2022 
  5. «Chileno é eleito o melhor das Américas em 2006; Rogério é 4º - 30/12/2006 - AFP - Esporte». www.uol.com.br. Consultado em 15 de junho de 2022 
  6. «Jogo Internacional 1 x 0 Barcelona melhores momentos - Mundial de Clubes, Final - tempo real». ge. Consultado em 15 de junho de 2022 
  7. Alegre, Por Diego Guichard Porto. «Ídolo no comando: Fernandão é confirmado como técnico do Inter». globoesporte.com. Consultado em 15 de junho de 2022 
  8. «Em rede social, Joseph Blatter lamenta a morte de Fernandão». Extra Online. Consultado em 15 de junho de 2022 
  9. Alegre, Por GloboEsporte comPorto. «Nova rua ao lado do estádio Beira-Rio passará a se chamar Fernandão». globoesporte.com. Consultado em 15 de junho de 2022 
  10. «Fernandão». internacional.com.br. Consultado em 5 de fevereiro de 2022 
  11. «Fernandão é o novo reforço do Goiás». Lancepress!. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  12. «Goiás surpreende e anuncia contratação do atacante Fernandão». globoesporte.com. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  13. «Fernandão surpreende e acerta com Goiás». Portal Terra. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  14. «Goiás surpreende e anuncia a contratação de Fernandão». Agência Estado. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  15. «Fernandão surpreende e acerta com o Goiás». Gazeta Esportiva.Net. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  16. «Fernandão é o novo reforço do Goiás». Fanáticos por Futebol. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  17. «Clube vence a concorrência e anuncia a contratação de Fernandão». Futebol Interior. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  18. «Antes do Goiás, Palmeiras esperava por Fernandão». O Globo. 3 de agosto de 2009. Consultado em 3 de agosto de 2009 
  19. São Paulo e Fernandão acertam rescisão amigável
  20. Fernandão pendura chuteiras para virar diretor técnico do Internacional
  21. Fernandão é o novo técnico do Inter
  22. «Fernandão é demitido do comando técnico do Internacional». Consultado em 20 de novembro de 2012. Arquivado do original em 1 de janeiro de 2013 
  23. «Fernanda Bizzotto, viúva de Fernandão, fala sobre a emoção em ver peça sobre o marido | Donna». GZH. 7 de setembro de 2018. Consultado em 5 de fevereiro de 2022 
  24. «Ídolo de várias torcidas, Fernandão quase foi administrador e veterinário». GZH. 7 de junho de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2022 
  25. «Espetáculo "Um Certo Capitão Fernando" resgata a memória do jogador Fernandão, ídolo do Sport Club Internacional». Theatro São Pedro. 3 de setembro de 2018. Consultado em 5 de fevereiro de 2022 
  26. Fernandão, ídolo do Internacional, morre em acidente de helicóptero
  27. Após velório, caixão com corpo de Fernandão segue para o Jardim das Palmeiras
  28. br.sambafoot.com: Brasil – Guatemala Arquivado em 11 de maio de 2009, no Wayback Machine.
  29. Fernandão Eterno no Beira-Rio
  30. Unidos do Capão - Líder De Uma Família, Herói De Uma Nação, Campeão De Tudo, Eterno Capitão
  31. Fernandão recebe título in memoriam de Cidadão de Porto Alegre

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Dorival Júnior
Técnico do Internacional
2012
Sucedido por
Osmar Loss (Interino)