Estação Pont de Sèvres – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pont de Sèvres
Estação Pont de Sèvres
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 9
Código 28-10
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 3 de fevereiro de 1934
Próxima estação
Sentido Pont de Saint-Cloud
Sentido Mairie de Montreuil
-
Pont de Sèvres

Pont de Sèvres é uma estação da linha 9 do Metrô de Paris, localizada na comuna de Boulogne-Billancourt. É o terminal ocidental da linha.

História[editar | editar código-fonte]

Bilheteira e bloqueios da estação

A estação foi inaugurada em 3 de fevereiro de 1934.

Em 1943, durante um ataque aéreo aliado destinado a destruir as fábricas da Renault em Boulogne-Billancourt (Île Seguin), as bombas não atingiram seus alvos e deixaram 300 mortos, incluindo 80 ao redor da estação Pont de Sèvres, que foi parcialmente destruída.[1]

Em 2011, 4 352 829 passageiros entraram nesta estação.[2] Em 2012, 4 470 244 passageiros entraram nesta estação, o que a coloca na 104ª posição nas 301 estações da rede pela sua frequência. Em 2013, a estação viu entrar 4 557 271 passageiros, o que a coloca na 99ª posição das estações de metrô por sua frequência.[3]

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

  • Acesso 1: gare routière
  • Acesso 2: quai Alphonse Le Gallo
  • Acesso 3: rue de Bellevue

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Devido ao seu status de terminal, Pont de Sèvres é uma estação de configuração particular com três vias e duas plataformas sob uma abóbada elíptica.

  • Na direção de partida, o acesso é feito através de uma plataforma central. Os trens partem sucessivamente de um lado e depois do outro. Uma tela luminosa possibilita identificar qual lado da plataforma será a próxima partida.
  • Na direção de chegada, os passageiros descem em uma plataforma dedicada a saídas. No entanto, fora do horário de pico, o trem que chega ao seu terminal pode ser direcionado para a plataforma insular onde ocorre o desembarque de passageiros.

A decoração é do estilo "Andreu-Motte", com duas rampas com iluminação verde e um banco de alvenaria descontínuo na plataforma de embarque, coberto com telhas verdes planos e equipado com assentos "Motte" da mesma cor. Esses arranjos são combinados com as telhas de cerâmica brancas biseladas que recobrem os pés-direitos e a abóbada. Os quadros publicitários são metálicos e o nome da estação é registrada na fonte Parisine em placas esmaltadas.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

Vue d'un accès de la station situé dans la gare routière.
Entrada para a estação no terminal de ônibus

A estação está remotamente conectada à estação de bonde Musée de Sèvres, localizada na linha T2, na margem esquerda do Sena.

Ela também é servida pelas linhas 169, 171, 179, 291, 426 e 467 da rede de ônibus RATP, pelas linhas 40 e 42 da rede de ônibus Phébus, pela linha 17 da empresa de transporte Hourtoule, pelo linha 39.34 da empresa de transporte SAVAC e, à noite, pelas linhas N12 e N61 da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

A estação está localizada perto do Museu Nacional de Cerâmica e do Parc de Saint-Cloud, ambos localizados do outro lado da pont de Sèvres.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Está previsto para estabelecer em 2025[4] o terminal da primeira seção da linha 15 do Grand Paris Express.[5][6] A futura estação estará localizada em Boulogne-Billancourt, nos limites de Sèvres, sob a plataforma Georges-Gorse, nas margens do Sena. Ele será conectada à estação de metrô por um corredor de cem metros.[7] Suas plataformas estarão a uma profundidade de -28 metros. O design da estação é confiado à agência de arquitetura Jean-Marie Duthilleul.[8] O edifício será em concreto acetinado.[9]

O artista sonoro e visual japonês Ryoji Ikeda criará uma instalação artística na estação em coordenação com Jean-Marie Duthilleul.[10] Chamada de “data.scape”, será uma longa parede digital de metro, feita de módulos de LED que difundirão durante o dia todas as seqüências de DNA do genoma humano (cromossomo 1-22, XY); à noite, um grande mapa do céu desenhado com precisão e apresentando o céu visto da pont de Sèvres rolará suavemente na mesma tela.[11][9]

A estação de metrô existente será modificada para tornar a estação de ônibus acessível a pessoas com mobilidade reduzida da linha 15 por dois elevadores (este trabalho não tornará a estação da linha 9 acessível). A bilheteria existente será reformada e um novo espaço de troca será criado.[12]

A construção da própria estação é confiada a um consórcio liderado por Bouygues Travaux Publics e composto pelas empresas Soletanche Bachy France, Soletanche Bachy Tunnels, Bessac, Sade.[13] Ela começou em setembro de 2017 para entrega em 2025.

A construção de uma estacada no Sena está em andamento desde junho de 2018. Essa plataforma permitirá que os barcos de atracar e de parar para a evacuação da escavação do local pelo rio. A construção do corredor de conexão entre a linha 9 do metrô e a linha 15 também começou no verão de 2018.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Alain Constant, « La France sous les bombes alliées », www.lemonde.fr, 12 de maio de 2014.
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 29 de outubro de 2013).
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr (consultado em 30 de agosto de 2014).
  4. « La ligne 15 Sud entrera en service en 2025 », www.societedugrandparis.fr, 28 de setembro de 2018.
  5. Bérengère Lepetit, « Le supermétro, c’est parti au sud ! », Le Parisien, 6 de julho de 2011.
  6. Pont de Sèvres Société du Grand Paris, www.lignerougesud.fr.
  7. PDFlink sem parâmetros PDF Présentation lors de la réunion publique d’information à Sèvres, www.societedugrandparis.fr, 24 de setembro de 2012.
  8. « Grand Paris Express : la SGP choisit les groupements pour la ligne 15 Sud », Le Moniteur, www.lemoniteur.fr, 5 de setembro de 2013.
  9. a b «Ryoji IKEDA & Jean-Marie DUTHILLEUL - Une célébration cosmique». culture-grandparisexpress.fr 
  10. Les gares du Grand Paris Express abriteront la plus grande collection d'art urbain d'Europe, Société du Grand Paris, 19 de dezembro de 2018.
  11. EXCLUSIF. Voici les premiers projets d'œuvres destinées aux gares du Grand Paris Express, JDD, 16 de dezembro de 2018.
  12. Organisation des stations de correspondances entre le réseau existant RATP et la ligne 15 sud Cópia arquivada no Wayback Machine, STIF, 8 de julho de 2015.
  13. « Ligne 15 Sud du Grand Paris Express : tous les marchés de génie civil attribués », www.societedugrandparis.fr.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Pont de Sèvres