Eric Garcetti – Wikipédia, a enciclopédia livre

Eric Garcetti
Eric Garcetti
Foto oficial como Prefeito de Los Angeles
Prefeito de Los Angeles
Período 1 de julho de 2013
até 12 de dezembro de 2022
Antecessor(a) Antonio Villaraigosa
Sucessor(a) Karen Bass
Presidente do Conselho Municipal de Los Angeles
Período 1 de janeiro de 2006
até 12 de janeiro de 2012
Antecessor(a) Alex Padilla
Sucessor(a) Herb Wesson
Membro do Conselho Municipal de Los Angeles pelo 13º distrito
Período 1 de julho de 2001
até 1 de julho de 2013
Dados pessoais
Nome completo Eric Michael Garcetti
Nascimento 4 de fevereiro de 1971 (53 anos)
Los Angeles, Califórnia
Alma mater Universidade Columbia
London School of Economics
The Queen's College, Oxford
Esposa Amy Elaine Wakeland (2009–presente)
Filhos(as) 1
Partido Partido Democrata
Religião Judaísmo progressista
Residência Getty House (Pública)
Echo Park, Los Angeles, Califórnia (Privada)
Website Gabinete do Prefeito Eric Garcetti
Serviço militar
Lealdade  Estados Unidos
Serviço/ramo Reserva da Marinha dos Estados Unidos
Anos de serviço 2005–2013
Graduação Tenente

Eric Michael Garcetti (Los Angeles, 4 de fevereiro de 1971) foi prefeito de Los Angeles entre 2013 e 2022 e antigo membro do Conselho Municipal, tendo representado o 13º distrito. Ele foi também Presidente do Conselho Municipal de Los Angeles de 2006 até 2012.

Um membro do Partido Democrata, Garcetti venceu em uma eleição municipal de partido único, a democrata Wendy Greuel, em 21 de maio de 2013. Na história de Los Angeles, foi o primeiro judeu a ser eleito prefeito e o mais jovem em mais de um século.

Vida inicial[editar | editar código-fonte]

Garcetti nasceu no Good Samaritan Hospital em Los Angeles e, viveu em Encino, localizado no Vale de São Fernando. Garcetti é o filho do antigo Procurador do 40º Distrito de Los Angeles, Gill Garcetti. Seu avô paterno, Salvador Garcetti, nasceu em Parral, Chihuahua, México, e foi levado para os Estados Unidos quando ainda era criança pelo seu pai, Massimo Garcetti, um juiz e emigrante do México que veio da Itália e foi enforcado durante a Revolução Mexicana. Sua avó paterna, Juanita Iberri, nasceu no Arizona, uma dos dezenove filhos nascidos de um casal de emigrantes de Sonora, México. Sua mãe, Sukey Roth, é uma descendente de russos judeus. Seu avô materno, Harry Roth, que fundou a marca de roupas Louis Roth & Co., foi um imigrante judeu da Rússia. Também é revelado que a família Garcetti é descendente de lituanos judeus, conhecidos como Litvaks.

Eric Garcetti frequentou a escola primária UCLA Lab School (antiga Corinne A. Seeds University Elementary School) e o ensino fundamental e médio na Harvard-Westlake School. Ele se formou em ciências políticas e planejamento urbano na Universidade Columbia, em 1992.

Em Columbia, ele atuou no Conselho Estudantil como Presidente da Sociedade de Literatura de St. Anthony Hall, fundou a Columbia Urban Experience e co-escreveu e atuou por três anos no Varsity Show, um musical estudantil cujos antigos co-escritores foram: Richard Rodgers, Oscar Hammerstein II e Lorenz Hart. Garcetti também fez mestrado em Assuntos Internacionais pela Escola de Assuntos Internacionais e Públicas da Universidade Columbia, graduando-se em 1993. Ele estudou na Rhodes Scholar na The Queen's College, Oxford e também na London School of Economics.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]