Porto Business School – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Porto Business School MHM é uma escola de negócios com características únicas. Uma instituição criada por um conjunto de 36 organizações, nacionais e multinacionais e pela Universidade do Porto, sedeada na Senhora da Hora, Matosinhos.

A Porto Business School tem por missão a preparação de indivíduos e empresas para serem agentes da mudança ao longo da vida. Este modelo de gestão diferenciador, que combina o pragmatismo e experiência real das empresas com o rigor académico e o acesso à investigação mais avançada, pela ligação à Universidade do Porto, permitem à Porto Business School a capacidade de estimular a mudança, aliando o saber fazer com o poder fazer, antecipando o futuro e criando as competências necessárias para que indivíduos e organizações façam a mudança acontecer.

A 25 de novembro de 2018, foi agraciada com o grau de Membro-Honorário da Ordem do Mérito.[1]

Logo Porto Business School

Parcerias[editar | editar código-fonte]

Porto Business School.

A Porto Business School tem, como recurso estrutural, um corpo docente com larga experiência de ensino e investigação, proveniente da Universidade do Porto (Faculdades de Economia, Engenharia, Direito e Psicologia e Ciências da Educação), ao qual se juntam duas outras categorias de docentes: gestores com formação académica e sólida carreira empresarial, e professores de Universidades estrangeiras (Instituto de Empresa, Harvard University, Imperial College Business School, London Business School, IMD, entre outras). Esta ligação a escolas congéneres estrangeiras, que, em alguns casos, perdura desde 1988, assegura uma perspetiva global aos programas que a Porto Business School desenvolve.

Programas[editar | editar código-fonte]

Uma das singularidades da Porto Business School - o facto de ser uma escola criada pelas empresas e para as empresas - confere à Escola um conjunto de caraterísticas essenciais para colocar em prática um novo paradigma: passar do modelo das respostas para o modelo das perguntas e desenvolver um cenário de aprendizagem que permita olhar o mundo com novas "lentes" e estimular mentes curiosas.

The Magellan MBA[editar | editar código-fonte]

Para quem tem espírito empreendedor, interesse pelo mundo global dos negócios e por um ambiente multicultural e, ao mesmo tempo, assume a vontade de mudança de carreira para assumir funções crescentes de responsabilidade no mundo da gestão, o The Magellan MBA apresenta-se como a solução ideal, duração de 13 meses.

MBA Executivo[editar | editar código-fonte]

O MBA Executivo é um programa avançado em gestão, cujo objetivo central é o da criação e atualização de competências e conhecimentos nas áreas de direção de empresas. Foi desenhado para responder às necessidades dos executivos, permitindo a conciliação entre a vida pessoal e profissional com a exigência de uma valorização pessoal e profissional e a obtenção de uma nova e atualizada visão da gestão, em horário compatível com a permanência na empresa, duração de 18 meses.

Formação para Executivos (Open Executive Programmes)[editar | editar código-fonte]

A Formação de Executivos da Porto Business School oferece soluções de formação flexíveis que promovem o desenvolvimento organizacional e dos indivíduos. São programas divididos em área de Gestão Geral, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Pessoal, Inovação, Comunicação, Marketing e Vendas, Finanças e Controlo de Gestão, Operações e Projetos e programas Setoriais.

Custom Solutions[editar | editar código-fonte]

As soluções à medida desenvolvidas pela Porto Business School são o resultado do trabalho conjunto com a empresa, no levantamento das competências críticas a desenvolver para responder aos desafios de negócio. Utilizando uma metodologia exclusiva, desenvolvida pela nossa equipa – Metodologia FISS (Future of Industry Strategy and Skills) -a Porto Business School identifica os desafios que as organizações poderão ter de enfrentar, no futuro, antecipando as competências que terão de ser desenvolvidas, no curto e médio prazo, nas suas equipas.

Pós-Graduações[editar | editar código-fonte]

Possui uma vasta oferta de cursos de Pós-Graduação nas áreas de Gestão, Digital and Innovation, Marketing e Vendas, Finanças e Controlo de Gestão, Operações e Projeto e Setoriais.

Acreditações, Memberships e Rankings[editar | editar código-fonte]

A qualidade da Porto Business School e dos programas que desenvolve é reconhecida por um conjunto de instituições de elevado prestígio internacional que asseguram as melhores práticas e a máxima atualidade nos programas de formação lecionados. A Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo no ranking Best Masters da Eduniversal (West Europe)[2]. com os programas:

  • 7º Lugar Pós-Graduação em Gestão de Projetos
  • 10º Lugar Pós-Graduação em Gestão do Turismo e Hotelaria
  • 12º Lugar Pós-Graduação em Business Intelligence and Analytics
  • 14º Lugar Pós-Graduação em Comunicação Empresarial
  • 23º Lugar The Magellan MBA
  • 43º Lugar Executive MBA

Em 2017 pelo sétimo ano consecutivo está entre as melhores escolas de negócios do mundo e reforça a posição em Open Executive Education, de acordo com o último Executive Education ranking do Financial Times[3]. Os programas de MBA detêm duas acreditações internacionais:

  • AMBA (AMBA (Association of MBAs)[4]
  • EPAS (EPAS (EFMD Programme Accreditation System)

Como membership:

  • EFMD – European Foundation for Management Development
  • AACSB – The Association to Advance Collegiate Schools of Business:
  • UNICON – The International Consortium for Executive Education
  • PMI – Project Management Institute
  • PRIME – Principles for Responsible Management Education

Órgãos de gestão[editar | editar código-fonte]

O actual director da Porto Business School é o Prof. Doutor Ramon O'Callaghan.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Referências

  1. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Porto Business School". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 6 de janeiro de 2019 
  2. «Eudniversal (West Europe)». Porto Business School. Consultado em 7 de julho de 2017 
  3. «Ranking FT». Porto Business School. Consultado em 7 de julho de 2017 
  4. «Acreditação». Porto Business School. Consultado em 7 de julho de 2017 
  5. «Orgãos de Gestão». EGP-UPBS. Consultado em 9 de abril de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]