Duque de Sutherland – Wikipédia, a enciclopédia livre

Duque de Sutherland
Pariato  Reino Unido
Criação Guilherme IV do Reino Unido
1833
Ordem Nobreza Titulada
Tipo Hereditário
1.º Titular George Granville Leveson-Gower, 1.º Duque de Sutherland
Linhagem Casa de Hanôver
Títulos Subsidiários Marquês de Stafford
Conde Gower
Conde de Ellesmere
Visconde Trentham
Visconde Brackley
Barão Gower
Actual Titular Francis Ronald Egerton, 7.º Duque de Sutherland
Herdeiro James Granville Egerton, Marquês de Stafford
Solar Mertoun House
Lilleshall Hall
Trentham Hall
Castelo Dunrobin
Cliveden
Lancaster House

Duque de Sutherland é um título de nobreza que foi criado no Pariato do Reino Unido por Guilherme IV do Reino Unido em 1833 para George Leveson-Gower, 2.º Marquês de Stafford.[1]

Uma série de casamentos com herdeiras de membros da família Leveson-Gower fez dos duques de Sutherland uma das famílias de proprietários de terras mais ricas do Reino Unido. O título permaneceu na família Leveson-Gower até a morte do 5.º Duque de Sutherland em 1963, quando passou para John Egerton, 5.º Conde de Ellesmere da família Egerton.

Os títulos subsidiários do Duque de Sutherland são: Marquês de Stafford (criado em 1786), Conde Gower (1746), Conde de Ellesmere, de Ellesmere no Condado de Shropshire (1846), Visconde Trentham, de Trentham no Condado de Stafford (1746), Visconde Brackley, de Brackley no condado de Northampton (1846), e Barão Gower, de Sittenham no condado de York (1703).

O marquesado de Stafford, o condado de Gower e o viscondado de Trentham estão no Pariato da Grã-Bretanha; o ducado, o condado de Ellesmere e o viscondado de Brackley no Pariato do Reino Unido; e o baronato de Gower no Pariato da Inglaterra. O duque é também um baronete, de Sittenham no condado de York, um título criado no Pariato da Inglaterra em 1620.[2] Entre 1839 e 1963, os duques também detinham os títulos de Lorde Strathnaver e Conde de Sutherland, ambos no Pariato da Escócia. Os títulos escoceses chegaram à família através do casamento do primeiro duque com Elizabeth Sutherland, 19.ª Condessa de Sutherland.

Duques de Sutherland[editar | editar código-fonte]

Linha de sucessão[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Person Page». thepeerage.com. Consultado em 22 de agosto de 2019 
  2. Cokayne, George E. (George Edward) (1900). Complete baronetage. [S.l.]: Exeter : W. Pollard & co., ltd. 
  3. Freer, Alan. «THE DESCENDANTS OF WILLIAM THE CONQUEROR». Consultado em 12 May 2020  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)