Duque de Abercorn – Wikipédia, a enciclopédia livre

Duque de Abercorn
Pariato  Irlanda
Criação Vitória do Reino Unido
1868
Ordem Nobreza Titulada
Tipo Hereditário
1.º Titular James Hamilton, 1.º Duque de Abercorn
Linhagem Casa de Stuart
Títulos Subsidiários Marquês de Hamilton
Visconde Strabane
Visconde Hamilton
Actual Titular James Hamilton, 5.º Duque de Abercorn
Herdeiro James Harold Charles Hamilton, Marquês de Hamilton
Solar Baronscourt

O título Duque de Abercorn foi criado no Pariato da Irlanda em 1868 e conferido a James Hamilton, 2.º Marquês de Abercorn. Este artigo contém também os Condes e os Marqueses de Abercorn, todos nomeados a partir de Abercorn, West Lothian, na Escócia. "Abercorn" é pronunciado "Avercorn".

Em reconhecimento de sua lealdade, Jaime VI da Escócia (futuro Jaime I da Inglaterra) conferiu a Hon. Claud Hamilton, terceiro filho de James Hamilton, 2.º Conde de Arran, o título Lorde Paisley. Seu filho James Hamilton foi titulado Lorde Abercorn em 5 de abril de 1603. Em 10 de julho de 1606, foi feito 'Conde de Abercorn e 'Lorde de Paisley, Hamilton, Mountcastell e Kilpatrick, todos no Pariato da Escócia.

Seu sucessor, o 2° Conde de Abercorn, foi adicionalmente titulado Barão Hamilton de Strabane, no Pariato da Irlanda, a 8 de maio de 1617. Em 1633, entretanto, ele renunciou esta dignidade a seu irmão; os herdeiros do irmão herdaram o condado e outros títulos em 1680, na pessoa de Claud Hamilton, 4.º Conde de Abercorn. Em 1691, na Irlanda, ele foi logrado e a Baronia de Strabane, confiscada. Contudo, seu irmão, Charles Hamilton, 5.º Conde de Abercorn, recuperou o título em 1692.

O sexto conde, em sua acessão, foi um baronete irlandês, "de Dunalong no Condado de Tyrone, e de Nenagh no Condado de Tipperary" (1660). Adicionalmente, ele foi titulado Barão Mountcastle e Visconde Strabane, no Pariato da Irlanda, a 2 de setembro de 1701. O sétimo conde tornou-se o primeiro dos Condes de Abercorn a ser investido um Conselheiro Privado, tendo sido apontado tanto no Conselho Privado irlandês como no inglês.

Em 24 de agosto de 1786, o oitavo conde foi feito Visconde Hamilton, de Hamilton, no Pariato da Grã-Bretanha. Foi sucedido por seu sobrinho, que em 15 de outubro de 1790 foi feito Marquês de Hamilton, também no Pariato da Grã-Bretanha, depois de ter ocupado um lugar na Câmara dos Comuns, como um membro do parlamento por East Looe e por St Germans. Foi feito Cavalheiro da Ordem da Jarreteira em 1805.

O segundo Marquês de Hamilton, que tinha recebido a Ordem da Jarreteira em 1844, serviu como Lorde Tenente da Irlanda de 1866 a 1868 (e novamente entre 1874 e 1876). Em 10 de agosto de 1868, durante seu primeiro termo, foi feito Marquês de Hamilton, de Strabane, e Duque de Abercorn (no Pariato da Irlanda). Seu sucessor, o segundo duque, continuou a tradição da família, sendo condecorado com a Ordem da Jarreteira em 1892. O terceiro duque serviu como um membro da parlamento por Derry e como Governador da Irlanda do Norte, recebendo a Ordem de São Patrício e a Ordem da Jarreteira. Atualmente, o detentor do Ducado de Abercorn é James Hamilton, 5.º Duque de Abercorn.

Os títulos subsidiários acima, Marquês de Hamilton e Visconde Strabane, são respectivamente os títulos de cortesia do herdeiro aparente do duque e do filho do herdeiro do duque.

Os Duques de Abercorn reclamam o título francês de Duque de Châtellerault, por serem herdeiros masculinos do segundo conde de Arran, a quem foi conferido o título em 1548 pelo rei Henrique II da França.

O sítio principal da família é Baronscourt, perto de Strabane, no Condado de Tyrone.

Lordes Paisley (1587)[editar | editar código-fonte]

Condes de Abercorn (1606)[editar | editar código-fonte]

Marqueses de Abercorn (1790)[editar | editar código-fonte]

Duques de Abercorn (1868)[editar | editar código-fonte]

Herdeiro aparente: James Harold Charles Hamilton, Marquês de Hamilton (n. 1969)
Herdeiro aparente de Lorde Hamilton: James Alfred Nicholas Hamilton, Visconde Strabane (n. 2005)