Discussão:Robert Baden-Powell – Wikipédia, a enciclopédia livre

Quem foi Robert Baden-Powell?

Ele foi o criador do Escotismo ou Movimento Escoteiro.

Como começou esse movimento?

Um dia em meados de junho de 1907,Robert Baden-Powell enviou cartas a diversas famílias,pais de meninos de 11 e 12 anos de idade,velhos amigos do Exército,pais de membros da Companhia de Brigada de Rapazes(movimento juvenil já existente á época),jovens de escolas secundárias do Governo,empregados em fazendasou filhos de operários convidando-os para uma atividade que se tornaria o primeiro Acampamento Escoteiro realizado. Nessas cartas,ele dizia:"Me proponho realizar um acampamento com 18 garotos para aprender exploração,durante uma semana,nas férias de agosto".O local escolhido para o primeiro acampamento foi a ilha de Brownsea,na Inglaterra. Alguns meses depois,em janeiro de 1808,Robert Baden-Powell publicou os fascículos do "Escotismo para Rapazes",vendido em tiragens quinzenais,e que se revelou um sucesso,com os jovens se organizando em patrulhas para realizar as atividades sugeridas.Em maio daquele ano Robert Baden-Powell lançou uma edição completa,na forma de livro. Foram os própios jovens que começaram o Movimento Escoteiro,reunindo-se em Patrulhas,e só depois surgiram as Tropas,os Grupos escoteirose as Associações.

Woodcraft ou bushcraft[editar código-fonte]

A palavra Bushcraft ou woodcraft, não deve ser traduzida para escutismo ou escotismo. Na realidade a tradução correcta é pioneirismo, que é a pedra basilar da parte prática do escutismo. Chama-se em português Pioneirismo, porque a arte de bushcraft foi desenvolvida pelos pioneiros do oeste selvagem dos Estados Unidos da América, onde o BP desenvolveu a arte de sobrevivência ao ar livre e que incorporou, mais tarde, no seu movimento escutista.

O escutismo é mais do que o pioneirismo, é um conjunto de coisas que na sua soma resumem o movimento: a integridade de valores, a ajuda ao próximo e à sociedade, o serviço contínuo à pátria e o pioneirismo (Bushcraft/woodcraft).

Apenas uma ressalva para que a tradução seja mais correcta.