Cumberland Lodge – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cumberland Lodge visto do jardim.

Cumberland Lodge é um antigo Palácio Real da Inglaterra situado no interior do Grande Parque, 3,5 milhas a sul do Windsor Castle.

História[editar | editar código-fonte]

O palácio foi construído por John Byfield, um capitão do exército, en 1650, quando Oliver Cromwell dividiu e vendeu em lotes o Grande Parque de Windsor. O edifício foi chamado de Byfield House até 1670. Foi então renomeado como New Lodge, tendo também, a seu tempo, sido chamado de Windsor Lodge ou Ranger Lodge.

Depois da Restauração, o Rei Carlos II fez do palácio a residência oficial do Ranger do Grande Parque — um cargo assumido por nomeação da Coroa, sempre detido por alguém próximo do soberano.

Durante o ano de 1936, Cumberland Lodge foi usado para reuniões chave entre o Secretário Privado do Rei e o Primeiro-Ministro Stanley Baldwin, as quais levaram, mais tarde à abdicação do Rei Eduardo VIII.

Residentes em Cumberland Lodge[editar | editar código-fonte]

Entre aqueles que residiram em Cumberland Lodge encontram-se:

A Fundação[editar | editar código-fonte]

Em 1947, o Rei Jorge VI concedeu o uso do palácio à St Katharine’s Foundation (Fundação de Santa Catarina) — actualmente conhecida como King George VI and Queen Elizabeth Foundation of St Catharine’s (Fundação Rei Jorge VI e Rainha Isabel de Santa Catarina). A Fundação é uma instituição educacional Cristã que resultou da imaginação e crítica de Miss Amy Buller. Com base nas suas experiências obtidas na Alemanha entre as duas guerras mundiais, ela acreditava que o crescimento do Nazismo havia sido ajudado significativamente pelo facto de as grandes universidades germânicas não ensinarem os alunos a usar os seus julgamentos críticos no mundo à sua volta e não providenciarem um espaço onde os grandes assuntos do dia pudessem ser discutidos abertamente.

Amy Buller concebeu, assim, a ideia de um centro residencial para onde os estudantes pudessem ir com os seus professors e, numa atmosfera relaxada, pudessem considerar importantes assuntos éticos e sociais fora dos limites normais dos seus cursos de graduação. Amy recebeu apoio activo do Rei e da Rainha. Para reconhecer o papel primordial desempenhado por Suas Majestades no estabelecimento da instituição, o seu nome foi alterado em 1968 para a designação actual. Elizabeth Bowes-Lyon, a Rainha-Mãe, foi patrona da Fundação, e a Princesa Margarida, Condessa de Snowdon, foi sua visitante.

Actualmente, Cumberland Lodge é usada para workshops académicos e curtos cursos residenciais feitos para grupos de estudantes, principalmente universitários, que chegam aqui para analisar, no contexto da filosofia Cristã, os conceitos fundamentais, ligando as actividades políticas, económicas e científicas. O palácio não está aberto ao público em geral.

Referência

  1. Literatura: Thomas Weiberg: "wie immer Deine Dona. Verlobung und Hochzeit des letzten deutschen Kaiserpaares". Isensee-Verlag, Oldenburg 2007, ISBN 978-3-89995-406-7.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]